NFV FORA D` HORAS 07-10-2024

07.10.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 07 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: polícia nacional apela aos pais e encarregados maior cuidado com menores para prevenir casos de abusos sexuais;

2 – Administtração municipal de Moçâmedes(Namibe) perspectiva para Novembro primeira feira de tomate;

3 – Governo do Namibe mantém aposta nas escolas itinerantes;

4 – Secretário do PRS no Huambo diz o Censo está ser politizado;

5 – “Silêncio de Biden sobre o declínio do espaço cívico em Angola é preocupante”, diz Amnistia Internacional.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, Domingos Marques produz, e apresenta o noticiário apartir da cidade capital do Namibe com apoios do NED e da Open Society.

 

O Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe apela aos pais e encarregados de educação a adoptarem medidas de proteção à menores para prevenir os casos de abusos sexuais. A chamada de atenção é do especialista do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensada Polícia nacional, João Bamba Gomes, face aos casos violação sexual que nos últimos tempos tendem ganhar contornos alarmantes na província.

 

João Bamba Gomes, especialista do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensada Polícia nacional no Namibe

 

Polícia Nacional no Namibe apela aos pais e encarregados de educação a adoptarem medidas de proteção à menores para prevenir os casos de abusos sexuais.

Direcção municipal do Desenvolvimento Económico Integrado de Moçâmedes, província do Namibe, promove de oito a onze de Novembro próximo, a primeira feira do tomate. Segundo a chefe de secção do recenseamento das a actividades económicas, Iracema Alfredo, o certame a ter lugar no recinto da feira do gado no bairro Cambongue, vai expor também outros produtos agropecuários.

 

Iracelma Alfredo, chefe de secção do recenseamento das  actividades económicas de Desenvolvimento de Moçâmedes

 

Iracema Alfredo diz a feira do tomate visa promover o desenvolvimento da economia e estabelecer parcerias entre expositores.

 

Iracelma Alfredo, chefe de secção do recenseamento das  actividades económicas de Desenvolvimento de Moçâmedes

 

Direcção municipal do Desenvolvimento Económico Integrado de Moçâmedes, província do Namibe, promove de oito a onze de Novembro próximo, a primeira feira do tomate. Ouvíamos Iracema Alfredo da comissão organizadora do certame que vai no recinto da feira do gado no bairro Cambongue em Moçâmedes.

 

 

Abel Kapitango,Vice-governador para o sector político, social e económico do Namibe

O Vice-governador para o sector político, social e económico, do Namibe, reafirmou recentemente no município da Bibala a aposta do governo provincial na implementação de escolas itinerantes nas zonas de trnsumância. Abel Kapitango, que falava durante o encontro nacional das comunidades, salientou que a experiência piloto vaI acontecer no município do Virei.

 

Abel Kapitango,Vice-governador para o sector político, social e económico do Namibe

Abel Kapitango apelou ainda as comunidades para adesão às campanhas de vacinação destinadas as crianças bem como a preservação de bens públicos.

O governo do Namibe pretende com as escolas itinerantes, travar a faga de alunos das escolas do meio rural, por fatores culturais, co,mo a pastorícia. Ouvíamos o Vice-governador para o sector político, social e económico, do Namibe Abel Kapitango.

 

 

Soliya Selende Lumumba, Secretário do Partido de Renovação Social no Huambo

O Secretário do Partido de Renovação Social no Huambo, Soliya Selende Lumumba, disse que o censo populacional, 2024 que teve início no passado dia dezanove de Setembro, está ser politizado. O dirigente político justifica a sua afirmação alegando que os responsáveis do processo censitário foram escolhidos a dedo e com base no nepotismo, amiguíssimos e militância.

 

Soliya Selende Lumumba, Secretário do Partido de Renovação Social no Huambo

Questionado sobre os resultados do censo de 2014, Soliya Selende Lumumba frisou que não teve reflexos positivos na vida população, pois segundo sublinhou, ainda existem localidades sem escolas.

Secretário do Partido de Renovação Social no Huambo, Soliya Selende Lumumba, diz que o censo populacional, 2024 está ser politizado.

 

O Porta-voz do Departamento de Estado diz que “EUA trabalham com Governos e parceiros da sociedade civil na África para defender liberdades civis”.

A Amnistia Internacional (AI) quer que o Presidente americano, na sua primeira viagem a um país africano, Angola, coloque na sua agenda a defesa dos direitos humanos, da mesma forma que celebra os investimentos do seu país no continente.

Numa nota divulgada nesta sexta-feira, 4, aquela organização de defesa dos direitos humanos afirma que “o silêncio de Biden sobre o declínio do espaço cívico em Angola é preocupante”.

Uma porta-voz do Departamento de Estado, contactada pela Voz da América, reagiu dizendo que “o desenvolvimento económico não pode acontecer às custas dos direitos humanos” e que os Estados Unidos trabalham com governos e parceiros da sociedade civil na África e ao redor do mundo para defender as liberdades civis.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This