CAMPONESES DA BIBALA TORNARAM-SE A PARTIR DE HOJE DONOS DAS SUAS LAVRAS

23.04.2021

Os camponeses do Município da Bibala foram os primeiros no Namibe a beneficiar-se dos títulos de concessão de terra,” programa minha terra”, iniciativa presidencial.

Por: Edna Mande, na Bibala.

A delegação ministerial vinda de Luanda percorreu cerca de 178 quilómetros do Namibe á Bibala, afim de proceder a titularidade oficial da posse de terra ou lavras, no programa “minha Terra” à centenas de camponeses que têm o ouro verde a sua maior riqueza para autossustento.

 

O acto da abertura do referido programa, foi presidido pelo Ministro de Estado e da casa civil da Presidência da República Adão de Almeida, na manhã desta sexta-feira ,23 de Abril no Município da Bibala.

O programa “minha terra” visa conceder os títulos de concessão de terras a todos camponeses de Angola a custo zero para que homens e mulheres que amam a terra e trabalham nela para o seu sustento possam beneficiar-se de todos os direitos reservados aos agricultores, incluindo créditos bancários.

Amélia Camunheira, Administradora Municipal da Bibala fez as honras da casa em nome das comunidades de Capangombe desejando boas vindas a delegação ministerial. A governante disse a Delegação que quem pisa as terras da Bibala ganha gosto por ela e os nossos camponeses estão de parabéns pela iniciativa presidencial.

 

Ana Paula de Carvalho, Secretária de Estado para Ordenamento do Território na mensagem do executivo angolano esclareceu os propósitos deste programa de iniciativa presidencial.

“A partir de hoje passaram a ganhar a titularidade destas terras, podendo fazer destes títulos um meio indispensável para créditos bancários e potenciar a agricultura para melhorar a dieta alimentar as famílias, temos como meta a nível nacional a emissão de 200 títulos em cada um dos Municípios, o empenho das comunidades do Município da Bibala fez com que o mesmo fosse escolhido nesta província, a terra para o cidadão angolano é o meio para promover o seu desenvolvimento económico e combater a fome e a pobreza no seio das comunidades, a falta de segurança de terras nas comunidades locais tem influenciado em grande medidas a ocupação destas parcelas de terras por grupos ilegais”, Frisou. Os camponeses na sua mensagem agradeceram o gesto do executivo angolano e querem ver os apoios subscritos. .

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This