NFV FORA D` HORAS

19.06.2021
Noticiário na rádio “NFV” 19-06-2021
 
1-Sociológo Manuel Candolo, diz ser urgente a transformação dos vales dos rios na região sul do País em polos agrícolas para produção de alimentos.
 
2-Os cursos de formação profissional devem se adequar a realidade do mercado para inserção dos jovens no mundo do emprego.
 
3-Comunidades de Cafunfo na Lunda Norte exigem a soltura dos membros do Movimento protetorado Lunda Tchokwe detidos em consequência da manifestação do dia 30 de Janeiro.
 
4- Namibe ganha aterro sanitário para gestão dos resíduos sólidos, diz Diretora do GEPE-Namibe.
 
Nós somos a rádio “NFV” edição de sábado 19 de Junho de 2021, coordenação, produção e apresentação de Armando Chicoca.
 
Uma uma ao desenvolvimento das notícias.
 
O Sociólogo Manuel Candolo, disse neste sábado, 19 de Junho que é urgente a transformação dos vales dos rios na região sul do País em polos agrícolas para produção de alimentos.
 
Manuel Candolo é de opinião que a construção de novas centralidades no país não deve sobrepor ao grito da fome que já esta a matar na região centro e sul de angola.

É responsabilidade do Estado angolano criar políticas viáveis para garantir o bem estar social das famílias, disse o acadêmico durante o debate “Mwangole Fala Verdade”, em reflexão

a implicação da lussatilização de Angola na vida dos cidadãos.

Manuel Candolo, Sociólogo

 

 
“Sou de opinião que devia se implementar aplicação imediata desses vales, para que haja produção agrícola e não só, porque um saco vazio não fica de pé. Então é necessário primeiro primarmos pela alimentação, produtividade do país, gerar riqueza, desenvolvimento, crescimento e só assim que o país estaria a preparado para poder implementar essas infraestruturas, porque essas infraestruturas de facto são necessárias, mas se formos aquilo que é a prioridade do estado acho que não é caracterizada a primeira instância, por isso que mais uma vez, sou de opinião que massificar esses vales a nível nacional e que elimina essa proliferação da fome, elimina a nível sul, os nossos irmãos angolanos e não só a morrerem de fome, que por hoje é um grande problema”, disse.
 
As Comunidades de Cafunfo na província da Lunda Norte dizem estar agastadas pela permanência prolongada nas cadeias dos membros do Movimento Proctetorado Lunda Tchokwe detidos em consequência das manifestação de 30 de Janeiro no Cafunfo. Tchibitchika Tchimobi activista cívico naquela província diamantífera disse ao NFV manhã deste sábado 19 de Junho que o que se passa nas Lundas é revoltante.

 
“estou a perguntar qual é esse tipo de justiça aqui em Angola, presos do movimento protetorado até hoje em dia que estamos a falar estão a completar seis meses e não houve nem a justiça. Nós queremos justiça dos nossos membros que estão na cadeia, no Dundo temos 16 elementos, 10 que estão na cadeia e 6 que estão no hospital, o que está completar 17 é o José Mateus ZecaMutchima que está detido em Luanda”, manifestou.
 

Archer Mangueira, Governador do Namibe

O Governador do Namibe Archer Mangueira, disse que é preciso direccionar cursos de formação profissional dos jovens a realidade do mercado para, não só para a empregabilidade, mas sobretudo para a promoção do empreendedorismo juvenil. O governante fez estas declarações no Município do Tômbwa a margem do acto de entrega de kits de trabalhos a 40 jovens que terminaram recentemente mais um ciclo formativo, no âmbito do programa de ação e promoção de empregabilidade. “PAPE”.

 
“temos de nos certificar da melhoria qualitativa dos conteúdos programáticos dos cursos ministrados ao nível do nosso sistema nacional de formação profissional, para que se adequem a realidade e exigência no mercado e possam cada vez mais incentivar o empreendedorismo e o autoemprego para que os nossos jovens não caiam na Cómoda e ilusão de que o Estado ou sector empresarial tenham a capacidade de absolver a todos”, frisou.
 
A província do Namibe pela primeira vai beneficiar um aterro sanitário para a gestão dos resíduos sólidos há muito reclamado pela população que quer estar livre do lixo. A voz dos munícipes foi ouvida, segundo a diretora do GEPE, Paula Contreira que também anunciou outros projectos resultantes do processo de auscultação das comunidades no que muitos chamam de estratégia de aproximação entre o governador Archer Mangueira e as Comunidades do Namibe.
 
“o lixo era tratado a céu aberto que é um verdadeiro atentado a saúde pública, fruto disso surge os projectos da construção de aterro sanitário que são lugares próprios onde o lixo deve ser tratado condignamente, evitando assim desperdício. O lixo era depositado ali na entrada da cidade, o lixo não tratado devidamente com os ventos já acabava voando, indo para a estrada e mesmo as pessoas que trabalham com o lixo iam sempre para lá, no lixo sem saber perigos que punham as suas próprias vidas”, esclareceu.
 
Assim terminamos o espaço noticioso de sábado 19 de Junho de 2021, a verdade doí mas liberta, estamos juntos.
 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This