NFV FORA D` HORAS 03-09-2024

03.09.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 03 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Magistratura judicial no Namibe reforçada com mais onze novos juízes;

2 – Namibe: Governador aconselha comunidades rurais, diz que solução do problema da fome passa pela produção agrícola e KWENDA;

3 – Incêndio de causa desconhecida afecta Serra da Leba;

4 – Cunene: Comissão Diocesana de Justiça e Paz em Ondjiva protagoniza acção solidária;

5 – Governador do Huambo defende inclusão da mulher nas políticas públicas.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, Domingos Marques produz e aprsenta o noticiário a partir da cidade capital do Namibe, com apoios do NED e da Open Society.

 

A tramitação processual vai ser célere nos tribunais da comarca do Namibe com a chegada de mais cinco juízes de direito, apresentados nesta segunda-feira ao governo da província.

Amós Santos, um dos juízes nomeado a Magistratura judicial no Namibe

Amós Santos um dos juízes, disse em nome dos seus colegas que estão preparados tecnicamente para administração da justiça e dirimir conflitos que vão parar as barras do tribunal.

 

Domingos Tchingoma, Presidente do Tribunal da Comarca de Moçâmedes

Para o Presidente do Tribunal da Comarca de Moçâmedes, Domingos Tchingoma, os novos juízes vão dar celeridade processual e qualidade as decisões dos juízes.

 

Tânia Brás, Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial

E a Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Tânia Brás, frisou que os novos juízes vão reforçar o quadro da magistratura local e vão dar corpo ao princípio constitucional do acesso à justiça, e ao direito na aprovação de uma decisão em tempo célere e útil.

Magistratura judicial no Namibe reforçada com mais onze novos juízes.

 

 

Archer Mangueira, Governador da província do Namibe

O governador do Namibe diz que só produzindo se pode combater a fome. Archer Mangueira, que respondia as reclamações dos moradores do bairro Aida em Moçâmedes, esclareceu que o programa Kwenda foi concebido apenas para as pessoas com maior grau de vulnerabilidade.

Governador do Namibe aconselha as comunidades rurais a optarem pela produção agrícola para combater a fome ao invés de esperar por programa Kwenda.

 

 

Um incêndio florestal de causa desconhecida, afectou segunda-feira a Serra da Leba, zona montanhosa entre as províncias da Huíla e Namibe.

Incêndio florestal de causa desconhecida que afectou a Serra da Leba

O incêndio mobilizou uma equipa multissectorial encabeçada pela administradora municipal da Bibala, Luzia Arcanjo, para as localidades das Mangueiras, a fim de constatar “in loco” a  situação, e orientar as devidas procedências, soube o JA Online de fonte oficial.

A responsável, que se fez acompanhar pela administradora municipal da Humpata, expressou preocupação com o incêndio, destacando os potenciais impactos ambientais e sociais que podem afectar a região.

Em função da gravidade da situação, as administrações locais apelam aos automobilistas que circulam no troço da Serra da Leba, para redobrarem os cuidados, a fim de evitar incidentes adicionais durante a operação de contenção do fogo que está sendo coordenada pelos Serviços de Protecção Civil Bombeiros.

De salientar que o município da Bibala regista desde ontem, velocidade do vento acima do normal, razão pela qual a população local foi desaconselhada evitar as queimadas nesta fase da alteração do tempo.

 

 

Comissão Diocesana de Justiça e Paz em Ondjiva província do Cunene protagoniza acção solidária. Outros detalhes desta notícia é com a Fina Satchipamba.

Mais de mil famílias da localidade de Oshikhunga província do Cunene receberam nesta segunda-feira, da Comissão Diocesana de Justiça e Paz da Diocese de Ondjiva, massango, peixe seco e não só, no quadro do projecto de ajuda às comunidades com elevado índice de fome e seca.

E o coordenador de projectos daquela comissão diocesana Xavier Kaulinawa, fez notar que nos últimos dias têm feito levantamento das populações com maior dificuldades de conseguir comida para se alimentar.

Para a concretização deste desiderato, contaram com apoios da NCA (ajuda da Igreja Norueguesa), tendo conseguido granjear três toneladas de Massango e uma quantidade considerável de peixe seco.

Comissão Diocesana de Justiça e Paz em Ondjiva província do Cunene protagoniza acção solidária à mais de mil famílias carenciadas.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

O governador da província do Huambo, defendeu recentemente durante a visita realizada ao município do Ucuma, a importância da inclusão das mulheres nas discussões e implementações das políticas públicas, sublinhando que as mesmas serão prioridade na sua gestão. Edson Fela, completa esta informação.

De acordo com o diário público angolano, Pereira Alfredo reafirmou o compromisso de trabalhar, para que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. Lembrou neste particular, o facto de a maior parte da população da província é constituída por mulheres.

As mulheres, acrescentou o governante, são extremamente dedicadas, competentes e participativas em todas as acções, por isso, não podem ser excluídas nas discussões de políticas que afectam as comunidades e as suas vidas.

Pereira Alfredo, Governador da província do Huambo

Segundo o responsável, o Governo local vai estar mais empenhado, em mobilizar e apoiar para atender às preocupações desta classe, no que diz respeito à solicitação de microcréditos, de meios agrícolas e oportunidades educacionais. “As mulheres do campo e não só, precisam de apoio do Governo, porque têm o desejo de estudar e melhorar as suas condições de vida e nós estaremos ao lado delas nessa jornada”, garantiu.

Pereira Alfredo disse ainda que, com os esforços conjugados, tanto das próprias mulheres, quanto dos formuladores de políticas públicas, será possível alocar recursos, de maneira mais incisiva nos orçamentos e assegurar a responsabilidade das entidades públicas.

Durante a visita ao município do Ucuma, o responsável se comprometeu em buscar soluções, para melhorar os investimentos em infraestruturas e garantir os serviços básicos à população, como a expansão de energia eléctrica da rede pública, da água potável e a melhoria das vias de acesso.

Disse que o Governo local, está em contacto com o Ministério de Energia e Águas, para que essas questões encontrem uma solução, no sentido de se electrificar o corredor dos municípios do Longonjo, Ucuma e Chinjenje, assim que as condições financeiras estiverem estabelecidas.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This