NFV FORA D` HORAS 09-10-2024

09.10.2024

Noticiário NFV, edição de Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Governo da província trabalha na implementação de centros de acolhimento de menores em conflito com lei;

2 – Empresas angolanas partilham experiências e buscam oportunidades de negócios na conferência mundial  que decorre na Alemanha;

3 – Morosidade processual na Administração Pública e  subsídios de pensão inquieta Provedoria de Justiça no Namibe;

4 – Biden visita Angola com interesse no Corredor do Lobito e não no diálogo plural – presidente da UNITA;

5 – Joe Biden adia viagem a Angola devido a furacões noticiou  Voz da América.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, transmitindo o noticiário apartir da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos no Namibe,fez saber que o  governo da província já trabalha  na implementação dos centros de acolhimentos de menores em conflitos com a lei penal. Wilson Vilengalenga prestou esta informação, esta segunda-feira durante a reunião dos órgãos que intervêm na Administração da Justiça na província.

 

Wilson Vilengalenga, Delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos no Namibe

 

Delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos no Namibe,  Wilson Vilengalenga. O  governo da província já trabalha  na implementação dos centros de acolhimento de menores em conflito com a lei.

 

Alberto Bengue, presidente do Conselho da Administração do Porto de Luanda.

 

Os empresários angolanos do subsector  marítimo e portuário participam  na conferência  mundial  dos portos que acontece na Alemanha, para intercâmbio de experiências e busca de oportunidades de negócios e parcerias.

Em declarações  à rádio pública angolana, o presidente do Conselho da Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, ressaltou a descarbonização e a inteligência artificial são pontos fulcrais para o desenvolvimento dos portos em Angola.

 

Sebastião Macunge, presidente da PESCA ANGOLA.

 

O presidente da PESCA ANGOLA, Sebastião Macunge  disse que Angola tem que ver como os outros portos funcionam no sentido de mitigar os riscos.

 

Manuel Nazareth Neto,Presidente do Conselho da Administração do porto do Namibe  

 

  E o Presidente do Conselho da Administração do porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto espera que  Angola tire do melhor  proveito de todos os temas sem descurar questões económicas,  desenvolvimento das regiões e nos portos.

 

 

 

 

 

Presidente do Conselho da Administração do porto do Namibe,Manuel Nazareth Neto.Empresários angolanos do subsector  marítimo e portuário participam  na conferência  mundial  dos portos que acontece na Alemanha.

 

Eduardo Severino, Chefe dos Serviços provinciais da Provedoria de Justiça.

 

A morosidade processual na Administração Pública, o direito a informação ao cidadão e  os subsídios de pensão os casos que mais dão entrada na Provedoria de Justiça no Namibe. A informação foi revelada pelo Chefe dos Serviços provincias da Provedoria de Justiça, Eduardo Saverino.

Eduardo Severino, Chefe dos Serviços provinciais da Provedoria de Justiça.

 

Eduardo Severino que falava da comemoração amanhã do dia internacional da Provedoria da Justiça, considera haver cultura jurídica por parte dos cidadãos.

Chefe dos Serviços provincias da Provedoria de Justiça, Eduardo Saverino. Assinala-se amanhã quinta-feira o dia internacional da Provedoria da Justiça. No Namibe, o acto provincial comemorativo vai ter lugar na sede do governo local

 

Peça de Domingos Marques, Jornalista comunitário do NFV.

 

Biden visita Angola com interesse no Corredor do Lobito e não no diálogo plural diz o presidente da UNITA. Domingos Marques completa esta informação.

O presidente da UNITA, oposição angolana, disse recentemente em Luanda, que a visita adiada do  Presidente norte-americano a Angola tem a ver  com interesse no Corredor do Lobito e não no diálogo plural com as instituíções estatais, admitindo, contudo, ser uma visita “extremamente importante e única”.

“Estamos a falar da maior potência económica, da maior democracia do mundo e uma visita de um Presidente americano poderia merecer uma enorme expectativa não só minha, mas de todo o povo angolano (…).  Mas os cidadãos estão a perceber que nós não vamos ter uma visita de um Presidente americano a Angola, nós vamos ter uma visita a alguns interesses minerais que utilizam Angola como maior passagem”, afirmou  Adalberto Costa Júnior.

Em entrevista à Lusa, o líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição) considerou que a visita de Joe Biden a Angola,inicialmente  agendada entre 13 e 15 de outubro, “não será plural” e que este estará num país “onde não há democracia”. De acordo com presidente da UNITA, Biden dissera que não visitaria países próximos de uma ditadura, com falta de democracia, aludindo a relatórios do governo dos Estados Unidos da América (EUA), segundo os quais Angola “não é uma democracia”.

 

Peça de Fina Shatipamba, Jornalista comunitário

 

O Presidente dos Estados Unidos a adiou a sua viagem a Angola prevista para 13 a 15 deste mês “a fim de supervisionar os preparativos e a resposta ao furacão Milton, além da resposta contínua aos impactos do Furacão Helene em todo o Sudeste”, noticiou a Voz da América.Outros detalhes com a Fina Shatipamba.

A Casa Branca fez este anúncio nesta terça-feira, 8, sem adiantar uma possível data para a deslocação a Alemanha, inicialmente prevista para começar a 10, e a Angola.

O furacão Milton, de categoria 4, é esperado chegar à Flórida.

Biden, de 81 anos, deveria ter partido na quinta-feira para a sua viagem de despedida à Alemanha, um aliado fundamental, onde se deveria encontrar com os líderes europeus para reforçar o apoio à luta da Ucrânia contra a Rússia.

Mas  com a aproximação de um furacão teria representado graves riscos políticos no seu país, apenas 28 dias antes de uma eleição presidencial apertada nos EUA.

Na Alemanha, adianta a Voz da América, Biden deveria ter realizado uma cimeira quadripartida com o chanceler Olaf Scholz, o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e encontrar-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Também estava prevista uma visita de Estado a Berlim.

O líder norte-americano deveria então supervisionar uma cimeira internacional de maior dimensão dos aliados da Ucrânia na base militar norte-americana de Ramstein, no sudoeste da Alemanha.

Depois da Alemanha, Biden deveria fazer a sua primeira visita, há muito prometida como Presidente, à África subsariana, com a sua deslocação a Angola, país rico em petróleo.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This