RÁDIO NFV FORA D` HORAS

27.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA, 27-07-2021

1-Crimes de roubo e furto de gado no Município do Camucuio reduziram nos últimos meses diz Ernesto Calianguila, Porta-voz do Comando provincial da polícia nacional no Namibe.

2-Comentaristas do NFV lamentam a falta de eficácia das autoridades locais na luta contra a praga de gafanhotos no Namibe.

3-Membros da sociedade no Namibe criticam a falta de serviços sociais no Bairro Valódia arredores da cidade do Namibe

5-Uma anciã que aparenta ter 70 anos de idade foi atropelada por um kupapata nesta terça-feira 27 de Julho junto da Igreja Bom Deus no Bairro Cinco de Abril no Namibe.

Nós somos à rádio “NFV” edição de terça-feira 27 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, Apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma a uma ao desenvolvimento das notícias.

Os crimes de roubo e furto de gado no Município do Camucuio, província do Namibe reduziram nos últimos meses segundo disse o Porta-voz do Comando provincial da polícia nacional no Namibe, o Inspetor chefe Ernesto Calianguila.

Ernesto Calianguila, Director de Comunicação de Imprensa do Comando provincial da policia nacional no Namibe

“o Município do Camucuio do ponto de vista da criminalidade podemos caracteriza-lo como relativamente estáveis, os níveis de criminalidade oscilam entre 0.5, 0.7 crimes por dia, o mais importante é que o trabalho que tem sido efetuado em coordenação com os comandos Municipais do Chongoroi, Quilengues, Baia Farta e o território do Dombe grande, permitiu de facto diminuir os casos de furto e roubos de gado, hoje acontecem mas de forma isolada”, disse.

Os Comentaristas do Namibe em 7 dias espaço de abordagem dos factos que marcaram a semana finda lamentam a falta de eficácia das autoridades governamentais locais na luta contra a praga de gafanhotos no Namibe. o jornalista Augusto Cativa, desenvolve está notícia.
Na habitual analise da semana os comentaristas tiveram ideias convergentes quanto aos efeitos das pragas de gafanhotos.

O académico Fernando Kassinda, disse que o Namibe tinha muito tempo para se prevenir das pragas, mas as estratégias utilizadas para o combate não foram viáveis.

Fernando Kassinda, Filósofo

“Infelizmente nós não escapamos da praga dos gafanhotos, ainda que nós tivéssemos a oportunidade de tirar alguns exemplos em função das províncias, mesmo assim nós não conseguimos contornar. Digo infelizmente porque nós em função da realidade que as outras províncias viveram teríamos nos preparado melhor, teríamos sensibilizados os agricultores, outros agentes no sentido de tentarmos nos prevenir da praga, e infelizmente ainda assim fomos afetados, a grande pergunta que se levanta é, aqueles quites que foram dando e aqueles pronunciamentos que nós fomos ouvindo que já está tudo preparado para que realmente possamos contornar a situação, foi por água a baixo ou só foi mais uma informação para pôr o boi a sonegar”, disse.

Já o filosofo, Daniel Tchimbwa, disse se até aqui o Namibe foi afetado por estas pragas é mesmo negligência por parte do governo local.

“houve negligencia por parte do governo em acudir essa situação, houve uma medida de esfriar em poder acudir essa situação, veja lá que até os partidos da oposição anteciparam sobre esta praga, e chamou-se atenção cuidado com o Namibe e quando tomou-se outras medidas de maneira a dar solução sobre esta situação as soluções vieram muito tarde, nós temos que pôr a mão na consciência, uma coisa que não está a correr muito bem”, disse.
Comentaristas da rádio NFV lamentam a falta de eficácia por parte das autoridades locais no combate as pragas de gafanhotos no Namibe.

Enquanto isso, os membros da sociedade civil no civil no criticam a falta dos serviços básicos e sociais no bairro Valódia II arredores da cidade do Namibe.

Daniel Tchimbwa, Filósofo

“realmente trata-se de um bairro que vai se alastrando cada mais em função do êxodo populacional, sabemos muito bem que é um bairro que vai crescendo cada vez mais e infelizmente os serviços sociais não têm acompanhado aquilo que é o involuir dos bairros. Nós sabemos muito bem que aquele bairro não tem nenhum posto médico e nenhum posto policial, estamos a ver também a questão da água, não tem energia, agora nós ficamos aqui a nos interrogar onde é que a pessoa vai recorrer numa questão de emergência, e muitas das vezes as pessoas são obrigados a aguardar para dia seguinte irem ao hospital ver a questão da saúde e que muitas vezes pode ser tarde”, disse.
Daniel Tchimbwa “essa situação de falta de alguns serviços sociais por parte daqueles que nos governam tem sido recorrente, é muito triste quando situação do género acontece com o bairro Valódia II, que cresceu bastante até porque deu origem a outros bairros, e as prioridades do actual administrador tem sido os bairros novos, deixando aquele bairro”, disse.

Uma anciã que aparenta ter 70 anos de idade foi atropelada por um kupapata nesta terça-feira 27 de Julho junto da Igreja Bom Deus no Bairro Cinco de Abril no Namibe e as Comunidades não se coibiram , travaram o kupapata chamaram a polícia e os serviços de Proteção civil e Bombeiros que socorreram a anciã para o Hospital.

Assim terminamos o espaço informativo desta terça-feira 27 de Julho de 2021, a verdade doi mais liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This