NFV FORA D` HORAS 11-10-2024

11.10.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira,11 de Outubro de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – No Vire i(Namibe) vítimas da seca já consomem água potável;

2 – Catorze cidadãos detidos pela polícia esta semana no Namibe por prática de vários crimes;

3 – Município do Camucuio, província do Namibe assinala hoje 107 anos desde que ascendeu à categoria de vila;

4 – Queimadas anárquicas fazem mais duas vítimas mortais no Cuando Cubango;

5 – Huíla: Empresas sem recursos para pagar o novo salário mínimo.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, transmitindo o noticiário a partir da Cidade de Ondjiva Província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

 

Doze mil pessoas do município do Virei um dos mais assolados pela seca, da província do Namibe, já consomem água potável, depois de construção e reabilitação de oitenta infraestruturas hidráulicas, no quadro do programa de fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar Nutricional em Angola-FRESAN, uma iniciativa do governo angolano financiada pela União Europeia, implementado pelo CAMÕES IP.
O projecto abrange os cinco municípios do Namibe com trinta sistemas, conforme explica o coordenador adjunto do FRESAN, Joane Molina.

Joane Molina, coordenador adjunto do FRESAN.

 

O programa iniciado em 2020 tem a conclusão prevista para o próximo ano. À par dos projectos de água e segurança alimentar, FRESAN factualmente apoia mais de dois mil agricultores em cinquenta escolas de campo.

 

No Namibe, a situação de Segurança Pública referente a semana que amanhã termina, foi caracterizada por trinta crimes de natureza diversa, menos dezanove, comparado com o período anterior, e igual número dos esclarecidos. Na sequência, foram detidos catorze cidadãos em regime preventivo, como presumíveis autores, e a recolha de três menores em regime de prevenção criminal por envolvimento em atos tipificados na lei como crime. O balanço foi apresentado por especialista do Gabinete e Comunicação Institucional e imprensa do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe, João Bamba Gomes.

João Bamba Gomes, especialista do Gabinete e Comunicação Institucional e imprensa do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe

.

O movimento rodoviário foi assombrado por oito acidentes de viação com um acréscimo de três em relação ao igual período anterior, que provocaram a morte de dois cidadãos, doze feridos e danos materiais avaliados em 5 milhões 325 mil e 14 Kwanzas.

 

João Bamba Gomes, especialista do Gabinete e Comunicação Institucional e imprensa do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe.

 

O balanço da situação de segurança pública referente esta semana, apresentado por especialista do Gabinete e Comunicação Institucional e imprensa do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe, João Bamba Gomes.

 

Azevedo Calassola, administrador municipal do Camucuio, Província do Namibe.

O município do Camucuio, província do Namibe completa hoje 107 anos desde que ascendeu à categoria de vila. A efeméride que conta com a presença do Vice-governador para o sector político, social e económico, Abel Kapitango, tem como selo atractivo, a feira do feijão, onde estão expostos outros produtos que constituem o potencial agropecuário e turístico daquela localidade. À luz do programa foram ainda inauguradas infraestruturas de impacto social, bem como foram realizadas atividades de carácter cultural e desportiva segundo o Administrador municipal, local, Azevedo Calassola.

 

 

Administrador do Camucuio, Azevedo Calasola, e o leque de algumas atividades que marcam hoje a celebração dos 107 de ascensão daquele município à categoria de Vila.

 

Duas pessoas idosas morreram dentro das suas residências, na província do Cuando Cubango, vítimas de queimadas anárquicas. Os sinistros ocorreram em localidades diferentes, conforme relata o porta-voz dos Bombeiros, Albano Cutalica

.

Albano Cutalica, porta-voz dos serviços de proteção civil e Bombeiros no Cuando Cubango.

 

Queimadas anárquicas continuam a fazer vítimas mortais no Cuando Cubango. Ouvíamos o porta-voz dos Bombeiros, Albano Cutalica.

Peça de Teodoro Albano, jornalista correspondente da voz da América.

 

Empregadores na província da Huíla dizem que empresas terão de despedir trabalhadores ou manter os salários antigos. Teodoro Albano temais detalhes desta notícia.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This