30.04.2021

O Noticiário NFV 30-04-2021

1-Activistas cívicos no Namibe desapontados com alegado comportamento do director adjunto do gabinete do Governador do Namibe.

2- Presidente da Associação Mãos livres Salvador Freire dos Santos vem ao Namibe e Cunene defender os activistas Edson Kamalanga e Tchilalo João Muhalo.

3- Governo deve resolver problema de pessoas que buscam migalhas de comida nos contentores de lixo, dizem os jovens no Namibe.

4-Não há livre circulação de pessoas e bens na província da Lunda Norte, dizem activistas locais.

Bem vindos ao Jornal NFV técnica e edição de Fonseca Tchingui, produção e coordenação de Armando Chicoca, eu sou Madalena Tchicuendje apresento para vocês nesta sexta-feira, 30 de Abril de 2021.

Os Activistas cívicos no Namibe manifestam-se desapontados com o presumível comportamento de Alberto Mateia, diretor adjunto do gabinete do Governador do Namibe, Archer Mangueira, que segundo os Activistas cívicos, há várias reclamações de cidadãos que os seus documentos não chegam ao despacho do Governador causando embaraços aos cidadãos, segundo Pedro de Sousa.

O activista explica as dificuldades porque passam para obterem a resposta do documento sobre o trajeto da manifestação do dia 1 de Maio exigindo a libertação de Edson Kamalanga.

Amândio Balança disse pelo menos desta, vez ficou a saber quem tem boicotado os pedidos de audiência e alerta o próprio governador Archer Mangueira sobre o comportamento dos funcionários do governo do Namibe que o distanciam do povo.

“Porquê estes funcionários impedem que os cidadãos tenham contacto com o governador do Namibe,” questionou Balança.

O NFV procurou ouvir Alberto Mateia sem sucesso, mas a nossa fonte soube que pressionado Mateia chamou os activistas e procedeu a entrega do referido documento as 20 horas de quinta-feira 29 de Abril.
O presidente da Associação Mãos Livres Salvador Freire dos Santos, disse que já não é tempo de perseguir pessoas que pensam diferente em Angola.

 

O Advogado Freire a caminho das províncias do Cunene e do Namibe onde vai prestar o seu apoio judiciário, enquanto Advogado, aos activistas Tchilalo João Muhalo, preso em Peu-Peu, Ondjiva, e Edson Kamalanga, detido na Comarca do Namibe onde contraiu tuberculose fez saber que não se vai cansar em defender os direitos humanos subscritos pela Associação Mãos Livres como objeto social.

 

O activista Nelo da Cruz agradece a presença do Advogado da Associação Mãos Livres.
Outros dizem ainda que apesar das dificuldades em transportes, no dia 10 de Maio vão estar há 100 metros do tribunal do Cunene prestando corrente de solidariedade a Tchilalo João Muhalo.

 

A situação social dos cidadãos do Namibe degrada-se a cada dia que passa, os jovens no Namibe advertem o governo para resolver o mais rápido possível o problema de pessoas que buscam migalhas de comida em contentores de lixo.
Outros dizem ainda que é o momento dos cidadãos avaliarem o impacto de ausência de politicas públicas deixando os cidadãos em extrema pobreza sem proteção social.

Não há livre circulação de pessoas e bens na Província da Lunda norte. Os caminhos da lavras e das áreas de garimpo continuam barradas. Tchibitchika Tchimobi disse ao NFV que inclusive as motas não circulam a vontade.

Terminamos assim o espaço informativo desta sexta-feira 30 de Abril de 2021, a verdade doí mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This