NFV FORA D` HORAS 09-09-2024

09.09.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 09 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: Construção de um centro de acolhimento de crianças em conflitos com a lei nas preocupações do Conselho geral da magistratura judicial;

2 – Adolescente é morto pelo seu cunhado ao ser confundido por um animal durante a caça furtiva no Kwanza Norte;

3 – FADA mobiliza camponeses locais a aderirem ao financiamento de equipamentos agrícolas;

4 – Cunene- SIC detem falsificadores de moeda.

5 – Ativista angolano vive “pesadelo” depois de uma infração de trânsito.

 

Somos á rádio online NFV, Coordenação e Supervisão de Armando Chicoca, edição e produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, emitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva Capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

Domingos Tchingoma, juiz presidente do tribunal da comarca no Namibe

O juíz de direito presidente do tribunal da comarca de Moçâmedes Dr Domingos Tchingoma, manifestou-se preocupado na manhã desta segunda-feira numero elevado de crianças ao realento da rua, a preocupação da construção de um centro de acolhimento a estes menores principalmente aos que se encontram em conflitos com a lei.

 

Domingos Tchingoma, juíz presidente do tribunal da comarca no Namibe

Domingos Tchingoma acrescentou que a província do Namibe, já tinha um caminho quase meio andado.

Ouvíamos o juiz presidente do tribunal da comarca de Moçâmedes Domingos Tchingoma.

 

No Cuanza-Norte um adolescente foi morto pelo seu cunhado de 32 anos de idade ao ser confundido por um animal quando estes praticavam a caça furtiva. O nefasto insidente ocorreu no município da Mbaca neste Sábado, o suposto causador da ação explica como tudo aconteceu.

Morador do município da Mbaca

 

Em declarações prestadas á rádio publica local, o oficial da informação do comando municipal da polícia na Mbaca Bernado Luhimbi, disse que o cidadão já presta conta com a justiça.

Bernado Luhimbi, oficial da informação do comando municipal da Mbaca 

Palavras do oficial da informação do comando municipal da Mbaca província do Kwanza Norte.
A dolescente é morto pelo seu cunhado por ser confundido por um animal.

 

Os camponeses singulares e associados em cooperativas no Cuando Cubango foram convidados, em Menongue, a aderir à linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), que visa  aquisição de equipamentos mecanizados para a maximização da produção agrícola na província. Edson Fela tem mais dados.

O convite foi manifestado na quinta-feira, durante uma exposição de equipamentos mecanizados que contemplam o crédito, com realce para tractores e as respectivas alfaias, sistemas de irrigação, moto-cultivadoras, sementeiras e moto-bombas, feita pelas quatro empresas seleccionadas e que têm convénio com o Governo através do FADA. Em declarações à imprensa, o técnico dos Serviços Gerais do FADA Kláussio Silva disse que o objectivo principal deste projecto é que os agricultores possam aumentar as suas áreas de produção e garantir a segurança alimentar no país.

Para o efeito, avançou que os agricultores podem adquirir os meios agrícolas necessários para dinamizar a agricultura familiar.
Kláussio Silva referiu que a exposição de máquinas para a agricultura mecanizada tem como objectivo mostrar aos camponeses que através do FADA podem adquirir uma linha de financiamento com base na sua intenção de produção.

Na ocasião, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, elogiou a iniciativa do FADA que visa apoiar os camponeses da província do Cuando Cubango, alguns deles já associados em cooperativas.

O Governo está a trabalhar com várias instituições para ajudar a diminuir a burocracia ainda existente e facilitar os agricultores a concorrerem aos financiamentos do FADA.

Peça de Edson Fela, jornalista comunitário do NFV

 

O serviço de investigação criminal no Cunene deteve no município do Cuanhama, oito cidadãos, dos quais um de nacionalidade namibiana, suspeitos da prática de crime de contrafracção de moeda estrangeira(Dolares norte americano.) Domingos Marques completa está informação.

Na posse dos suspeitos, foram encontrados um cofre metálico, sete mil e 739 películas sendo 540 de cor castanha e uma nota de cor facial de 100 dólares americano supostamente falsos.

A informação foi prestada á ANGOP pelo chefe de departamento de combate ao crime organizado intendente criminal Belchior Sabino, referindo que a detenção dos cidadãos com idades entre 37 e 56 anos de idade,resulta de uma acção investigativa realizada a nível das províncias do Cunene e da Huíla nos finais do mês de Agosto.

Informou ainda que os supostos falssificadores foram presentes ao juíze de garantia, sob a cuzação do crime de contrafacção da moeda e a sociação criminosa, sendo aplicados a medida de coação mais gravosa, a presão preventiva.

Peça de Domingos Marques, jornalista comunitário do NFV

 

Duas semanas depois de ter sido detido por uma infração de trânsito e julgado de forma sumária, o diretor da organização não governamental Friends of Angola (FOA), Florindo Chivucute ainda não conseguiu recuperar o seu carro e documentos, apesar de diariamente deslocar-se ao tribunal. Os pormenores desta matéria é com o correspondente da voz da América em Luanda, Álvaro Ludgero Andrande em Luanda.

Peça de Álvaro Ludgero Andrande, correspondente da voz da América em Luanda.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This