RÁDIO NFV FORA D` HORAS

22.04.2021

A rádio NFV noticiário de 22 de Abril de 2021

1-Agentes da policia de transito no Namibe são acusados de ter vendido motorizada apreendida por acidente de viação.

2-Deputado Salomão Xirimbimbi diz ser infundadas informações postas a circular nas redes sociais sobre uma suposta fortuna de 300 milhões de dólares na sua conta bancaria.

3-Sociedade civil exige libertação do activista Edson Kamalanga e os activistas voltam ás ruas protestar dia 1 de Maio.

4- Não há agua para todos no Huambo, mas sim todos para a água e três jovens morreram nas cacimbas a procura do precioso liquido em Bailundo.

Bem-vindos ao jornal NFV de quinta-feira, 22 de Abril de 2021, técnica e edição de Fonseca Tchingui, produção e coordenação de Armando Chicoca, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Desenvolvimento das noticias

O cidadão Luís Hungolo de 52 anos de idade diz ter sofrido um acidente de viação na cidade do Namibe, em 2018, quando uma motorizada colidiu com o seu meio. Em consequência do acidente fraturou a perna e o presumível culpado pelo acidente foi e continua protegido pelos agentes da policia de transito que os soltaram fora das normas legais. Hungulo disse que depois de receber alta do hospital e requerido o seu meio a policia deu conta que os agentes da corporação deram por desaparecida motorizada de marca Bajaja 100 da unidade de transito. Por ser pobre diz estar a ser abandalhado todos os dias.

Hungulo, diz-se revoltado com a situação e já apresentou queixa á PGR que também até agora não vê solução do seu problema.

Pai de família em situação de desemprego, Luís Hungulo pede apoio das instituições afins para o ajudar reaver o seu meio de transporte. O NFV procurou ouvir as autoridades policiais, sem sucesso.

O Deputado Salomão José Luheto Xirimbimbi, manifestou-se na manhã desta quinta-feira, 22 de Abril, constrangido com as informações que diz ser “infundadas” postas a circular nas redes sociais alegando existir uma suposta fortuna na sua conta bancária, avaliada em 300 milhões de dólares americanos.

 

Em conversa com o jornalista Armando Chicoca, o Politico do MPLA disse tudo o que se especula nas redes sociais não passa de má intenção que visa ferir apenas a sua imagem.

 

 

“O desenvolvimento desta noticia com o Jornalista Fonseca Tchingui”.

Os activistas cívicos no Namibe dizem estar criadas as condições para voltarem a marchar nas ruas da cidade do Namibe, no próximo dia 1 de Maio, visando exigir a libertação do activista Edson Kamalanga, detido à 22 de Outubro de 2020 por este ter comprado mosaico de origem duvidosa no mercado informal. Esta informação foi prestada pelo Activista cívico Pedro de Sousa, a saída do Governo provincial do Namibe onde depositaram documentos que formalizam a referida manifestação de protesto.

Amândio Balança, outro activista disse estar engajado na mobilização dos jovens e não só, para que todos participem ativamente nesta marcha. João Bamba, igualmente activista disse que vamos pressionar para que o caso de Edson Kamalanga seja julgado o mais rápido possível e o activista seja posto em liberdade.

Nelo da Cruz, outro activista contestante exorta a juventude do Namibe a sair as ruas sem receio em defesa dos nossos direitos cívicos, políticos, morais e de cidadania. “Edson Kamalanga é preso politico”, disse.

Lembro, no entanto, que o Secretario Provincial do Namibe da UNITA Vitorino Silepo disse muito recentemente que a saúde de Edson Kamalanga na Comarca do Namibe respirava cuidados. Ao passo que o Deputado Sampaio Mucanda pediu igualmente a soltura já e agora do activista Edson Kamalanga alegando a mão politica por detrás da prisão do activista Edson Kamalanga.

Enquanto isso, o activista Tchilalo João Muhalo, na província do Cunene continua detido em Peu-Peu, acusado de usurpação de título Académico. Armando Chicoca enquanto Diretor geral do NFV em que Tchilalo é igualmente jornalista comunitário desde Novembro de 2020 disse que a detenção de Tchilalo tem a ver com a vingança politica da governação de Gerdina Didalelwa que tem o jovem em causa a pedra no Sapato.

Tchilalo é um dos jovens que nos últimos anos tem organizado a juventude académica do Cunene e não só a perceber e valorizar os seus direitos cívicos, políticos e de cidadania, criticando arduamente a governação de Gerdina, que segundo Tchilalo, quer no partido quer no governo sustenta-se na base de nepotismo.

Na Província do Huambo, todos para a água e não água para todos, segundo disse o Politico do PRS, António Solya Solende, em conversa ao telemóvel do Namibe Fala Verdade com o jornalista Armando Chicoca. Em consequência da escassez de agua na Província do Huambo, rica em recursos hídricos, dois jovens morreram nos últimos dias por asfixia quando se encontravam cavar uma cacimba para obtenção de água e uma rapariga foi igualmente encontrada morta numa das cacimbas nos últimos dias, no Município de Bailundo.

O Secretário do PRS no Huambo disse por outro lado que não vai entregar os seus créditos em mãos alheias, aqueles que insistem em saquear o estado angolano no Huambo serão denunciados sem contemplações.

“Ai daquele que fugir as ameaças de morte dos governantes ladroes, eu não continuarei com a minha missão de defender as comunidades mais sofredoras no Huambo”, disse

 

Os professores preparam-se entrar em greve no próximo dia 26 de Abril, caso a Ministra da Educação não responda positivamente as exigências da classe, segundo disse Martinho Nganga, secretario provincial do SINPROF Namibe.

 

O Sindicalista desqualifica a relutância dos governantes angolanos e diz que “o colono português soube tratar melhor a classe de professores” deixando lembranças históricas em Angola.

 

 

A verdade doí mas liberta, eu sou a vossa amiga Madalena Tchicuendje, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This