NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

19.09.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes:

1 – Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março;

2 – Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por causa do aparecimento de algas na costa marítima dessas províncias;

3 – UNITA diz que Governo deve declarar estado de calamidade, nas localidades atingidas pela fome na região sul;

4 – Arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, pede cordialidade na recepção dos agentes censitários;

5 – Voz da América escreve: fome aperta em distritos do Cunene onde situação é desoladora.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Fina Satchipamba, transmitindo a partir da cidade capital de Ondjiva, província do Cunene, com apoios da NED e da Open Society.

 

André Benjamim Tchivela, líder da igreja de Comunhão Cristã de Angola no Namibe, disse que os populares, ex-moradores do bairro Bate- Chapa, e reassentados recentemente no bairro 4 de Março em Moçâmedes, debatem-se com a crise alimentar, falta de água, assistência sanitária e transporte público.

André Benjamim Tchivela, líder da igreja de Comunhão Cristã de Angola no Namibe

Ouvíamos o André Benjamim Tchivela, líder da igreja de Comunhão Cristã de Angola no Namibe, preocupado com os momentos dificeis que vivem os ex-moradores do Bate-chapa reassentados no 4 de Março.

 

A população do Namibe, Luanda e Cabinda deve evitar o consumo de muluscos por causa da contaminação marinha causada  pelo aparecimento de algas, que são visíveis na costa marítima destas províncias.

Ana Paula de Carvalho, Ministra do Ambiente

Segundo a rádio estatal, a recomendação é da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho. A governante tranquiliza no entanto, que  o fenómeno não afecta o consumo de peixe.

Ministra  do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, recomenda a população do Namibe, Luanda e Cabinda, a evitar o consumo de muluscos por causa da contaminação marinha causada pelo aparecimento de algas, que são visíveis na costa marítima destas províncias.

 

UNITA quer que o governo declare estado de calamidade nas localidades da região sul, afectadas pela fome. Edson Fela completa esta informação.

Álvaro Tchicuamanga, Secretário-geral da UNITA 

O Secretário-geral da UNITA Álvaro Tchicuamanga, caracterizou  recentemente no Namibe, a situação económica e social da população da regiãso sul do país,   como de extrema pobreza, e disse que o seu partido vai propor ao  governo,  que declare estado de calamidade as zonas afectadas pela fome.

Secretário-geral da UNITA Álvaro Tchicuamanga, caracterizou  recentemente no Namibe, a situação económica e social da população da regiãso sul do país, como de  extrema pobreza.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

O Arcebispo da Arquidiocese do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, pede às famílias, cordialidades na recepção dos agentes envolvidos no censo geral da população e habitação.

Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo da Arquidiocese do Huambo

O líder Católico apela a população angolana, a pautar por um comportamento digno.

Arcebispo da Arquidiocese do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, pede a população angolana, a pautar por um comportamento digno durante o processo censitário que iniciou no país.

 

A  situação da fome em distritos da província angolana do Cunene, é reportada pela Voz da América, como sendo desoladora. Os dados adicionais desta notícia, é com o jornalista da Voz da América, Manuel José.

Manuel José, Correspondente da Voz da América

Recentes

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This