NFV FORA D` HORAS 08-07-2024

08.07.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 08 de Julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Governo do Namibe considera que conversão do aeroporto local em aeroporto internacional, vai facilitar vinda de mais turistas a província;

2 – Namibe: Fórum angolano de jovens empreendedores, promove de 28 do mês em curso, á 04 de Agosto próximo, segunda Feira de negócios e auto emprego;

3 – Abertas salas de contencioso no Tribunal da Comarca do Namibe, no dia em que completa cinco anos de sua existência;

4 – Sector mineiro no Cunene clama por mais investimentos;

5 – Governador do Namibe e escritor, quer mais contribuições da “geração da transição” para a história de Angola.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo o noticiário a partir de Ondjiva, capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

O governo provincial do Namibe considera que a conversão do aeroporto local, Welwitshia Mirabilis, em aeroporto internacional, anunciado pelo Ministério dos Transportes, vai facilitar a entrada de mais turistas na província, sem passar por Luanda.

Ema da Silva, Vice-governadora para área técnica e infraestruturas

Segundo a Vice-governadora para área técnica e infraestruturas, Ema da Silva, no âmbito do projecto integrado de desenvolvimento da baía de Moçâmedes, está em carteira um outro projecto para um terminal para cruzeiros, uma infraestrutura que também vai impulsionar o Namibe, como rota dos cruzeiros.  A governante considera positivo o balanço da implementação, da estratégia de transformar Namibe em Âncora do Turismo.

Governo provincial do Namibe animado com a conversão do aeroporto local, Welwitshia Mirabilis, em aeroporto internacional, anunciado pelo Ministério dos Transportes. Ouvíamos a Vice-governadora para área técnica e infraestruturas, Ema da Silva, que também considera positivo o balanço da implementação, da estratégia de transformar Namibe em Âncora do Turismo.

 

O Fórum angolano de jovens empreendedores, promove de 28 do mês em curso, á 04 de Agosto próximo, na cidade de Moçâmedes província do Namibe, a segunda edição da Feira de negócios e auto-emprego, com vista à divulgação de produtos e serviços locais. O coordenador do Fundo de Apoio Social-FAZ, António Quedas, diz que o certame visa a dinamização dos empreendedores, troca de experiências e venda dos produtos.

António Quedas, Coordenador do Fundo de Apoio Social-FAZ

Jovens empreendedores do Namibe, realizam de 28 do mês em curso, á 04 de Agosto próximo, na cidade de Moçâmedes província do Namibe, a segunda edição da Feira de negócios e auto-emprego. O anúncio é do coordenador do Fundo de Apoio Social-FAZ, António Quedas.

 

O Tribunal de Comarca de Moçâmedes conta a partir de hoje 08 de Julho, com salas de contencioso administrativo, fiscal aduaneiro, e a sala de justiça juvenil, em que completa cinco anos de sua existência.

Ernesto Silvério, Juiz de Direito e porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça, e do Tribunal de Comarca de Moçâmedes

A afirmação é de Ernesto Silvério, Juiz de Direito e porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça, e do Tribunal de Comarca de Moçâmedes.

 

Ernesto Silvério, Juiz de Direito e porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça, e do Tribunal de Comarca de Moçâmedes

O magistrado judicial, garante que chegarão nos próximos dias ao Namibe, mais magistrados judiciais que vão dar maior celeridade processual.

O Tribunal de Comarca do Namibe, assinala hoje cinco anos de sua existência. Ouvíamos o Juiz de Direito e porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça do citado Tribunal.

 

O Governo do Cunene quer mais investimento no sector mineiro local. Fina Satchipamba completa esta informação.

O diretor do gabinete para o desenvolvimento integrado e económico da província do Cunene, Felisberto Hisimongula, apelou  recentemente, aos empresários do ramo mineiro para investirem na exploração de rochas ornamentais, a partir do complexo gabro-anortosítico da região.

Em declaração à ANGOP, considerou bastante reduzido o nível de exploração mineira no Cunene, comparado com as províncias da Huíla e do Namibe, pelo que incentiva a classe empresarial a investir mais nesta área.

Segundo o PLANAGEO, o complexo gabro-anortosítico do Cunene, com uma extensão de 45 mil quilómetros quadrados, é o segundo maior do mundo.

De acordo com Felisberto Hisimongula, a província do Cunene dispõe de material suficiente para ser explorado por mais de trinta anos, com condições para escoamento através das, Estrada nacional-105 que apresenta boas condições para o transporte deste mineiro.

Recordou que o processo de exploração de rochas ornamentais, a partir do complexo Gabro-anortosítico teve início em 2023 e, com a exploração do quartzito e mármores, na comuna de Otchijau município da Cahama.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV na província do Cunene 

 

O governador da província angolana do Namibe, Archer Mangueira, quer que mais angolanos que participaram na luta pela independência, e posteriormente no processo de transição da guerra para a paz, escrevam sobre as suas experiências para o enriquecimento da história do país. Edson Fela

Archer Mangueira, Governador da Província do Namibe

Mangueira falou à Voz da América sobre o seu livro Geração da Transição, que Francisco Van Dúnem, responsável pelo prefácio, diz ser uma obra que inclui “elementos de utilidade fulcral para a compreensão do âmago de alguns dos mais relevantes processos de decisão, nos planos econômicos, financeiros e socias”.

O governador do Namibe disse à Voz da América, que o livro é autobiográfico, relatando inicialmente, o envolvimento de seus familiares mais próximos na luta de libertação e depois a sua participação “como servidor público”, em várias decisões importantes para Angola.

“Ao longo da minha vida fui protagonista de decisões importantes para a vida do país, e alguns capítulos do livro descrevem como é que essas decisões aconteceram e o seu impacto”, disse Archer Mangueira, que frisou “ter sido parte” dessas decisões e não o seu responsável único.

Mangueira destacou, entre outras, o fato de ter sido parte da equipa que elaborou o plano de reconstrução nacional adoptado após o fim da guerra civil.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This