NFV FORA D` HORAS 23-09-2024

23.09.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 23 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Sector da agricultura no Namibe potenciado com mais equipamentos agrícolas e cereais para campanha agrícola 2024 e 2025;

2 – Namibe: governo projecta ligação entre bairros periféricos e centro urbano por meio de estradas asfaltadas;

3 – Antonieta Kulanda à presidência da LIMA organização feminina da UNITA busca votos no Namibe;

4 – Moxico: mobilidade das pessoas é feita com muitas dificuldades diz secretário provincial da UNITA;

5 – Angola: Há desorganização no Censo 2024.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, transmitindo apartir da cidade de Ondjiva capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

A província do Namibe recepcionou vinte e cinco novos tractores além das trinta que já existiam, vinte multicultivadoras, quantidades consideráveis de diversos tipos de cereais e fertilizantes. Segundo o director provincial da agricultura e pecuária, Zonza Puissa, os referidos equipamentos e produtos destinam-se à campanha agrícola 2024-2025, que arranca nos próximos dias.

Director provincial da agricultura e pecuária, Zonza Puissa. Namibe recepcionou vinte e cinco novos tractores, vinte multicultivadoras e diversos tipos de cereais e fertilizantes.

 

Archer Mangueira, Governador do Namibe

O governo do Namibe tem projetado a construção de estradas asfaltadas que vão ligar os bairros periféricos ao centro da cidade de Moçâmedes, capital província. Segundo o governador Archer Mangueira, com esse o projecto cuja implementação vai obedecer a disponibilidade financeira, o seu pelouro perspectiva acabar com as periferias. O governante deu a conhecer que já estão em curso as obras das estradas do bairro Valódia numa extensão de treze quilómetros.

Governador do Namibe, Archer Mangueira durante o encontro de auscultação mantido recentemente com os moradores do bairro Valódia no âmbito do programa, dia da cidadania.

 

Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, Candidata à presidência da Liga da Mulher Angolana-Lima, da organização feminina da UNITA

Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, número um, na lista das três das candidatas, à presidência da Liga da Mulher Angolana-Lima, organização feminina da UNITA, apresentou neste sábado 21 de Setembro, o seu manifesto eleitoral aos militantes do partido no Namibe. O combate à pobreza é o eixo primordial, dentre vários, do programa de acção da futura presidente da LIMA, caso venha ser eleita no quinto congresso da organização, aprazado para os dias cinco e seis do próximo mês de Outubro, em Luanda. Cesaltina Kulanda disse que candidatou-se com o propósito primordial, dentre vários, o combate à pobreza.

Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, número um, na lista das três das candidatas, à presidência da Liga da Mulher Angolana-Lima, organização feminina da UNITA, caça votos no Namibe.

 

No Moxico a mobilidade das pessoas é feita com muitas dificuldades que têm a ver com o mau estado das estradas. O Secretário da UNITA naquela província, Afonso Baptista Ndumba que lamentou a situação em entrevista ao NFV, deplorou as condições considerou de péssimas em que as pessoas viajam de comboio.

Afonso Baptista Ndumba, Secretário provincial da UNITA no Moxico.

Secretário provincial da UNITA no Moxico, Afonso Baptista Ndumba, considera deplorável o estado das estradas que ligam aquela província as outras localidades e as condições em que as pessoas viajam de comboio.

 

O censo geral da população e habitação está a ser considerada como o grande acontecimento em Angola e as autoridades mobilizaram a população para aderir em massa nesta operação que acontece, pela segunda vez na história do país, depois de 2014. No entanto, segundo noticia a Voz de América, analistas em Luanda constatam alguma desorganização.Vários agentes de campo mobilizados para esta operação em diversas regiões do país denunciaram alguma desorganização na condução deste processo. Apontaram vários constrangimentos, desde os aspetos logísticos ao número reduzido de meios de transportes.

Segundo as nossas fontes, em algumas províncias o processo não arrancou na data inicialmente prevista, porque muitos agentes de campo não tiveram contacto com os equipamentos digitais de recolha da informação. Apesar de várias reclamações dos agentes de campo, ainda assim, o Diretor Geral Adjunto do Instituto Nacional de Estatística, afirma que ninguém vai ficar de fora durante a operação.

Hernâni Luiz garante, por outro lado, que a segurança dos agentes está acautelada e fala na mobilização dos meios necessários.

O governo angolano mobilizou cerca de 30 mil milhões de kwanzas (29,6 milhões de euros) para a realização do censo 2024, que tem como lema “Juntos contamos por Angola”.

Em 2023, o Instituto Nacional de Estatística estimou para Angola no ano do segundo censo, 2024, uma população de cerca de 35,1 milhões de habitantes, tendo em conta a taxa de natalidade, mortalidade e outros fatores.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This