NFV FORA D` HORAS 12-09-2024

12.09.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 12 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: Governador Archer Mangueira promete pôr cobro irregularidades na actividade pesqueira;

2 – Camelos vindos dos Emirates Árabes começam procriar-se em Dezembro;

3 – Governos provinciais vizinhos do Namibe e Huíla querem ver melhorias nos hospitais de referência locais;

4 – Zimbabwe considera Porto Lobito como ponto estratégico;

5 – A Voz da América escreve: há miséria, nudez e morte nas Lundas.

 

Somos à rádio online NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Archer Mangueira, governador do Namibe

O governador do Namibe, Archer Mangueira mostrou-se nesta quarta-feira em Moçâmedes, indignado com as mortes sucessivas de pescadores devido ao mau estado das embarcações e violações as regras que regem a actividade pesqueira, sem que os armadores sejam responsabilizados nem indemnização às famílias das vítimas. O governante máximo do Namibe que manifestou esta preocupação durante o encontro de auscultação com os armadores de pescas, Associações de pesca artesanal e responsáveis dos sectores que interveêm na actividade pesqueira, promete empenhar-se pessoalmente no combate as irregularidades que se assistem impávido e sereno neste sector.

 

 

José Vata, Presidente da Associação de cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe

E o Presidente da Associação de cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe solicitou ao governo a construção de um porto pesqueiro em Moçâmedes para descarga do pescado e melhor controlo das embarcações e captura do pescado. José Vata referiu-se igualmente da necessidade de uma viatura para o controlo das zonas pesqueiras.

Pescadores artesanais no Namibe querem um porto pesqueiro e uma viatura. Ouvíamos o Presidente da Associação de cooperativas de Pesca Artesanal no Namibe, José Vata.

 

 

Os Camelos vindos recentemente dos Emirates Árabes Unidos, começam a procriar-se no próximo mês de Dezembro.Os dados adicionais desta notícia é com o jornalista Armando José Chicoca.

Peça de Armando Chicoca, Correspondente da voz da América no Namibe

 

 

Os responsáveis dos sectores da saúde do Namibe e Huíla reuniram-se nesta quarta-feira cidade do Lubango, num encontro orientado pela Vice-governadora para o sector político, económico e social da Huíla, Maria João Chipalavela e que visou reforçar a cooperação existente e passou em revista aspectos atinentes ao processo de referência e contra referência entre os hospitais transportação de doentes em estado crítico, melhoria da logística bem como mecanismos de apoio às famílias vulneráveis, segundo notícia veiculada pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do governo do Namibe. A comitiva do Namibe que integrou o director provincial da saúde Coríntios Miguel e responsáveis de alguns hospitais locais, foi encabeçada pelo Vice-governador para o sector político, económico e social, Abel Kapitango.O encontro é uma recomendação saída da sexta sessão ordinária do governo provincial do Namibe. Nos próximos serviços noticiosos abordaremos este assuntos com mais detalhes.

 

 

Zimbabwe vai apoiar Angola para alavancar o sector agrícola e que está igualmente interessado em cooperar noutros domínios. Edson Fela completa esta informação.

O embaixador da República do Zimbabwe em Angola, Thando Madzvamuse, que visitou muito recentemente o Porto do Lobito considerou-o plataforma logística como ponto estratégico para o desenvolvimento económico dos países da África Subsaariana.

Na ocasião, segundo o diário público angolano, Thando Madzvamuse informou que o Zimbabwe produz muito para o consumo do mundo e que muitos dos minerais produzidos no país são de extrema necessidade, particularmente no continente americano.

“Isso não inclui só o cobre e outros minerais estratégicos, por exemplo para importação e exportação de automóveis. Há minerais que são amigáveis ao ambiente”, frisou.

O embaixador salientou ainda que infraestrutura que está no Porto do Lobito é muito eficiente e o Zimbabwe pode usá-la para a exportação de matéria-prima.

Por outro lado, o diplomata assegurou, ainda, que o país vai apoiar Angola para alavancar o sector agrícola e que está igualmente interessado em cooperar noutros domínios.

Peça de Edson Fela, jornalista comunitário do NFV

 

 

Do leste de Angola mais concretamente algumas localidades das províncias da Lunda-Norte e Sul chegam relatos de fome e miséria, pessoas a morrerem por falta de assistência médica e medicamentosa.José Mateus Zecamutshima do Protectorado Lunda-Tchokwe esteve a visitar algumas regiões do leste e diz ter ficado triste com o que encontrou.Outros detalhes é com o Manuel José da Voz da América.

Peça de Manuel José, Correspondente da voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This