RÁDIO NFV FORA D` HORAS

20.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA, 20-07-2021

1-Mais de setecentos campos agrícolas no Namibe estão assolados pela praga de gafanhotos na segunda vaga do fenómeno.

2-Comentaristas do NFV apelam ao governo para a intervenção imediata face a situação da fome no interior das comunidades no Namibe.

3-Secretário regional do SINPROF João Francisco, diz haver dificuldades na petição de certificados para professores e pede bom senso aos gestores escolares na atribuição do mesmo.

Nós somos à rádio NFV edição de Terça-feira 20 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

Mais de setecentos campos agrícolas no Namibe foram devastados pela praga de gafanhotos desde o inicio desta praga. Mais de mil e seiscentas famílias estão afectadas pela praga de Gafanhotos e setecentos hectares foram devastados pela praga na província do Namibe. A informação foi prestada pelo Director do Gabinete Provincial da Agricultura no Namibe Zonza Puissa, nesta terça-feira 20 de Julho. Os Municípios do Virei e de Moçâmedes continuam entre os mais afectado nesta segunda vaga da praga.

Zonza Puissa, Director do Gabinete Provincial da Agricultura no Namibe

“situação dos gafanhotos a nível da província do Namibe: “podemos considerar o ponto de situação razoável, mas ainda assim temos algumas áreas criticas, nomeadamente o Município do Virei, o Município de Moçâmedes também e nos demais Municípios temos alguns focos ligeiros não na mesma intensidade que tínhamos no principio da infestação, pois tivemos que mobilizar na época alguns meios tanto aéreo e não só, para o combate da mesma porque a ameaça era muito grande, nós observávamos focos muitos grandes, nuvens enormes de gafanhotos adultos já e muitas delas fomos vivenciando a nível da televisão pública como a nível das redes sociais também. Neste preciso momento nós temos o Município de Moçâmedes com aproximadamente 127 hectares afetados, mas esses hectares não são somente as zonas agrícolas, as zonas de pastos também e as zonas rochosas que possuem algum capim porque esses gafanhotos também se alimentam deles, com relação ao Município do Tômbwa temos ainda 32 hectares afetados aproximadamente, na localidade do Mbuo, na localidade do Iona e mais outras duas localidades. No Município da Bibala temos 16 hectares afetados também, no Município do Virei que até ao presente momento ainda é o Município com mais hectares afetados pois essa praga teve maior incidência naquele Município, temos 542 hectares afetados, 90% dos hectares afetados são zonas de pastos e no Município do Camucuio temos 10 hectares aproximadamente afetados também. Continuamos a trabalhar com as equipes que estão no terreno a fazer esforço no combate a mesma praga no sentido de podermos azerar, para alem dos esforços que nós efetuamos a nível da província toda, estamos a contar também com aliado que é o clima, pois nós notamos que esta praga ou gafanhoto tem pouca incidência em termos de produção no tempo de frio e isto também tem contribuído para alem das ações que estão a ser efetuadas, tem contribuído para a redução da mesma praga”, disse.

Os Comentaristas do NFV em setes dias lamentam a situação real das famílias assoladas pela fome no interior da província do Namibe, só nos últimos dias sete pessoas morreram por fome no interior do Município do Virei. O jurista Manuel Candolo, durante análise dos factos da semana finda disse é obrigação do Estado em criar condições no interior das comunidades para gerar desenvolvimento.

Comentaristas do NFV durante os factos que marcaram a semana finda

“É lastimável e muito triste o nosso País é muito haver pessoas a morrer de fome, é complicado o Presidente da República de intervir de forma imediata se acudir a situação, para o Município do Virei, este não é primeiros caso de morte várias vezes há relatos de pessoas a morrer de fome, o que que falta se os dinheiros estão recuperados para que estão a servir”, questionou.

Por outro o Académico disse ainda que se bem aproveitadas estas localidades vão atrair investimentos locais e não só.
“Então é necessário que erradicar a fome de forma imediata nesta zonas porque são estes amanhã que bem aproveitados poderão ajudar no desenvolvimento destas comunidades e do País, o pais não se desenvolve só com pessoas das zonas urbanas, se nós olharmos nosso ornograma dos grandes milionários sairão desta localidades, se Estado criar projectos fortes, nos sectores da educação, saúde, comércio e mercado nós vamos ter pequenos empresários que vão sair do Município do Virei”, salientou.

Daniel Tchimbwa, Filósofo da Educação disse é que uma vergonha para o nosso País haver pessoas a morrer de fome.

“É um cartão vermelho direito para o Presidente da República João Lourenço, ainda com a ousadia vai a Província do Cunene e promete que vai resolver o problema de seca na região sul até em 2023, isto é uma berração primeiro não é ético, nós depois estamos na fase da pré-campanha, você fazendo propaganda política onde o povo morre de fome, este é problema dos lideres africanos são muito bons em prometer, eles promete tanto o futuro, isto é engraçado”, disse.

O Secretário regional do SINPROF João Francisco, diz haver dificuldades na petição de certificados para professores e pede bom senso aos gestores escolares na atribuição do mesmo. O sindicalista fez estas declarações muito recentemente aqui no Namibe onde esteve em visita de trabalho.

João Francisco, Secretário regional do SINPROF

“A nossa preocupação tem haver com alguns Municípios em que aparição dos professores ainda é muito lento, por outro lado estamos encontra dificuldades por parte de alguns colegas em adquirir os seus certificados de habilitações literária por está razão mesmo a nível da província da Huíla nós pedimos o bom senso dos gestores escolares principalmente do ensino médio e do ensino superior para facilitar o processo de aquisição dos documentos destes colegas para poderem se inscrever”, frisou.

Por outro lado o sindicalista denunciou a existência de sindicatos aproveitadores no sector da educação.
“Uma reclamações que têm surgido de alguns sindicatos amarelos que dizem que querem fazer parte das comissões de trabalho, quando o SINPROF entregou o seu caderno reivindicativo que dizia que partiria para greve caso o Ministério não respondesse, esses sindicatos até um deles fez um vídeo que circulou nas redes sociais a dizer que isto, não valeria em nada, isso é mua mentira, a direção do SINPROF foi corrompido e nós dissemos se houve corrupção significa que quem corrompeu é a Ministra da Educação os corrompidos são a direção do SINPROF, então se este processo é resultado da corrupção não faz sentido hoje esses sindicatos aparecerem a dizer que querem fazer parte das comissões de trabalho”, criticou.

Assim terminamos o espaço informativo desta terça-feira 20 de Julho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This