NFV FORA D` HORAS 02-10-2024

02.10.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 02 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos:

1- Inspecção do Conselho Superior da Magistratura Judicial, trabalha no Namibe;

2 – Programa de fomento de piscultura vai ser implementado no Bentiaba (Namibe);

3 – Níveis de produção de ovos aumentam no Namibe grante avicultor Adriano Silva;

4 – Vinte e quatro camiões de angolanos retidos há mais de quinze dias com mercadoria diversa para Cabinda;

5 – Concessionário do Corredor do Lobito continua espera do investimento americano e de um empresariado nacional mais sólido.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Fina Shatipamba, transmitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

Tânia Bráz, Inspectora acompanhante do Conselho Superior da Magistratura Judicial

Uma equipa da inspecção do Conselho Superior da Magistratura Judicial, trabalha no Namibe desde esta terça-feira até sexta-feira próxima no âmbito do cumprimento dos principios, direitos, liberdades e garantias constitucionais, a tramitação processual e cumprimento dos prazos processuais entre outras constatações, conforme explica a, Juiza Desembarcadora do Tribunal da Relação do Lubango província da Huíla, Inspectora Acompanhante da província Judicial do Namibe, Tânia Braz.

 

Tânia Bráz, Inspectora acompanhante do Conselho Superior da Magistratura Judicial

Segundo a Juiza Tânia Braz, os magistrados judiciais vão igualmente avaliar os processos de agressão sexual à menores.

Uma equipa da inspecção do Conselho Superior da Magistratura Judicial, trabalha no Namibe para avaliar os processos de agressão sexual à menores.

 

 

O programa de fomento de piscultura, a ser implementado, nos próximos dias, pelo gabinete provincial das pescas e do mar no Namibe, prevê produzir carca de dez toneladas de tilapia(cacusso) por mês, na fase inicial, com vista a diversificar e melhorar a dieta alimentar da população local. Segundo o Director do Gabinete provincial das Pescas, Piedade Goanhe, o projecto será implementado em parceria com a Universidade do Namibe, que que vai disponibilizar os quadros do curso de aquicultura.

Em declarações à ANGOP, referiu que, para a implementação da primeira fase do projecto já estão a decorrer trabalhos que vão resultatar na instalação de tanques para a criação de peixe em cativeiro, no estabelecimento prisional do Bentiaba.” o estabelecimento prisional do Bentiaba tem tido muitos custos para adquirir alimentação, concretamente na compra de frango e pescado, daí que a delegação do Ministério do Interior abraçou o projecto e vamos, numa primeira fase avançar com a produção no referido estabelecimento prisional”, salientou.

Piedade Goanhe, referiu que o projecto vai permitir a inclusão produtiva e a capacitação profissional do reclusos, que depois de cumprirem as suas penas vão poder exercer a actividade nas comunidades. De acordo com o Director, os reclusos serão formados e certificados, com ênfase à componente de inclusão produtiva, para o aumento da produção no mercado.

 

 

O empresário, avicultor do Namibe Adriano Silva, assegurou à rádio pública que os niveis de produção de ovos aumentam substancialmente, e tranquiliza a população que o produto para a quadra festiva está garantido.

Adriano Silva, Avicultor da província do Namibe 

Empresário, Avicultor do Namibe, Adriano Silva em declarações pública, garante abastecimento de ovos à população durante a quadra festiva, face ao aumento crescente dos níveis de produção.

 

 

Vinte e quatro camiões com mercadorias diversa, destinadas a província de Cabinda estão retidos há mais de quinze dias na República Democrática do Congo. A situação pode comprometer a conclusão da refinaria daquela província nos prazos acordados, o proprietário dos veículos receia a sabotagem e deterioração das mercadorias.

Aderson Maiomona, cidadão da província de Cabinda

Proprietário dos vinte e quatro camiões de Cabinda retidos há mais de quinze dias na RDC por questões internas daquele país.

 

 

A caminho dos 10 meses de actividade, a Lobito Atlantic Railway (LAR), que explora os serviços ferroviários e logística do Corredor do Lobito, em Angola, aguarda pelo anunciado investimento norte-americano para o início do percurso. João Marcos da Voz da América tem a reportagem Concessionário do Corredor do Lobito.

Peça de João Marcos, Correspondente da voz da América em Benguela

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This