NFV FORA D` HORAS 15-10-2024

15.10.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 15 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Presidente João Lourenço apela revisão da lei dos crimes contra menores e sanções mais severas para mentores desses actos;

2 – No Namibe abertura da campanha agrícola 2024-2025 acontece no próximo dia 17 deste mês na comuna da Lucira;

2 – Autoridades sanitárias do Namibe prosseguem campanha de sensibilização da sociedade sobre câncer da mama;

4 – Secretário do PRS no Huambo enaltece coragem do líder do PRA-JA Abel Chivukuvuku;

5 – Corredor do Lobito e a “concorrência” Estados Unidos-China;

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, transmitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva ,capital da província do Cunene com apoios do NED e da Open Society.

 

João Lourenço, Presidente da República de Angola

O Presidente João Lourenço pediu hoje a necessidade da revisão da Legislação aplicada aos crimes contra os menores e sanções severas aos que praticam actos graves capaz de comprometer o futuro das crianças. O estadista angolano que falava na abertura do novo ano parlamentar, em Luanda, revelou ainda que está em curso a revisão da Lei sobre a violência doméstica e defendeu a necessidade de adopção de medidas que visam a redução do fenómeno.

Presidente João Lourenço, hoje na abertura do novo ano parlamentar, onde deu a conhecer o estado da Nação.

 

 

Zonza Puissa, Director provincial da Agricultura e pecuária

Mais de quarenta e nove mil famílias camponesas vão alavancar a campanha agrícola 2024-2025, que no Namibe inicia no próximo dia dezassete deste mês em acto a ter lugar na comuna da Lucira.O Director provincial da Agricultura e pecuária Zonza Puissa, disse que as sementes estão garantidas.

Campanha agrícola 2024-2025, que no Namibe inicia no próximo dia dezassete deste mês em acto a ter lugar na comuna da Lucira. Ouvíamos o Director provincial da Agricultura e pecuária Zonza Puissa.

 

 

Coríntios Miguel, Director provincial da saúde no Namibe

O Sector da saúde no Namibe, promove nos próximos dias em Moçâmedes, uma marcha de solidariedade para as pessoas com câncer da mama. O acto é precedido por uma campanha de sensibilização da sociedade para adesão às medidas de prevenção, e por um workshop, onde serão abordados vários temas relacionados com a doença, segundo diz o Director provincial da saúde no Namibe, Coríntios Miguel.

Director provincial da saúde no Namibe, Coríntios Miguel e as estratégias de prevenção e combate ao câncer da mama.

 

 

Líder do PRS no Huambo encoraja Presidente do PRA-JA SERVIR ANGOLA, Abel Chivukuvuku. Domingos Marques tem outros detalhes sobre esta matéria.

Solya Selende Lumba, Secretário provincial do PRS no Huambo

O Secretário provincial do PRS no Huambo, Solya Selende Lumba, disse que o reconhecimento pelo Tribunal Constitucional do PROJECTO PRA-JÁ SERVIR ANGOLA, é fruto de persistência e coragem do seu líder, Abel Chivukuvuku. O dirigente dos renovadores no Huambo, encoraja Chivukuvuku, a prosseguir com a mesma força política, para que os objetivos da criação do novo partido político angolano sejam alcançados.

Domingos Marques, Jornalista comunitário do NFV

Secretário provincial do PRS no Huambo, Solya Selende Lumba.

 

Angola é apontada pelos Estados Unidos da América (EUA) e pela China como referência obrigatória no quadro de uma política externa que prevê largos biliões de dólares para o desenvolvimento de África, perante receios de falta de condições políticas para que as duas maiores economias mundiais coabitem no país sem os olhos postos na hegemonia.

Há quem aponte já para problemas de gestão destas parcerias, tendo como base a extensão do Corredor do Lobito, sem qualquer participação dos chineses, que até foram os autores da reabilitação da linha-férrea.

Segundo a Voz da América, China, que prevê passar de 300 para mais de 500 empresas em Angola nos próximos anos, tem mais de 50 mil milhões de dólares para investir nos próximos três anos em África, ao passo que os Estados Unidos da América jogam com a iniciativa Power África no tabuleiro da geopolítica.

Com os chineses fora do projeto de extensão do Corredor do Lobito, agora apoiado pelos Estados Unidos e países europeus, o analista político José Cabral Sande alerta para o que chama de inexistência de garantias reais para o anunciado investimento em meios rolantes, eletrificação, entre outras ações.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This