DOM EDUARDO ANDRÉ MUACA FOI PRIMEIRO BISPO ANGOLANO NEGRO.

10.10.2024

Estamos perante o centenário de Dom Eduardo André MAUCA (1924-2024), bispo que inaugurou a nossa missão católica do Tucuve, construída pelos grandes padres, António Linha e José Kanuco.

Por: Armando Chicoca

Dom Eduardo André Musca

A missão do Tucuve foi construída em finais de 1969 e inaugurada em finais de 1970 por Dom André MUACA, que era da província diocesana de Menongue.

Éramos mais de 100 adolescentes da Embala de Galangue, catequizados pelo meu tio José da Costa Soma Kondjamba fizemos parte de mais de 500 almas que participamos na construção desta missão católica, confirmados na comunhão e crisma por Dom Muaca no dia de inauguração.

Há cinquenta anos, lembro-me que foi uma grande festa Eclesial onde as nossas mães camponesas e as famílias brancas, (afinal em Cristo não há pobres e nem pequenos) contribuíram para a nossa grande festa.

 

Sem dúvidas, o primeiro Bispo Negro angolano dos tempos modernos veio da província de Cabinda e o segundo bispo negro angolano da era moderna (e o único sobrevivente) veio da província do Huambo, Dom Zacarias Kamwenho.

Hoje 09 de Outubro de 2024 celebramos com a missão profética cumprida, o centenário de Dom Eduardo André Muaca (feliz memória) que historicamente estaria a completar 100 anos de vida.

Segundo pesquisas que o NFV teve acesso, Sim Eduardo André Muaca foi nomeado Bispo pelo Papa Paulo VI a 4 de Março de 1970.

O Bispo Eduardo Muaca, natural de Cabinda, tornou-se assim o primeiro Bispo negro angolano dos tempos modernos a nível dos países de expressão portuguesa.

CONHEÇA A ORDEM CRONOLÓGICA DE NOMEAÇÕES EPISCOPAIS DOS BISPOS ANGOLANOS ATE 1975

1. DOM EDUARDO ANDRÉ MUACA – 04 de Março 1970.

2. DOM ÓSCAR BRAGA – 20 de Novembro 1974.

3. DOM ZACARIAS KAMUENHO – Agosto de 1974.

4. DOM MANUEL FRANKLIN DA COSTA – 10 de Agosto 1975.

5. DOM ALEXANDRE DO NASCIMENTO – 10 de Agosto de 1975.

6. DOM FRANCISCO VITI – 10 de Agosto de 1975.

A vocação das famílias do povo de Cabinda contribuiu com dois Bispos, Dom Eduardo André MUACA e Dom Manuel Franklin da Costa.

A vocação da província do Huambo também contribuirá com as vocações dois bispos, Zacarias Caminho e o bispo Francisco Viti.

Esperamos que o executivo angolano reflita o papel da Igreja na formação do homem novo em Angola.

A exemplo do Cunene, os primeiros quadros desta província foram formados pela Igreja Católica.

Porque não incluir no projeto de reconstrução e reconciliação de Angola a reabilitação das missões e outras infraestruturas da Igreja destruídas pela ação de guerra?

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This