NFV FORA D` HORAS 21-10-2024

21.10.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 21 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: aberta campanha agrícola no sector prisional do Bentiaba com cento e quarenta um hectares de terra;

2 – Embaixador da Espanha em Angola diz que seu país disposto colaborar com governo do Namibe para impulsionar sectores turísticos e produtivos;

3 – Detidos no Namibe nas ultimas setenta e duas horas catorze cidadãos por prática de crimes diversos;

4 – Julgamento escandaloso de 26 activistas no Moxico retoma quarta-feira;

5 – A Voz da América escreve: desafios do sector da educação em Angola.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel transmitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva, Província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

A campanha agrícola 2024-2025 arrancou nesta sexta-feira, no estabelecimento prisional do Bentiaba, província do Namibe, com 141 hectares de terra, que serão trabalhados por mais de quinhentos reclusos, que vão produzir cereais e tubérculos.
O Director dos Serviços Penitenciários do Namibe, Subcomissário Prisional, José Manuel Teixeira referiu-se na ocasião à seca e a escassez de água como os principais constrangimentos vividos na campanha anterior. Para a empreitada agora iniciada o desafio é a renovação dos campos de algumas culturas.

José Manuel Teixeira, Director dos Serviços Penitenciários do Namibe. 

 

Abel Kapitango, Vice-governador para o sector político social e económico no Namibe

Director dos Serviços Penitenciários do Namibe, Subcomissário Prisional José Manuel Teixeira. E o Vice-governador para o sector político social e económico Abel Kapitango, que testemunhou abertura da citada campanha, reconheceu a insuficiências de equipamentos agrícolas, técnicos, falta de aproveitamento do excedente de produção entre outros que entravam o processo produtivo.

Vice-governador para o sector político social e económico Abel Kapitango, na abertura da campanha agrícola 2024-2025 para os estabelecimentos prisionais, que este ano vai decorrer sob o lema, produção penitenciária. um factor decisivo para sustentabilidade do sistema.

 

O embaixador da Espanha em Angola, Manuel Maria Lejarreta, encantado com as potencialidades turísticos do Namibe, manifestou a disposição de o seu país colaborar com o governo provincial, no fomento do turismo e em outros sectores, produtivos. O diplomata espanhol visitou na semana passada vários pontos turísticos.

Manuel Maria Lejarreta, embaixador da Espanha em Angola.

Embaixador da Espanha em Angola encantado com as belezas naturais do Namibe diz que o seu país está disposto a colaborar com o governo local no fomento do turismo.

 

A situação de Segurança Pública no Namibe, referente às últimas setenta e duas horas foi caracterizada por dezoito crimes de vária índole, dos quais treze foram esclarecidos, segundo informação revelada pelo Sub-chefe João Bamba Gomes, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial da Polícia nacional. Por prática dos referidos crimes foram detidos em regime preventivo, catorze cidadãos como supostos autores.

João Bamba Gomes, Sub-chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial da Polícia nacional.

 

No mesmo período ocorreram sete acidentes de viação que provocaram um morto e seis feridos.

João Bamba Gomes, Sub-chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial da Polícia nacional.

Sub-chefe João Bamba Gomes, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial da Polícia nacional e o balanço da situação de Segurança Pública no Namibe, referente às últimas setenta e duas horas.

 

Julgamento escandaloso de 26 ativistas no Moxico com excessivo aparato militar retoma quarta-feira.  Fina Shatipamba completa esta peça do jornalista Armando Chicoca.

O advogado Ilídio Mwakandala disse a Voz nesta segunda-feira,21, que dos vinte e sete arguidos neste processo, 25 já foram ouvidos, um morreu e outro sob peritagem médica devido a sua insuficiência auditiva. Quarta-feira, sublinha o advogado Muacandala, serão ouvidos os declarantes arrolados neste processo e os advogados de defesa neste mesmo vão apresentar as alegações gerais e reclamações.

Questionado sobre a falta de transparência e descriminação aos familiares e membros da sociedade civil impedidos de acompanhar a audiência, o advogado Ilídio Mwakandala disse:

” Na verdade devo dizer que é um julgamento suigener na medida em que começamos com a própria organização com um aparato militar e policial exagerado no nosso ponto de vista, a fechamentos de ruas de forma desnecessária, o acesso a sala de audiência está a ser muito limitado as pessoas que querem acompanhar o julgamento e a lei diz que os julgamentos são públicos. Até os familiares dos julgados não estão a ser permitidos assistir”, disse.

“O impedimento que os familiares e outras pessoas assistam o julgamento viola gravemente a lei em sociedades democráticas e direito” concluiu sublinhando que cabe

Os 27 arguidos que estão a ser julgados desde o dia 10 do mês em curso, são acusados pelos crimes de traição a pátria, crimes de resistência, crimes de danos a bens com valores e interesses publico.

Alcides Edgar Sandália, membro da sociedade civil pelo Mudei disse que também foi impedido assistir as audiências de julgamento.

Aquele membro da Sociedade Civil chama a atenção dos tribunais do Moxico que as leis devem ser cumpridas rigorosamente.

A sessão deste julgamento bastante contestado por excessos está a ser presidido pelo Juiz de Direito Luduvido Daniel e o Ministério Público está representado pela procuradora da República Ivete Venâncio Diogo e Sivi.

Peça de Fina Shatipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

Mensagem do Chefe de Estado sobre o sector da educação: São teorias repetidas todos os anos, escreve a Voz da América.

No seu discurso sobre o Estado da Nação, proferido na última terça-feira, 15, em Luanda, o Presidente João Lourenço destacou os vários desafios que o sector da educação enfrenta em Angola, muito particularmente sobre a qualidade de ensino. Contudo, analistas referem que a mensagem do Chefe de Estado sobre o sector da educação são teorias repetidas todos os anos, quando, na prática, as crianças continuam sem merenda escolar, sem manuais de ensino, sem acesso à escola, assistindo-se no país uma educação de qualidade questionável.

João Lourenço enfatizou, no domínio da economia e finanças a estabilidade e robustez das finanças públicas de Angola, destacando que essas condições “permitem a implementação de um conjunto de medidas e investimentos voltados para o bem-estar dos angolanos, com ênfase nos domínios da saúde e da educação”.

O Presidente mencionou que, neste ano, o Governo construiu 80 novas escolas, o que representa 729 salas de aulas, o que vai resultar em mais 237.689 para alunos comparativamente a 2023, totalizando 1,6 milhões de vagas disponíveis para alunos da iniciação e a primeira.

O Chefe de Estado sublinhou a importância do capital humano, destacando que 20.703 professores novos foram contratados nos últimos anos.

João Lourenço reconheceu a necessidade de construir mais infraestruturas e de melhorar a qualidade do ensino. Referiu-se ao programa de merenda escolar, que beneficiou mais de um milhão de alunos no ano passado, e apelou ao sector privado para apoiar essa iniciativa social.

“Não ignoramos naturalmente os desafios que se nos colocam no domínio da qualidade de ensino. A qualidade do professor reflecte-se na qualidade de ensino e esta na qualidade dos alunos. Precisamos de aumentar o investimento na formação dos nossos professores para estarem cada vez mais bem preparados para educar os quadros de que o país precisa”, sublinhou o Chefe de Estado que, por outro lado reconheceu o empenho dos professores na formação e qualificação dos recursos humanos do país.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This