NFV FORA D` HORAS 29-07-2024

29.07.2024

Noticiário NFV, edição segunda-feira 29 de julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Governador diz que Namibe ainda não atingiu auto-suficiência nos produtos da principal dieta alimentar da população;

2 – Namibe: Índice de criminalidade nos bairros Valódia e Cinco de Abril, limita circulação dos moradores e polícia diz estar atenta;

3 – UNITA no Namibe considera deplorável situação social da província;

4 – Expo-Cunene encerra com saldo de mais de 122 milhões de Kwanzas;

5 – Advogados apontam vantagens da dinamização do Corredor do Lobito.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo a partir da capital do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

O governador do Namibe reconhece que a província ainda não atingiu a auto-suficiência na produção de produtos, que constituem a principal dieta alimentar da população, mas assegurou que tudo está fazer para alcançar níveis satisfatórios nesse domínio.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Archer Mangueira que falava à margem da feira internacional em Luanda, que encerrou nesse domingo, salientou que a introdução de moto-cultivadoras tem estado a aumentar o nível de produtividade, mas é preciso ainda rever os mecanismos de pagamento desses equipamentos.

Namibe, ainda aquém da auto-suficiência na produção de produtos que fazem a dieta alimentar da população. Ouvíamos o Governador provincial Archer Mangueira. A província do Namibe  conquistou o prémio de melhor participantes da FILDA na categoria de agricultura e pesca.

 

A circulação dos cidadãos nos bairros Valódia e 5 de Abril na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, sobretudo às noites, é feita com receio e muitas limitações, devido o índice de criminalidade. Os moradores pedem a polícia para que seja mais interventiva para inverter a situação.

Moradores dos bairros da capital do Namibe

 

Ernesto Kalianguila, Porta-voz do Comando provincial do Namibe da polícia nacional

E o porta-voz do Comando provincial do Namibe da polícia nacional, Ernesto Kalianguila, assegurou que a situação está no centro das atenções da corporação, e tem já gizados os programas de prevenção a criminalidade virados para os referidos bairros, mas pede a colaboração da população.

Porta-voz do Comando provincial do Namibe da polícia nacional, Ernesto Kalianguila. Índice de criminalidade nos bairros Valódia e 5 de Abril no centro das atenções da corporação.

 

O Secretário provincial da UNITA no Namibe descreveu o tecido social da província como carente de quase tudo, situação, segundo ele, decorrente da crise geral que faz o quotidiano das famílias angolanas, desde água, produtos da cesta básica, energia eléctrica, habitação condigna entre outros serviços, por alegada falta de oportunidades.

Américo Wongo Samoma, Secretário Provincial da UNITA no Namibe

Américo Wongo Samoma fez estas revelações na abertura da jornada comemorativa em alusão ao 3 de Agosto, data em que o líder fundador daquele partido, completaria noventa anos de idade se estivesse em vida.

Secretário provincial da UNITA no Namibe, Américo Wongo Samoma, procedeu quinta-feira última na sua sede em Moçâmedes, abertura da jornada de reflexão sobre o 03 de Agosto, data do nascimento do seu líder fundador, que este ano decorre sob o lema: “Jonas Malheiro Savimbi, o símbolo de unidade e coesão interna do partido”.

 

Alberto Gaspar, Porta-voz da Expo-Cunene

A Expo-Cunene encerrou neste domingo com leilão de gado, ponto mais alto do certame, que gerou 122 milhões de Kwanzas. Alberto Gaspar porta-voz da feira que contou com  a participação de fazendeiros da região sul do país, concidera que ultrapassou as expepctivas e já pensa na internacionalização com fazendeiros da Namíbia e África de Sul.

 

O presidente da Federação Pecuária de Angola, Salvador Rodrigues enaltceu o poder dos criadores do Cunene.

Salvador Rodrigues, Presidente da Federação Pecuária de Angola

 

Gerdina Didalelwa, Governadora do Cunene

E governadora do Cunene, diz que o leilão deste ano ultrapassou os anteriores, e promete melhor aproveitamento da pecuária para  o desenvolvimento económico do país em geral e da província em particular.

Governadora do Cunene, diz que o leilão deste ano ultrapassou os anteriores nos mais variados domínios.

 

Os advogados da província de Benguela consideraram esta quinta-feira, na cidade do Lobito, que a dinamização do Corredor do Lobito é uma mais-valia que vai permitir maior desenvolvimento na região Centro e Sul do país. Escreve o Jornal de Angola, mais detalhes com Edson Fela.

O presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola em Benguela, José Faria, ao apontar as vantagens da dinamização do Corredor do Lobito disse que no caso concreto dos advogados vão ter oportunidades de trabalhar com empresas que poderão investir no Lobito.

Já o advogado Hipólito Capangala explicou que o Corredor trata-se de um desafio e oportunidade para todos os profissionais domiciliados na Comarca de Benguela, uma vez que poderão exercer as funções como servidores da justiça e do direito e se capacitarem cada vez mais para conseguir acompanhar e aconselhar naquilo que são os contratos que vão ser implementados no quadro das parcerias empresariais.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This