Makas na substituição de Dirce da Silva no CC: uma emenda que pode ser pior que o soneto.

26.07.2021

Por: Carlos Alberto

Severino Sawanda Chimbolo, Edson Fernandes Sawimbo, Augusto Chilunda e Gabriel Augusto são os quatro nomes que estão por cima da mesa para substituir Dirce da Silva, ex-delegada da Justiça e dos Direitos Humanos no Cuando Cubango, exonerada e constituída arguida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), devido às reportagens de investigação com o título “CRIMES NA JUSTIÇA ANGOLANA” do Portal “A DENÚNCIA”, lançadas em www.youtube.com/portaladenuncia1.

Dentre os quatro candidatos, Severino Sawanda Chimbolo é o que goza de maior protecção e simpatia na sede do MPLA no Cuando Cubango e o que poderá mesmo ser nomeado Delegado da Justiça e dos Direitos Humanos no Cuando Cubango pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos Francisco Queiroz nesta semana, sob proposta de Júlio Bessa, governador da Província do Cuando Cubango.

Carlos Alberto, jornalista

De acordo com dados em nossa posse, a segunda secretária Carla Cativa influenciou o primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango Júlio Bessa a escolher Severino Sawanda Chimbolo, por ser o mais propenso a entrar em esquemas de corrupção, uma vez que tem o historial de estar implicado no processo-crime n.° 2251-A/2018, relativo a peculato em aquisição de viaturas.

Sabemos também que a sua empresa Guelume Lda. recebia ordens de saques da Delegação Provincial da Justiça do Cuando Cubango para pagar funcionários dos BUE (Balcão Único do Empreendedor) de 2012 a 2014, um procedimento que vai contra o funcionalismo público.

Pesa negativamente para o escolhido do governador Júlio Bessa e da segunda secretária Carla Cativa o facto de Severino Chimbolo ser detentor de outra empresa, omitimos o nome por enquanto, que prestará serviços de alimentação a um hospital regional do Cuando Cubango, com um pagamento mensal de 15 milhões de kwanzas.

Os dados em nossa posse sobre os antecedentes dos quatro candidatos indicam que Edson Fernandes Sawimbo, actual chefe dos Recursos Humanos na Delegação da Justiça e dos Direitos Humanos do Cuando Cubango, é proposta de Dirce da Silva para a ajudar a ocultar provas dos crimes que terá cometido.

Augusto Chilunda (formado em Direito, actual Conservador Provincial do Cuando Cubango) e Gabriel Augusto (funcionário do BUE) não têm, na nossa base de dados, antecedentes criminais nem indícios de má conduta.

Carlos Alberto (Jornalista arguido do VICE-PGR Mouta Liz)
+244 923 570 539
25.07.2021

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This