Luanda continua a ser o grande ring onde seja qual for o governador, mais round menos round tem o KO garantido

01.07.2021

É preciso fazer-se um diagnóstico mais profundo e científico se quisermos encontrar os remédios apropriados, embora eu continue a pensar e reiterar a posição que sempre defendi.

Por: Lukamba Paulo Gato

Os problemas da capital são conjunturais e também estruturais.

Reafirmo igualmente que NÃO HAVERÁ SOLUÇÃO ISOLADA PARA OS PROBLEMAS DE GESTÃO DA NOSSA CAPITAL, FORA DO CONTEXTO DE UMA SOLUÇÃO GLOBAL PARA ANGOLA NO SEU TODO.

Desde a independência do nosso país já passaram N governadores por Luanda. Só mesmo desde Outubro de 2017 até hoje já vamos em quatro governadores em apenas quatro anos do mandato de Jlo.

Afinal qual deve ser o perfil do governador ideal para a nossa capital?

Lukamba Paulo Gato, Político

Diz-se que o governador que detém o record de longevidade em Luanda, foi o meu amigo Aníbal Rocha que dirigiu os destinos da capital de 1997 a 2002.

Luanda é afinal o reflexo do estado em se encontra todo o país.

Devo sublinhar que Angola é um conjunto formado por 18 províncias, 164 municípios e cerca de 500 comunas com as respetivas aldeias numa extensão territorial de 1.246.700 km2.

A solução para Angola passa necessariamente pela organização e estruturação democráticas do Estado com Autarquias Locais que são pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos visando a prossecução dos interesses próprios das populações. É assim que os países no mundo moderno estão a resolver os problemas das assimetrias para um desenvolvimento harmonioso.
Com os Municípios/Autarquias dinâmicos e na lógica do crescimento e desenvolvimento com certeza que Luanda sofrerá menor pressão democrática e desafogada tornar-se-á paulatinamente governável/administrável.

Diz-se que Errare Humanum Est mas persistir no mesmo erro ao longo de 45 anos é suscetível de outros qualificativos menos abonatórios.

A governadora foi exonerada, viva a nova governadora mesmo se sabemos que tal como todos os seus predecessores, ela também está já com os dias contados, pois nas mesmas circunstâncias as mesmas causas produzem os mesmos efeitos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This