NAMIBENSES DESEJAM BOAS VINDAS AOS NOVOS JUIZES PARA REFORÇO DA CAPACIDADE DE RESPOSTA NOS TRINUNAIS LOCAIS

06.09.2024

Namibenses desejam boas vindas aos novos juizes para reforço da capacidade de resposta nos trinunais locais.

Por: Edson Fela

Ouvidos nas ruas da cidade capital do Namibe, em torno da chegada a Provincia do Namibe de onze Juizes, nomeados recentemente pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, os namibenses acreditam que os novos Juizes vão ajudar na celeridade processual, face ao atrazo na resposta que se assistia na tramitação e jugamento de casos em tribunal.

Domingos Manuel André, Protector de uma das empresas de vigilância na cidade capital do Namibe, “ver para crer”, mas diz esperar que os magistrados em causa, trabalhem arduamente a favor do povo expectante.

Domingos Manuel André, Protector de uma das empresas de vigilância na cidade capital do Namibe

“Eles são bem-vindos, só esperamos que façam um bom trabalho, não há muito o que se dizer porque não os vimos a exercerem as suas actividades, e já que são onze, espero que sejem mesmo o reforço que precisamos”.

 

Ilídio Fernando, outro segurança privado, disse ao NFV que considera ser mais valia para o reforço dos tribunais, e pede mais honestidade, cumprimento e respeito da lei.

Ilídio Fernando, Segurança privado

“É uma mais valia, considerando que a situação que passamos é deplorável relativamente aos direitos humanos, que os novos juizes vão a fundo da verdade, precisamos ser defendidos pois são os nossos direitos em causa”.

 

É preciso acabar com a burocracia processual na tramitação dos processos judiciais, e que os novos Juizes mostrem que de facto vieram mesmo reforçar os trbunais, disse Alberto Matias.

“Os juizes não são causadores da burocracia, cabe a nós respeitar o que o governo pós a nossa disposição, obedecendo a lei como tal. Recebemos os novos juizes de bom grado e esperamos honestidade em suas actividades”.

Alberto Matias, Empreendedor na província do Namibe

 

Tânias Brás do Conselho Superior da Magistratura Judicial, fez a apresentação dos onze Juizes ao Governador, procuradora e ao Delegado e Comandante da Policia Nacional.

Tânias Brás, Desembargadora do Conselho Superior da Magistratura Judicial

“São onze juízes colocados nas diversas Comarcas, cinco na Comarca de  Moçâmedes, três na Comarca da Bibala e Tômbwa, para o Camucuio, está reservado um juiz que começará de imediato a exercer as suas funções. Esses juízes vêm  reforçar o quadro do Magistrato local e vêm dar corpo ao princípio constitucional do acesso a justiça e ao direito na aprovação de uma decisão em tempo célere e útil, para permitir que as partes possam  recorrer mas tarde aos tribunais da relação”.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This