RÁDIO NFV FORA D` HORAS

01.06.2021

Noticiário na rádio NFV 31-05-2021

1-Presidente da CASA-CE Manuel Fernandes, apelou no Namibe combate a corrupção mais sério para evitar erros cometidos no passado.

2-Vendedoras do Mercado cinco de Abril na cidade do Namibe dizem estar desapontadas com comportamento das forças policias e fiscais do mercado cinco de Abril.

3-Mais de 16 cidadãos foram detidos na passada sexta-feira, 28 de Maio em Cafunfo província da Lunda Norte dizem comunidades locais.

4-Chegada tardia do despacho do governo da Província do Namibe aos activistas organizadores da marcha embaraçou a realização da manifestação de sábado último.

Sejam Bem-vindos ao jornal “NFV” desta segunda-feira, 31 de Maio de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Agora ao desenvolvimento das notícias.

O Presidente da CASA-CE Manuel Fernandes apelou no Namibe que o combate a corrupção deve ser mais sério para evitar os erros cometidos no passado. O político da CASA-CE fez tais declarações no acto de massas realizado no último final de semana 29 de Maio no Pavilhão Saydi Mingas, na cidade do Namibe. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Gercione Paulo.

“Manuel Fernandes diz que não se pode aceitar que numa Angola potencialmente rica 70% do seu povo esteja em extrema pobreza”, disse o político da CASA-CE em acto que congregou a juventude da terceira força política do País.
A CASA-CE, segundo Manuel Fernandes, “apoia a reconciliação Nacional em Angola,” o líder da terceira força política mais votada na presente legislatura angolana, diz que “é preciso aprofundar o processo para que o discurso do perdão do Presidente João Lourenço, se reflita na prática,”.

 

A CASA-CE recomenda engajamento sério, responsável e patriótico no combate a corrupção sem recurso a perseguição politica ou seletividade. que o combate a corrupção acautele medidas que visam evitar a repetição de situações do caso mais recente do” Major Lussaty “transmite ao mundo uma imagem de que angola não é um País sério, como é possível um País organizado avultadas somas monetárias ficam em posse de uma só pessoa, esta realidade inibe o investimento estrangeiro”, Afirmou o politico da CASA-CE.

As vendedoras do mercado cinco de Abril na cidade do Namibe dizem estar desapontadas com o comportamento negativo das forças policiais e fiscais do mercado cinco de Abril. Ouvidas pelo NFV na manhã desta segunda-feira, 31 de Maio, Joana Catarina, “não se justifica que numa fase como esta em que a vida está difícil para todos por conta da pandemia da COVID-19 continuamos a ser perseguidas pela polícia,” manifestou.

O “NFV” contactou o posto policial do mercado cinco de Abril sem sucesso.

16 cidadãos foram detidos na passada sexta-feira, 28 de Maio em Cafunfo província da Lunda Norte. A informação foi prestada por António Kapaia, membro do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe.

“Este é o número sabido que foram detidas 16 pessoas no Município do Cuango aqui na Lunda Norte , não fizeram nada, só estamos a exigir o julgamento dos presos do Movimento Protectorado Lunda Tchowe ” disse.

 

A chegada tardia do despacho do governo da provincia do Namibe aos activistas organizadores da marcha embaraçou a realização da manifestação de sábado último 29 de Maio. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Augusto Cativa.

“A marcha em causa visava exigir soltura do activista Edson Kamalanga detido na comarca do Namibe à 22 de Outubro de 2020 , por ter comprado material de construção civil supostamente foi roubado. O que está a ser entendido de “má fé” por parte dos detentores do poder.

Eusébio Kacuni, activista sublinha que “Comportamentos como estes retrocedem o País, assim o País não cresce e não avança, nós os activistas lamentamos muito por esta atitude do governo da província do Namibe,” rematou.
Nelo da Cruz, igualmente activista e membro organizador da marcha.” Pedimos que o casos comos estes não voltem acontecer, as próximas vezes corrijam estes erros”, frisou.

Já na província do Cunene a realidade foi a mesma, os jovens manifestantes foram igualmente impedidos de marchar por alegada ordens superiores. de realçar que a manifestação visava repudiar o elevado custo de vida das famílias angolanas.

“As manifestação em outras províncias acontecem normalmente mas aqui na Província do Cunene sempre que saímos às ruas somos impedidos por por alegadas ordens superiores,” disse

 

 

Assim terminamos o espaço informativo desta segunda-feira, 31 de Maio de 2021, a verdade dói mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This