RÁDIO NFV FORA D` HORAS

08.06.2021

Noticiário na rádio “NFV” 2-06-2021

1-Problemática de abate indiscriminadas de árvores e queimadas anárquicas  debatida nesta quarta-feira, 2 de Junho na Universidade do Namibe.

2- Famílias assoladas pela fome e seca nas comunidades de Chiange, Província da Huíla instalam-se na localidade do do Pinda no Município do Tômbwa.

3-Activistas cívicos no Namibe dizem estar agastados com alegado comportamento do diretor Adjunto do gabinete do governador do Namibe.

4-Secretário do PRS no Huambo António Solende diz que os vícios do passado continuam até hoje na governação do MPLA.

Sejam bem-vindos ao jornal desta quarta-feira 2 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui , apresentação de Madalena Tchicuendje.

Agora ao desenvolvimento das notícias.

A problemática de abate indiscriminada de árvores e queimadas anárquicas nas comunidades locais, esteve em debate na manhã desta quinta-feira, 3 de Junho no Anfiteatro da Universidade do Namibe. O debate surge depois do lançamento do projecto de integração das alterações climáticas na gestão ambiental e uso sustentável da Terra.

Em representação do governador provincial do Namibe o diretor provincial da cultura turismo e ambiente Pedro Hangulo, no discurso de abertura disse esta iniciativa vai tornar as populações a adaptarem-se com as mudanças climáticas .

E o Eng.º Luís Constantino, preletor do painel, disse que ´´o fabrico de carvão é uma prática constante nas comunidades locais´´. disse

O representante da FAO Danilo Silva, descreveu os objetivos do projecto. ´´O projecto tem como objectivo fortalecer as medidas de alterações climáticas e promover práticas de gestão sustentável de terra em Angola e vai beneficiar cerca de 22 mil famílias das províncias contempladas Cabinda, Huambo, Cuando Cubango e Namibe´´. A nível local a Bibala é o Município contemplado neste projecto. Administradora Municipal da Bibala Amélia Camunheira, disse que o abate indiscriminado de árvores para o fabrico de carvão naquele Município é um facto.

Domingas Quiatulanga, uma das participantes apresentou as suas inquietações e sugestões .Gostaria que neste projecto incluíssem as comunidades locais visto que nós temos sido apenas meros assistentes.

O Comandante Municipal da Polícia nacional no Namibe Tomás de Oliveira, em representação do Delegado provincial do Ministério do Interior o Comissário Alberto Sebastião Mendes Limão.

´´A policia nacional tem vindo a traçar medidas para o combate a esta pratica de abate indiscriminado de árvores para o fabrico de carvão , vimos que ela é tida como meio de sustentabilidade das populações , mas também notamos que existem indivíduos fazem -no de forma abusiva´ ´Referiu.

Na oportunidade o Soba grande do Município da Bíbala André Kamukwa, garantiu estar em duvida do projecto e fala em situação difícil das comunidades.

´´A pratica do fabrico do carvão é uma via que o povo achou para sua sustentabilidade por causa da fome que assolou as comunidades, o povo esta comer no lixo, as dificuldades do povo são várias .´´Justificou aquela autoridade tradicional.

As famílias assoladas pela fome e seca nas comunidades circunvizinhas da província da Huíla, percorreram mais de 200 quilômetros e instalaram-se nas margens do rio Pinda no Município piscatório do Tômbwa à procura d

as melhores condições de vida, disse a nossa fonte que pediu o anonimato na manhã desta quinta-feira.
´´São 200 pessoas que vieram da Huíla com crianças, idosos, estão a beira do rio Pinda aqui no Tômbwa durante a caminhada 4 pessoas morreram por causa da fome´ ´denunciou.

Os activistas cívicos no Namibe dizem estarem agastados com o alegado comportamento do diretor Adjunto do gabinete do governador do Namibe. No passado sábado 29 de Maio a manifestação não aconteceu pela chegada tardia do documento encaminhado ao governo provincial para comunicar a referida marcha que visava repudiar o elevado custo vida , e exigir a soltura do ativista Edson Kamalanga.

Pedro de Sousa, membro da organização da manifestação disse que ´´ é um comportamento reprovável nós mandamos o documento ao governo no passado dia 25 de Maio mas eles só deram-nos o despacho as 13 horas do dia 28 quando estivemos no local da concentração está atitude inviabilizou a nossa marcha´´ .afirmou.

´´ este comportamento retrocede o país nós demos entrada do documento ao gabinete do Governador mas infelizmente foi engavetado , esperamos que o senhor governador não esteja envolvido nisso, este comportamento do Doutor é constante connosco ´´ desabafou.
O Secretário provincial do PRS no Huambo António Solia Solende diz que os vícios do passado continuam até hoje na governação do MPLA. O político fez tais declarações durante a conferência de imprensa realizada nesta terça-feira,1 de Junho na cidade do Huambo.

Assim terminamos o espaço informativo desta quarta-feira-2 de Junho de 2021, a verdade dói mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This