NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

18.09.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas;

2 –  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos culpabiliza cidadãos pelo agravamento da pena contra vandalização de bens públicos;

3 – Obras de construção do centro de hemodiálise do Namibe serão concluídas em Dezembro deste ano;

4 – No Huambo secretário do PRS acusa partido no poder de politizar processo censitário;

5 – Ceticismo sobre ameaças da ministra angolana das finanças Ver Daves a departamentos que não prestam contas.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Archer Mangueira, Governador do Namibe

A implementação de políticas em vários sectores com vista a melhoria das condições de vida da população, sob o lema, fazer mais e melhor para a vida das pessoas, é a forma como o governo provincial do Namibe tem honrado o legado do primeiro Presidente de Angola Independente, António Agostinho Neto, segundo o qual, o mais importante é resolver os problemas. O governador Archer Mangueira teceu estas considerações no acto provincial de homenagem ao fundador da nação angolana, que aconteceu nesta terça-feira em Moçâmedes.

Governador do Namibe, Archer Mangueira ontem no acto das comemorações do dia do herói nacional António Agostinho Neto, realizado em Moçâmedes.

 

O Procurador do Namibe, Tadeu Vasconcelos ,fez notar que o agravamento da pena para os que vandalizam os bens públicos, deveu-se aos contornos insustentáveis que o fenómeno atingiu nos últimos tempos. Para o entrevistado da rádio pública local, os mentores desta prática deveriam ter vergonha.

Tadeu Vasconcelos, Procurador do Namibe 

 

Tadeu Vasconcelos fez saber ainda que a pena é aplicada de acordo com o valor do bem vandalizado.

Tadeu Vasconcelos, Procurador do Namibe 

Procurador do Namibe Tadeu Vasconcelos, considera que o agravamento da pena contra os mentores de actos de vandalismo foi provocado por cidadãos.

 

Coríntios Miguel, Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe

O Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe, garantiu que as obras de construção do futuro centro de hemodiálise em Moçâmedes, serão concluídas em Dezembro deste ano a julgar pela dinâmica que se imprimiu nos trabalhos em curso. Coríntios Miguel fala das valências da futura unidade sanitária.

Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe, Coríntios Miguel garante que as obras de construção do futuro centro de hemodiálise em Moçâmedes, serão concluídas em Dezembro deste ano.

 

Soliya Selende Lumumba,Secretário do PRS no Huambo

Apesar de reconhecer a importância do processo para o país, o Secretário provincial do Partido de Renovação Social, PRS, no Huambo, considera que o segundo censo populacional que inicia dento de algumas horas no país, está ser politizado pelo partido no poder. Soliya Selende Lumumba, disse que as instituições que dirigem o processo e os agentes censitários são do MPLA, e foram escolhidos a dedo na base do paternalismo e amiguíssimo.

Secretário provincial do Partido de Renovação Social, PRS, no Huambo, Soliya Selende Lumumba, considera que o segundo censo populacional que inicia dento de algumas horas no país, está politizado pelo partido no poder naquela província. NFV tentou ouvir algum dirigente do MPLA mas sem sucesso. Recorda-se que o primeiro censo populacional realizou-se em 2014.

A Voz da América escreve: ceticismo sobre ameaças da ministra angolana das finanças Ver Daves a departamentos que não prestam contas. Edson Fela completa esta informação.

O maior partido da oposição angolana e diversos analistas manifestaram ceticismo quanto à ameaça da ministra das Finanças Vera Daves de responsabilizar e penalizar os gestores de empresas públicas que não prestam contas. Daves fez estas declarações na última semana quando apresentava o relatório agregado do sector empresarial pública, referente ao ano de 2023.

‘’Como é nosso compromisso minimizar tais constrangimentos, orientamos as nossas equipas a desenvolverem estratégias e ferramentas objectivas com vista a responsabilizar e, nalguns casos, penalizar os gestores incumpridores’’, advertiu o governante.

As declarações da ministra das finanças seguem-se à recente constatação feita pelo Parlamento segundo a qual mais de 141 das 204 unidades orçamentadas não prestam contas dos dinheiros públicos que recebem, com destaque para as missões diplomáticas e as Administrações municipais.

A deputada de economia e finanças da Assembleia Nacional, Lisete Gonga, disse, na altura, que das 204 unidades orçamentadas apenas 63 prestaram contas, o correspondente a trinta e um por cento. Faustino Mumbica, economista e deputado da Assembleia Nacional, pela UNITA desvaloriza as sugestões da ministra das finanças com o argumento de que o tipo de prestação de contas que as instituições angolanas fazem’’ é de fachada’’ desde o Presidente da República aos ministérios.

Peça de Edson Fela, Jornalista comunitário do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This