NAMIBE: LEILÃO DE GADO ENCERRA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA REGIONAL SUL DE ANGOLA DE PRODUÇÃO NACIONAL

03.07.2021

Mais de 86 milhões de kwanzas é o valor arrecadado na primeira edição da feira regional sul de Angola de produção nacional no Namibe.

Por: Fonseca Tchingui.

A informação foi prestada na tarde deste sábado 3 de Julho pela Directora do Gabinete provincial desenvolvimento económico Integrado do Governo Namibe Dulce Muquevela, durante o balanço da feira regional sul de Angola que decorreu no recinto da feira Agro-pecuiária na cidade do Namibe de 30 de Junho à 3 de Julho de 2021.

“Nao temos ainda os dados finais mas ate o momento achamos que aproximadamente 86 milhoes de kwanzas de volume de negocio, agora, com leilão de gados foram leiloados aproximadamente 50 cabecas de gado bovino, 35 de caprino…e 3 suinos, com essa contablizção estamos a contar em aproximadamente 86 milhoes de kwanzas. A previsão era de 100 milhoes de kwanzas e conseguimos até ao momento 86 milhoes, então é um dado satisfatório”,manifestou.

Dulce Muquevela, Diretora do Gabinete provincial do desenvolvimento económico integrado do Namibe

“A nossa previsão era até 100 expositores para as três províncias e desde o primeiro momento contávamos que a província anfitriã desceria ter maior numero de escritos, e assim aconteceu, nós estamos com 91 inscrições, e deste total 61 expositores são da província do Namibe, tivemos por acaso uma boa representatividade por quase todos os sectores produtivos, com realce aqui na província do Namibe, inclusive ate a floricultura. A grande parte das nossas cooperativas que foram financiadas recentemente, fizeram parte deste certame, não só as cooperativas da agricultura, mas também as cooperativas das pescas receberam financiamentos no âmbito das medidas a nível económico que se fizeram aqui representar na nossa feira, para mostrar então o que mudou desse impute que receberam por parte do governo de Angola. O PRODESI é um programa que tem varias linhas de financiamento, as medidas a nível económico também acabam por agora fazer parte do O PRODESI, temos o FADA que também é uma linha de financiamento que acabou por fazer parte do pacote do O PRODESI”, esclareceu.

Mais de 91 expositores participaram na primeira edição da feira regional sul de Angola de produção nacional organizada pelos governos provinciais de Cuando Cubango, Huila, Cunene e Namibe. Adão Cassoma, vindo do Município da Cacula província da Huila considerou  de positivo a primeira edição da feira.

“eu estou feliz por ter participado nesta feira regional sul, os nossos produdos que trouxemos todos acabaram, conseguimos arrecadar cerca de duzentos e cinquenta mil kwanzas, estou satisfeito  porque não contava com isto”,reagiu.

Aureliano Biango outro expositor.”atá aqui podemos dizer que temos um balanço posítivo, realmente a expetactica era maior mas conseguimos tracar experiencias com outros feirantes de outros Municípios e foi frutífero esta primeira edição da feira regional sul de Angola”, disse.

O dia de hoje sábado 3 de Julho de  foi reservado para o Leilão do Gado, o governador provincial da Huila Nuno Ndala, em declarações a Imprensa disse que Agricultura e pecuária são factores decisivos para o desenvolvimento do País.

Governadores do Namibe, Huila e Benguela

” o certame foi o culminar de esforços, quer do governo, quer dos produtores da região sul e podemos concluir que foi um sucesso, surgiu para fazermos negócios, ,serviu para difundirmos aquilo que se produz nesta região, acima de tudo, além de dar a conhecer para criar aqui uma dinâmica de realização ou de retoma para realização de feiras dessa natureza. Ainda não fizemos o balanço, porque estamos em fase final, estamos a encerrar agora a feira, mas ainda que não se tenha atingido os números em termo de receitas arrecadadas, eu penso que atingimos o principal objectivo que era conseguir dinamizar todo sector produtivo, dar a conhecer os nossos produtos, reforçar a nossa marca de produção da região sul de Angola”,sublinhou acrescentando que:

Mais de Cinquentas animais foram leiloados dentre estes caprinos, bovino, ovino e Aves. O certame que encerrou as suas portas neste sábado 3 de Julho contou com presença do Empresário e actual governador de Benguela Luís Nunes da Fonseca. Para o presidente da cooperativa de criadores de Gado da região sul de Angola Salvadores Rodrigues, disse que só com a união de todos podemos atingir grandes metas no sector da agricultura e pecuária.

“a reorganização e o relançamento da criação bovina organizada é associações, e em cooperativismo em cooperativas têm dois grandes formatorios, um dos grandes primeiro formatorio chama-se Fernando Borges e o segundo grande promotor  em conjunto chama-se Luís Nunes, o Luís Nunes não está aqui na qualidade de governador de Benguela, está aqui a qualidade do promotor do relançamento da sociedade dos pecuaristas de Angola, foi um pioneiro, foi o menino de rua desde movimento que hoje se propaga um pouco por Angola fora, começamos no sul, hoje estamos em Benguela no Centro, já fomos para o Moxico, e hoje estamos num caminho que se chama a federação das cooperativas de Angola. É um caminho que se faz caminhando, que iniciou acessivelmente à, 17 anos, em nome de todos nós estamos de parabéns, em nome de todos nós queremos união, união e união, só a união é que faz a força”,reagiu.

A cooperativa de criadores de gado na região sul de Angola controla mais de noventa e um fazendeiros que dedicam-se agricultura e pecuária.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This