NFV FORA D` HORAS 04-07-2024

04.07.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 04 de Julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Índice de criminalidade nos bairros preocupa Comandante provincial da Polícia no Namibe;

2 – Directror das Pescas no Namibe desmente escassez do pescado  por veda de captura do carapau;

3 – Expo cunene  pretende atingir cem milhões  de Kwanzas;

4 – Médico  naturopata pede protecção das plantas medicinais;

5 – Huambo: Arcebispo defende mais aposta na industrialização do país.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Timóteo Hilário, Delegado do interior e Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe

O Delegado do interior e Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe, apelou aos efectivos da corporação, a intensificarem o combate aos grupos de marginais nos bairros.

O Comissário Timóteo Hilário, teceu estas considerações esta qurta-feira 03 de Julho no Namibe, durante o acto das comemorações do quarto aniversário da criação da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais.

 

Delegado do interior e Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe, Comissário Timóteo Hilário. E o chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando provincial da Polícia nacional, Eduardo Luís, revelou que foram detidos mil cidadãos em conflito com a lei, e apreensão de diversos meios.

Eduardo Luís, Chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando provincial da Polícia nacional no Namibe

Chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando provincial da Polícia nacional no Namibe, Eduardo Luís.

 

O Director das Pescas, diz que não há escassez de peixe. Edson Fela.

Piedade Goenhe, Director do Gabinete provincial das Pescas no Namibe

O Director do Gabinete provincial das Pescas no Namibe, Piedade Goenhe, minimizou informações que pairam sobre a alegada escassez do pescado, devido a veda da pesca do Carapau.

O responsável disse que existem várias espécies de peixe que podem ser consumidas pela população, tendo realçado o Cachuchu, Cavala entre outras.

Director do Gabinete provincial das Pescas no Namibe, Piedade Goenhe.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

A Expo Cunene, que vai possivelmente contar com a presença dos empresários das repúblicas da Namíbia, África do Sul, Botswana e Zâmbia, no próximo dia 10 do mês em curso, da província, pretendem arrecadar com os duzentos expositores da feira, cerca de cem milhões de Kwanzas, segundo o coordenador da comissão organizadora Alberto Gaspar.

Levada  a categoria de província há 10 de Julho  de 1970, a província do Cunene completa 54 anos desde a sua desassociação. A data é  relembrada todos os anos com uma celebração oficial e uma festa.

A localidade de Omufitu Wakana  Mwena, será o palco da maior montra de negócios da província do Cunene.

Alberto Gaspar, Coordenador da Comissão organizadora da Expo-Cunene

“Estamos há sete por cento conforme conseguem ver, temos já as nossas barracas para as feirantes, construidas em fase de acabamento, temos o pavilhão da Expo, também construido em fase de acabamento, estamos há oitenta por cento e aguardando que vai fazer a montagem dos estanderes, nós contamos com duzentos expositores, o pavilhão principal vai albergar cerca de 40 estanderes, os demais poderão estar ao redor do pavilhão”, explicou.

Alberto Gaspar referiu que poderão participar da Expo-Cunene, empresários das províncias da Huíla, Namibe, Benguela, Huambo e da  República da Namíbia.

“Teremos empresários de cinco  províncias, Huíla, Namibe, Luanda, Benguela e parceiros do Huambo. Convidamos os nossos companheiros a fazerem parte desta grande festa da província do Cunene, a Expo do Cunene não é apenas do Cunene, é uma Expo Internacional, porque é uma  oportunidade de imterligar o nosso negócio directamente com a SADC, por via terrestre, que é aqui a partir da fronteira da Namíbia, nós convidamos vários empresários da Namíbia, Btswana, África do Sul, Zâmbia, para participarem também desta Expo, vamos aguardar para que eles cheguem para aqui, e era bom que esses empresários viessem para aqui, encontrassem os empresários de Angola”, frisou.

Expo-Cunene pretende atingir cem milhões de kwanzas.

 

Gabriel Viva, Médico naturopata

O médico naturopata, considera preocupante a pilhagem das plantas medicinais no país, e defende que as autoridades não devem apenas preocupar-se com outras riquezas.

O entrevistado do projecto Namibe Fala Verdade, Gabriel Viva, advoga a necessidade de uma maior protecção da fauna.

Médico naturopata, Gabriel Viva, considera preocupante a pilhagem das plantas medicinais no país.

 

O Arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, defendeu esta quarta-feira, a necessidade de o Executivo Angolano apostar cada vez mais em programas agrícolas, e na indústria do país, para alavancar o desenvolvimento sustentável.

O prelado católico fez este pronuciamento na abertura da setima edição da semana social, que decorre de três a quatro do mês corrente, na cidade do Huambo, sob o lema, participação local, mudança global, promovido pela arquidiocese local em parceria com o Instituto para a cidadania Mosaiko.

Na ocasião, disse que este programa deve ser reforçado com elevação e melhoramento dos sectores da educação, saúde e saneamento básico, incluindo a transferência de conhecimento nos distintos níveis de necessidade humana, para que cada angolano possa ser capaz de contribuir na diversificação da economia.

O Arcebispo considerou igualmente importante, investir no conhecimento tecnológico, para estimular o funcionamento pleno das indíustrias e cultivar habilidades neste sector, para redução da dependência externa, e consequentemente atumentar a taxa de empregabilidade em vários sectores.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This