NFV FORA D` HORAS 25-09-2024

25.09.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 25 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Presidente pede recuperação do dinheiro público desviado do país;

2 – Humanização dos serviços de saúde no Namibe refletida no fórum provincial promovido por ocasião do 25 de Setembro dia do trabalhador da saúde em Angola;

3 – No Moxico fome é extrema diz Secretário provincial da UNITA;

4 – Governador do Namibe está em Cabo-Verde para colher experiência no domínio do turismo;

5 – Não interessa consagrar direitos constitucionai não realizavéis no País, defendeu advogado Gonçalo Jorge, representante do conselho provincial da OAO no Moxico.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel,  transmitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene com apoios do NED e da Open Society.

 

João Lourenço, Presidente da República de Angola

O Presidente da República, reafirmou que o governo angolano vai continuar a combater com todas as forças a corrupção para recuperação do dinheiro público do desviado do país. João Lourenço falava na nona sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas que decorre em Nova York, Estados Unidos de América onde apelou a colaboração de outros países.
O Estadista angolano lamentou no entanto, as barreiras criadas por alguns países no envio do dinheiro desviado de Angola.

Presidente da República, João Lourenço reafirma que o governo angolano vai continuar a combater com todas as forças a corrupção para recuperação do dinheiro público desviado do país.

 

Coríntios Miguel, director do gabinete provincial da saúde no Namibe

Os trabalhadores da saúde em Angola assinalam hoje o dia que lhes é consagrado, 25 de Setembro, sob o lema, ‘’ Humanização é um factor de estabilidade na relação paciente e profissional de saúde’’. No Namibe a data foi simbolizada com a realização do primeiro fórum provincial sobre humanização de saúde. O director do gabinete provincial da saúde, Coríntios Miguel referiu-se na ocasião dos pontos fulcrais do evento.

 

Coríntios Miguel, director do gabinete provincial da saúde no Namibe

Coríntios Miguel, ressaltou ainda os desafios do sector que visam a melhoria das condições de trabalho e melhoria das formas de atendimento aos pacientes.

 

Abel Kapitango, Vice-governador para o sector económico político e social

E o Vice-governador para o sector económico político e social, Abel Kapitango reconheceu as insuficiências que se registam no sector da saúde bem como deplorou a comparticipação dos pacientes quando transferidos de uma unidade sanitária para outra.

 

Abel Kapitango, Vice-governador para o sector económico político e social

O governante deixou fortes recomendações aos responsáveis e profissionais do sector da saúde.

Vice-governador para o sector económico político e social, Abel Kapitango na abertura do primeiro fórum provincial sobre humanização de saúde. Participaram do evento, governantes, autoridades tradicionais, entidades religiosas e técnicos do sector.

 

 

Governador do Namibe Archer Mangueira está em visita de trabalho na República irmã de Cabo Verde. Domingos Marques completa esta informação.

Segundo informação veiculada pelo Gabinete de Comunicação Social, do governo do Namibe, o governador provincial Archer Mangueira iniciou nesta terça-feira, uma visita de trabalho a República de Cabo Verde. De acordo com a nota a que NFV teve acesso, a comitiva angolana vai colher experiência no sector turístico e estabelecer parcerias que visam alavancar o turismo no Namibe.

O governante máximo do Namibe foi recebido em audiência pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e pelo Vice Primeiro Ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olávio Correia.

Archer Mangueira e o director do Gabinete provincial da Cultura, Turismo e Ambiente, Pedro Hangula que o acompanha visitaram igualmente os pontos turísticos na Ilha do Sal e Buracona e infraestruturas hoteleiras.

Peça de Domingos Marquês, jornalista comunitário do NFV

 

Afonso Baptista Ndumba, Secretário provincial da UNITA no Moxico

A província do Moxico com terras aráveis e grandes bacias hidrográficas, a sua população passa por fome extrema. O Secretário provincial da UNITA Afonso Baptista Ndumba que lamentou a entrevista ao NFV, atira largas culpas à governação, que segundo afirmou, não distribui imputes agrícolas nem terras para aos cidadão produzirem para auto suficiência alimentar.

 

Afonso Baptista Ndumba, Secretário provincial da UNITA no Moxico

Afonso Baptista Ndumba, frisou ainda que há ausência da vontade política por parte de quem governa e a distribuição de imputes agrícolas apenas aos militantes do MPLA, está na base do hecatombe social que vive a população do Moxico.

Secretário provincial da UNITA no Moxico, Afonso Baptista Ndumba. A população daquela província passa por fome extrema.

 

Não interessa consagrar direitos constitucionais não realizavéis no País, defendeu advogado Gonçalo Jorge, representante do conselho provincial da Ordem dos Advogados no Moxico. Os pormenores desta matéria, é com o jornalista Armando Chicoca, apartir da cidade do Moxico.

Peça de Armando Chicoca, Correspondente da Voz da América

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This