NFV FORA D` HORAS 22-07-2024

22.07.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 22 de Julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Chefe dos Serviços do INAC no Namibe, diz que pobreza não deve ser motivo de crimes contra crianças;

2 – Namibe: Sector da agricultura regista níveis satisfatórios de produção de cebola e frutos;

3 – Cuando Cubango: sessenta mil pessoas nos municípios do Rivungo e  Mavinga, estão a passar fome, consequência da seca;

4 – Governador do Huambo, apela ao apoio das igrejas;

5 – “Estado de Selvajaria”, marcado por violações dos direitos humanos, diz relatório sobre Angola, de Abril a Junho de 2024.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo a partir da capital de Ondjiva, província de Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

 

Ana Maria Graça, Chefe dos Serviços do Instituto Nacional da Criança no Namibe

A chefe dos Serviços do Instituto nacional da Criança no Namibe, Ana Maria Graça, disse que a pobreza não deve ser motivo de justificação de crimes contra a criança,  e  aconselha que os pais impossibilitados de criar e educar os seus filhos, podem declarar-se junto das instituições afins.

 

Ana Maria Graça, Chefe dos Serviços do Instituto Nacional da Criança no Namibe

Relativamente a protecção das crianças na província do Namibe, a entrevistada do Namibe Fala Verdade, salientou que está em curso o processo de levantamento e recolha de crianças na rua, sem tecto.

Os pais impossibilitados de  criar e educar os seus filhos, podem declarar-se junto das instituições afins. ouvíamos a chefe dos Serviços do Instituto nacional da Criança no Namibe, Ana Maria Graça.

 

Zonza Zango de Fátma Puissa, Diretor da Agricultura e Florestas no Namibe

O  Sector da agricultura no Namibe registou este ano, níveis de crescimento de produção de cebola. Dados fornecidos pelo responsável da agricultura e florestas na província, Zonza Puissa, indicam que foram produzidas mais de 24 mil toneladas desse produto.

 

Zonza Zango de Fátma Puissa, Diretor da Agricultura e Florestas no Namibe

A produção de frutas e batata-doce também conheceu índices de produção sastifatórios.

 

 

Nos municipios do Rivungo e Mavinga na província do Cundo Cubango, não chove há dois anos, e como consequência, sessenta mil pessoas que dependem da agricultura estão a passar fome, como recurso procuram frutos silvestres nas matas. O Evangelista da IECA João Calitanga, lamentou o facto à rádio pública local.

João Calitanga, Evangelista da IECA

 

João Wilson Tchimbinde, Administrador do Município de Rivungo

No município do Rivungo são trinta e uma pessoas que vivem a situação de insegurança alimentar, segundo revelou o Administrador local, João Wilson Tchimbinde

 

 

Governador do Huambo apela ao apoio das igrejas. Edson Fela com mais detalhes.

Segundo o diário público angolano, o recém-nomeado governador do Huambo, Pereira Alfredo, pediu, fim-de-semana último, aos líderes religiosos, no sentido de haver maior colaboração entre as igrejas e o Governo, na solução dos problemas que afectam a população.

Numa visita efectuada ao arcebispo do Huambo, que incluiu ainda um encontro com o secretário do Sínodo Provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), e a Direcção da Igreja Metodista Unida em Angola, o governador aproveitou para analisar o fortalecimento das relações entre o Estado e a Igreja.

No final da visita, Pereira Alfredo disse que durante a interacção com as entidades religiosas, foi possível notar a disponibilidade da Igreja em trabalhar com o Governo.

Pereira Alfredo, Governador da província do Huambo

“É preciso haver maior união de sinergias e de vontades, de forma a olhar naquilo que a religião pode contribuir para o desenvolvimento da província”, disse.

A cidade do Huambo, continuou, é tradicionalmente, o município da província onde as igrejas sempre tiveram uma intervenção muito grande e histórica do ponto de vista social, por meio das missões e hospitais missionários.

Durante o encontro, conversou com as lideranças religiosas sobre as preocupações ligadas à necessidade de mais investimentos públicos, para o bem-estar da população.  Para tal, disse que vai fazer o diagnóstico da real situação social da província.

Pereira Alfredo, Governador da província do Huambo

“Existem muitos desafios ainda por vencer com a colaboração da Igreja, sobretudo na componente social”, realçou.

Pereira Alfredo pediu, igualmente, maior engajamento das igrejas reconhecidas pelo Estado, para em uníssono, encontrar soluções para algumas situações sociais da província.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

“Estado de Selvajaria”, marcado por violações dos direitos humanos, diz relatório sobre Angola, de Abril a Junho de 2024, assinalado pelas associações Mizangala Tu Yenu e Handela. Manuel José da Voz da América completa esta notícia.

Peça de Manuel José, Correspondente da Voz da América 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This