RÁDIO NFV FORA D` HORAS

06.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA, 5 -07-2021

1- Presidente da República João Lourenço, é aguardado Quinta-feira 8 de Julho na província do Cunene e a sociedade civil pede um encontro com a juventude local.

2-Cem professores no Namibe ajudam preparar jovens para ingresso na Universidade.

3-Terminou a maior bolsa de negocio dos produtores do sul de Angola no Namibe que uniu mais de 91 expositores da região.

4-Comunidades da Lunda Norte questiona o posicionamento da comunidade internacional em relação aos massacres e perseguições ao povo Lunda Tchokwe.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira, 5 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das noticias.

Os membros da sociedade civil na Província do Cunene querem um encontro com Presidente da República João Lourenço, para apresentarem as preocupações que se vive naquela província. O presidente João Lourenço, desloca-se nesta quarta-feira, 7 de Julho à Província do Cunene e os activistas dizem que o governo local tudo faz para manter limpa a cidade de Ondjiva por ocasião da visita do chefe de Estado angolano conforme disse um dos nossos entrevistados.

Sede do Governo provincial do Cunene

“O nosso espanto é que hoje estamos a ver até no palácio já está a se fazer algumas reabilitações e estamos a ver novos televisores a entrarem no governo, quer dizer que o Presidente da República vem mesmo nesta data, mas também não é bom só reabilitar as obras quando o Presidente vem, devemos fazer esses trabalhos já antes de o Presidente estar aqui na província do Cunene. Nas estradas não se anda em condições tem lá uma empresa da Levon que está a fazer uns trabalhos na via, meteram algumas pedras que está a causar muitos problemas nas viaturas das pessoas, é uma via que não é possível andar a vontade porque meteram brita que estão a causar muitos problemas as pessoas, quer dizer, a província do Cunene só tem uma via principal que sai de Luanda até a Namíbia, o resto não existem”.

Mais de Cem professores no Namibe ajudam preparar jovens para ingresso à Universidade. A informação foi prestada pelo responsável do projecto núcleo força do saber Evaristo Missesse, que assegurou estar criadas as condições para o início dos cursos preparatórios nos vários bairros da cidade do Namibe e no Município piscatório do Tômbwa.

Evaristo Valério Missesse, Responsável do projecto Núcleo Força do saber no Namibe

“O nosso projecto em ajudar os estudantes que estão a um pé para ingresso a faculdade no exame de acesso de 2020/2021, o projecto tem o intuito de ligarmos Moçâmedes ao Tômbwa e o Saco-Mar, o projecto é denominado curso preparatório sem fronteira porque a nossa intenção é fazer com que o pacato cidadão já não sai da sua localidade para fazer o curso preparatório connosco, nós procuramos simplesmente trazer um preço simbólico para que o mesmo possa adequei os materiais didáticos, isto é, 4 mil kwanzas de modo que quando ele se dirigir as escolas privadas que têm parceria connosco, possa, realmente ajudar os manos que terminaram o ensino médio e estão prestes a ingressarem a faculdade, a 6 anos que nós estamos procurando fazer da cidade do Namibe um palco universitário, em que o pacato cidadão já não precisa mais ir para Huíla ou outras localidades para fazer o curso preparatório, estamos aproximadamente 120 professores, 6 secretarias e alguns agentes publicitários, totalizando uma equipa de quase 160 pessoas prontas para ajudar o pacato cidadão”.

Terminou a maior bolsa de negocio dos produtores do sul de Angola no Namibe, que uniu mais de 91 expositores vindos das províncias do Cuando Cubango, Huila Cunene e Namibe. O jornalista Fonseca Tchingui, desenvolve está noticia.
“Mais de 86 milhões de kwanzas é o valor arrecadado na primeira edição da feira regional sul de Angola de produção nacional no Namibe.

A informação foi prestada na tarde deste sábado 3 de Julho pela Director do Gabinete provincial desenvolvimento económico Integrado do Governo Namibe Dulce Muquevela, durante o balanço da feira regional sul de Angola que decorreu no recinto da feira Agropecuária na cidade do Namibe de 30 de Junho à 3 de Julho de 2021.

“Não temos ainda os dados finais mas ate o momento achamos que aproximadamente 86 milhões de kwanzas de volume de negocio, agora, com leilão de gados foram leiloados aproximadamente 50 cabeças de gado bovino, 35 de caprino…e 3 suínos, com essa contabilização estamos a contar em aproximadamente 86 milhões de kwanzas. A previsão era de 100 milhões de kwanzas e conseguimos até ao momento 86 milhões, então é um dado satisfatório”, manifestou.

Dulce Muquevela, Diretora do Gabinete provincial do desenvolvimento económico integrado do Namibe.

Dulce Muquevela, Diretora do Gabinete do desenvolvimento económico integrado no Namibe

“A nossa previsão era até 100 expositores para as três províncias e desde o primeiro momento contávamos que a província anfitriã desceria ter maior numero de escritos, e assim aconteceu, nós estamos com 91 inscrições, e deste total 61 expositores são da província do Namibe, tivemos por acaso uma boa representatividade por quase todos os sectores produtivos, com realce aqui na província do Namibe, inclusive ate a floricultura. A grande parte das nossas cooperativas que foram financiadas recentemente, fizeram parte deste certame, não só as cooperativas da agricultura, mas também as cooperativas das pescas receberam financiamentos no âmbito das medidas a nível económico que se fizeram aqui representar na nossa feira, para mostrar então o que mudou desse impute que receberam por parte do governo de Angola. O PRODESI é um programa que tem varias linhas de financiamento, as medidas a nível económico também acabam por agora fazer parte do O PRODESI, temos o FADA que também é uma linha de financiamento que acabou por fazer parte do pacote do O PRODESI”, esclareceu.

Mais de 91 expositores participaram na primeira edição da feira regional sul de Angola de produção nacional organizada pelos governos provinciais de Cuando Cubango, Huila, Cunene e Namibe. Adão Cassoma, vindo do Município da Cacula província da Huila considerou de positivo a primeira edição da feira.

“eu estou feliz por ter participado nesta feira regional sul, os nossos produtos que trouxemos todos acabaram, conseguimos arrecadar cerca de duzentos e cinquenta mil kwanzas, estou satisfeito porque não contava com isto”, reagiu.
Aureliano Biango, outro expositor. ”até aqui podemos dizer que temos um balanço positivo, realmente a expectativa era maior mas conseguimos trocar experiencias com outros feirantes de outros Municípios e foi frutífero esta primeira edição da feira regional sul de Angola”, disse.

O dia de hoje sábado 3 de Julho de foi reservado para o Leilão do Gado, o governador provincial da Huila Nuno Ndala, em declarações a Imprensa disse que Agricultura e pecuária são fatores decisivos para o desenvolvimento do País. ” o certame foi o culminar de esforços, quer do governo, quer dos produtores da região sul e podemos concluir que foi um sucesso, surgiu para fazermos negócios, ,serviu para difundirmos aquilo que se produz nesta região, acima de tudo, além de dar a conhecer para criar aqui uma dinâmica de realização ou de retoma para realização de feiras dessa natureza.

Ainda não fizemos o balanço, porque estamos em fase final, estamos a encerrar agora a feira, mas ainda que não se tenha atingido os números em termo de receitas arrecadadas, eu penso que atingimos o principal objectivo que era conseguir dinamizar todo sector produtivo, dar a conhecer os nossos produtos, reforçar a nossa marca de produção da região sul de Angola”, sublinhou acrescentando que: Mais de Cinquentas animais foram leiloados dentre estes caprinos, bovino, ovino e Aves. O certame que encerrou as suas portas neste sábado 3 de Julho contou com presença do Empresário e actual governador de Benguela Luís Nunes da Fonseca. Para o presidente da cooperativa de criadores de Gado da região sul de Angola Salvadores Rodrigues, disse que só com a união de todos podemos atingir grandes metas no sector da agricultura e pecuária.

Governadores das Províncias da Huila, Benguela e Namibe

Leilão do Gado na primeira edição da feira regional sul de Angola

“a reorganização e o relançamento da criação bovina organizada é associações, e em cooperativismo em cooperativas têm dois grandes formatorios, um dos grandes primeiro formatorios chama-se Fernando Borges e o segundo grande promotor em conjunto chama-se Luís Nunes, o Luís Nunes não está aqui na qualidade de governador de Benguela, está aqui a qualidade do promotor do relançamento da sociedade dos pecuaristas de Angola, foi um pioneiro, foi o menino de rua desde movimento que hoje se propaga um pouco por Angola fora, começamos no sul, hoje estamos em Benguela no Centro, já fomos para o Moxico, e hoje estamos num caminho que se chama a federação das cooperativas de Angola. É um caminho que se faz caminhando, que iniciou acessivelmente à, 17 anos, em nome de todos nós estamos de parabéns, em nome de todos nós queremos união, união e união, só a união é que faz a força”, reagiu.

A cooperativa de criadores de gado na região sul de Angola controla mais de noventa e um fazendeiros que dedicam-se agricultura e pecuária.

A propósito disto o NFV no seu espaço critico os comentaristas residentes consideram de positivo a primeira edição da feira regional sul de Angola e de produção nacional.

Fernando Cassinda, Comentarista NFV

Fernando Cassinda disse que: “esta feira é de caracter importante, numa situação em que Angola se encontra, estamos quase na carruagem simplesmente do petróleo e é preciso que nós tenhamos a capacidade de criarmos mecanismos para que realmente não vivamos simplesmente dependentes do petróleo, esta feira teve como objectivo de mostrar as potencialidades que a região sul tem, e também vai permitir que os empresários e outros produtores criam este intercâmbio, essa troca de ideias no sentido de contribuir para o desenvolvimento económico da região sul e de Angola de uma forma geral. Sabemos que o Namibe é uma das províncias com maior potencialidades do pescado, se olhar também nas potencialidades que nós temos, que é a questão da agricultura sobre tudo na produção de tomate e não só, o Namibe com o seu peixe e os seus mariscos tem no entanto distribuído para uma boa parte da região sul não só. Este intercâmbio que se criou nessa exposição é de salutar porque realmente desta forma iremos contribuir para aquilo que é o desenvolvimento do país”.

Daniel Tchimbwa, Comentarista NFV

Para Daniel Tchimbwa: “esta feira é de grande importância, muitos camponeses sobre tudo da região sul têm potencialidades em certos produtos agrícolas, mas têm encontrado grandes dificuldades de escoamento, para eles de encontrar dificuldades no escoamento também têm tido dificuldade da divulgação dos mesmos produtos, assim sendo, com esta feira, veio facilitar porque vai atrair empresários a investirem nesse sector, mas isto não é suficiente, por mais que venham empresários nós temos problemas das vias de acesso, ao sul de Angola as vias de acesso é de lacrimejar, é nesse sentido que o governo deve também dobrar o esforço em primeiro priorizar a abertura das vias de acesso, e se houver esse intercâmbio entre os empresários e não encontrarem dificuldades de penetrar essas áreas, os produtos produzidos na região sul serão escoados para o resto do país”.

As Comunidades da Província da Lunda Norte questionam o posicionamento da comunidade internacional em relação aos massacres e perseguições ao povo Lunda Tchokwe. A informação foi prestada pelo António Capaia, membro do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe.

O movimento do protetorado do império Lunda Tchokwe em Angola, teremos algumas considerações a dispor a comunidade internacional da potência do mundo, América, Franca, União Soviética, Inglaterra, Alemanha e outros, queremos saber se este povo do movimento protetorado foram feitos com pau ou somos pessoas iguais, o partido do MPLA em Angola é assassino, é patrocinador de todos os rebeldes e terroristas do mundo, sem cor e sem dialeto, isso é que origina a pobreza e miséria em Angola, fora do roubos dos ditos generais. Este movimento do Proctetorado de Lunda Tchokwe está 15 anos, desde 2006 que os documentos tivera chegado na Assembleia do Parlamento Nacional do MPLA em Luanda até bondem recebem todos os documentos de todas marchas realizadas em conjunto com todos os partidos políticos, todas as representações de todas embaixadas em Angola têm assinado esses documentos, com copias a todas direções Angolanas, o MPLA sempre tortura, mata tipo carnívoros e as comunidades europeias presentes tipo nada. As populações morrem nas cadeias tipo cães.

Assim terminamos o espaço noticioso desta segunda-feira-feira, 5 de Julho de 2021, verdade dói mas liberta, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This