RÁDIO NFV FORA D` HORAS

08.06.2021

Noticiário na rádio “NFV” 7-06-2021

1-Mais de trinta e duas pessoas fugindo à fome da província da Huila refugiam-se para o Município do Tômbwa.

2-Doentes com insuficiência renal no Namibe beneficiam de transporte privado gratuito para o Hospital de Hemodialise no Lubango.

3-Tribunais retomam julgamento dos activistas Edson Kamalanga no dia 11 no Namibe e Tchilalo João Muhalo no dia 9 no Cunene.

4-Adolescentes vindos da província Huíla lutam pela sobrevivência às portas dos Armazéns do Namibe.

5-Comunidades Lunda Tchokwe temem pela vida entre os activistas detidos em consequência da manifestação de 30 de Janeiro em Cafunfo, província da Lunda Norte.

Este é o jornal NFV de edição segunda feira 7 de Junho de 2021, produção de Gercione Paulo, Edna Mande e Augusto Cativa, coordenação de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Agora ao desenvolvimento das noticias.

Em consequência da fome que se faz sentir na região Sul de Angola trinta e duas pessoas vindas a pé da localidade de Chiange província da Huila encontram-se no Município de Tômbwa a procura de sobrevivência. Falando para o NFV dizem que percorreram dias e noites para atingir a terra prometida.

Domingos Chipala-Soba do Pinda no Tômbwa

Comunidades vindas de Chiange província da Huíla.

Marcelino Chipala, Soba do Pindá confirma a presença destas comunidades vindas do Chiange província da Huíla.
Por outro lado aquela autoridade tradicional disse que Tômbwa também tem problemas da fome e não faz sentido resolver os problemas dos que veem de fora em detrimento do povo local.

Archer Mangueira-Governador do Namibe

Os doentes com insuficiência renal no Namibe beneficiam-se a partir desta segunda-feira 7 de Junho de transporte privado gratuito para o Hospital de Hemodiálise no Lubango. O protocolo de entendimento entre a Associação dos Miniautocarros e a Associação dos doentes com insuficiência renal foi assinado na manhã desta segunda-feira, 7 de Junho de 2021, no parque central de embarque e desembarque de passageiros dos transportes rodoviários do Namibe, com o apadrinhamento do governador do Namibe Archer Mangueira.

Jorge Alberto-Presidente da Associação dos doentes com Insuficiência renal no Namibe.

A província do Namibe controla 15 pessoas com deficiência renal que semanalmente deslocam-se para o Lubango três vezes para efeitos de Hemodiálise segundo disse Jorge Amândio Alberto, presidente da referida Associação.
Pompeu Catumbela, presidente da Associação dos Miniautocarros no Namibe disse que o protocolo ora assinado vai ser cumprido.
A Associação controla cento e quarenta Miniautocarros, Eduardo Sukuete,

Eduardo Saquelo, Concessionário de Miniautocarros

um dos concessionários com cerca de dezanove Miniautocarros disse que é o dever da sociedade civil e da classe empresarial atender o clamour do nosso povo.

Inocêncio Saquelo, Inspetor provincial da Saúde no Namibe, disse estar sensibilizado com o apelo dos doentes com insuficiência renal que pretendem levar nas Escolas campanhas de sensibilização para a prevenção da doença na camada juvenil.

O Tribunal do Cunene retoma o julgamento do activista Tchilalo João Muhalo internado no centro prisional do Peu-Peu, no próximo dia 9 do mês em curso ao passo que o Tribunal do Namibe marcou igualmente o julgamento do activista Edson Kamalanga para o próximo dia 11. Em reação o activista Pedro de Sousa, disse que é tempo das autoridades olhar para o contexto angolano. ” A cadeia deve ficar para os ladrões do dinheiro publico.

Jovens Adolescentes vindos da Província da Huíla.

O gosto pelo trabalho e a responsabilidade de ajudar a parte materna estimula o dia-adia dos Adolescentes vindos da província Huíla, às portas dos Armazéns do Namibe, ganhando o seu pão. O “NFV” percorreu os principais Armazéns do barro cinco de Abril de estrangeiros “Eritreus, Mauritanianos e Malianos”.

“Costa Joaquim, estou a trabalhar com o carro de mão e a vida está difícil não temos empregos, por dia ganhamos entre 500 à 1000 kwanzas, o pouco que ganho é para levar no mato para comprar bois e sustentar a Família lá no Mato” disse.

As Comunidades da Lunda Norte temem pelo envenenamento dos activistas detidos nas diversa cadeias em consequência da manifestação de 30 de Janeiro em Cafunfo. António Capaia, um dos inconformados apela a comunidade internacional dos direitos humanos para uma intervenção urgente.

Assim terminamos o espaço informativo desta segunda-feira, 7 de Junho de 2021, a verdade dói mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This