Noticiário NFV, edição de quarta-feira 04 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos:
1 – Autorizada pesca do carapau com espécie ainda escassa nos mares, apesar do período de veda;
2 – Angola: Forças da Defesa e Segurança angolana, apontadas como principais mentores do contrabando do combustível, na província do Zaire;
3 – Secretário-geral da UNITA, Álvaro, considera pobreza e situação económica, social do país, como maiores desafios do país;
4 – Alunos não admitidos em certas escolas do ensino médio na cidade de Ondjiva, lutam para conseguir vagas;
5 – Analistas vaticinam uma transição radical e profunda no MPLA.
Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo a partir da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.
Os pescadores artesanais já podem retomar a pesca do carapau com a espécie ainda escassa nos mares, mesmo depois do período de dois meses de veda de captura para a reprodução. Avaliação é do presidente da Associação das Cooperativas da Pesca Artesanal no Namibe, José Vata.
José Vata, Presidente da Associação das Cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe
José Vata fez notar as dificuldades que os pescadores enfrentam na descarga do pescado por falta de um porto pesqueiro em Moçâmedes, o que tem contribuído para a desorganização.
José Vata, Presidente da Associação das Cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe
Presidente da Associação das Cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe, José Vata. Pescadores autorizados a retomar a pesca do carapau, mas a espécie ainda é escassa nos mares, apesar do período de dois meses de veda de captura.
Governantes, antigos governantes, Oficiais Generais, Oficiais Comissários, autoridades administrativas a nível provincial, municipais bem como autoridades tradicionais, estão a ser acusadas no envolvimento no contrabando de combustível na província do Zaire.
A denúncia foi feita recentemente no Soyo pelo Ministro do Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
O Ministro do Estado fala das sanções que vão pesar sobre os supostos contrabandistas do combustível na província angolana do Zaire.
Ministro do Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, garante que estão identificadas as entidades envolvidas no contrabando de combustível na província do Zaire
O Secretário-geral da UNITA Álvaro Chicuamanga, considera a pobreza que assola muitas famílias angolanas e a situação económica e social, como os maiores desafios que o país enfrenta.
O alto dirigente do maior partido na oposição em Angola, teceu estas considerações nesta terça-feira em Moçâmedes no Namibe, durante o encontro com os dirigentes e quadros locais com quem abordou os desafios que pesam sobre aquela sua formação política.
Secretário-geral da UNITA Álvaro Chicuamanga, nesta quarta-feira, durante o encontro com os dirigentes e quadros do seu partido no Namibe.
Os alunos não admitidos em algumas escolas da cidade de Ondjiva por conta de médias baixas, afluíram às escolas nessa segunda-feira, haver se as direções das referidas instituições de ensino, encontram lugares para os enquadrar.
Os nossos entrevistados dizem que caso não consigam encontrar vagas ficarão este ano em casa devido as condições financeiras que não são favoráveis.
Alunos não admitidos em algumas escolas da cidade de Ondjiva
E o Director do ITAS, Gilberto Malavoloneque, disse que há muitos alunos a procura de vagas, mas essa situação depende exclusivamente do Ministério.
Gilberto Malavoloneque, Director do ITAS
O gestor escolar disse que segundo o decreto 28/2024 de 12 de maio, o estudante tem que ter uma média maior de 10 valores, começando com a nota mais alta e a mais baixa que é de 10 valores
Gilberto Malavoloneque, Director do ITAS
Alunos não admitidos em algumas escolas da cidade de Ondjiva por conta de médias baixas, afluíram às escolas nessa segunda-feira, haver se as direções das referidas instituições de ensino, encontram lugares para os enquadrar.
Analistas em Luanda vaticinam uma transição radical e profunda para a sobrevivência do partido no poder em Angola. Coque Mukuta da Voz da América, tem outros dados.
Peça de Coque Mukuta, Correspondente da Voz da américa em Luanda