RÁDIO NFV FORA D` HORAS

02.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA 2-08-2021

1-Sindicato dos Magistrados do Ministério Público no Namibe exigem melhores condições de trabalho e salariais.

2-Moradores do Bairro Boa Esperança pedem a Administração Municipal do Namibe para que lhes deem um coordenador do bairro para resolução dos problemas sociais.

3-Ancião de setenta e oitos anos idade diz estar abandonado pela família e pede ajuda as autoridades locais.

4-Comentaristas do Namibe Fala Verdade consideram preocupantes as reivindicações dos juízes e procuradores no Namibe.

Nós somos à rádio “NFV” edição de segunda-feira, 2 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Uma a uma ao desenvolvimento das notícias.

 

Os Magistrados do Ministério Público no Namibe saíram as ruas neste sábado 31 de Julho para exigir melhores condições de trabalho e salariais.

A manifestação decorreu de defronte ao Tribunal de Comarca local, onde o colectivo de trabalhadores exibiram cartazes neste sábado 31 de Julho de 2021, chamando atenção ao Estado angolano. Tadeu Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público no Namibe em declarações prestada a imprensa explicou as razões que estão na base do protesto.

“Estamos frente ao Tribunal porque é aqui onde nós trabalhamos e o objectivo deste protesto é no sentido de apelar as entidades e aquém de direito no sentido da melhoria das condições de trabalho, sabemos que as condições de trabalho dos Magistrados se vêm degradando nos últimos tempos, nós vemos muitas dificuldades nas próprias instalações para dizer que não é uma situação só do Namibe embora estejamos a fazer este protesto aqui no Namibe, nós estamos alinhados a todos País, Portanto nesta hora todas as províncias de Angola há essa parada frente ao Tribunal respeitando as distâncias que as autoridades nos concederam no sentido de apeláramos mais uma vez, nós vemos Magistrados com dificuldades de transportes, nós vemos Magistrados com serias dificuldades nos Gabinetes, precisamos de trabalhar”, reagiu.

Por outro lado o Sindicalista disse que várias negociações têm sido feitas mas entidade empregadora não tem dado respondido as reivindicações.

“Nós temos levado ao conhecimento de quem é direito sobre essa falta de condições de trabalho mas não temos tido resposta atempada na proporção desejada” manifestou.

Caso a situação prevaleça o sindicalista, “Nunca tivemos intenção de paralisar os serviços porque se assim fosse teríamos feitos isso ao longo da semana, nós estamos é por simplesmente apelar a sensibilidade do Estado”, frisou.
A grande questão que se levanta neste momento de um lado o Estado Angolano quer combater a corrupção e do outro lado o cidadão almeja ter uma justiça mais eficiente.

“O cidadão espera uma justiça mais Célere e para que haja uma justiça célere é preciso que haja condições de trabalho, são essas condições que nós precisamos para que possamos trabalhar de forma condigna” concluiu.

Enquanto isso, Os comentaristas do Namibe em 7 dias espaço de abordagem dos factos que marcaram a semana finda, consideram de preocupante a reivindicação dos procuradores e juízes.

O Filósofo Fernando Kassinda, convidado a comentar o caso disse que uma das questões que lhe chamou atenção nesta manifestação são os dizeres levantados nos cartazes durante o protesto.

Fernando Kassinda, Filósofo

“ O que me chamou atenção são as escritas que estavam nos cartazes que dizia corrupto de Lexus e Magistrados de kupapatas, é uma questão que devemos reflectir se os magistrados sabem que os corruptos andam de Lexus e porque que não prendem estes camaradas, quem deve defender os direitos cidadãos e os interesses da sociedade são os próprios magistrados e a sociedade muita das vezes quando reclamam de das justiça quando há estes atropelos do ponto de vista dos próprios Tribunais, é mesmo no sentido de chamar atenção que algumas coisas não estão bem, hoje os magistrados saem as ruas entendendo que os corruptos andam de Lexus, aqui há um trabalho que devemos fazer em conjunto, é mesmo na questão de começar a julgar com imparcialidades estes indivíduos endinheirados com Lexus no sentido de dignificar o trabalho que fazem”, reagiu.

Manuel Luís, Igualmente Filósofo, diz ser inédito na qualidade de guardiões da justiça Angolana.
“Quando eu deparei-me com esta notícia criou um certo arrepio na em que na qualidade de guardiões da justiça como é possível? Mas eu começaria analisar em dois aspetos o positivo e negativo, o ponto positivo desta manifestação traduz o ponto de saturação que o povo se encontra, se até o guardião que Administra a justiça sai a rua para reivindicar é sinal de que estamos mal é grave, isso deveria convidar o presidente da República e a sua Staff a fazer uma introspeção sobre o tipo de gestação que estão a fazer, o especto negativo os próprios Magistrados devem começar a respeitar as manifestações produzidas pelos activistas, fazem estas na intenção de defender causas justas e os magistrados deram conta que quando sentimos injustiçados e temos o direito de o fazer devemos faze-lo”, salientou.

Comentaristas do Namibe Fala Verdade consideram preocupantes as reivindicações dos juízes e procuradores no Namibe.

Os Moradores do Bairro Boa Esperança, arredores da cidade do Namibe pedem a Administração Municipal local para que lhes deem um coordenador do bairro para resolução dos problemas sociais.

Alves Miguel Dala, segundo homem dos Vogais no Bairro Boa Esperança no Namibe

“Precisamos de alguém que nos represente, que remeta os nossos problemas sociais a administração, pois sem isso sentimos que o nosso bairro não está bem legalizado, segundo disse o morador do bairro boa esperança, Abel Rodrigues Songuetchi.

“Há casos que acontecem que é preciso um coordenador, é preciso um dirigente, o bairro é muito grande, uns não têm comida, uns estão doentes, e o bairro assim não está bem legalizado. Precisamos de um coordenador que fica aqui, e qualquer coisa que estiver a acontecer aqui o coordenador tem que apontar”, disse.

Para outro morador, Alves Miguel Dala, segundo homem dos Vogais

“Eu sou segundo homem dos vogais, quando se fala de um vogal é uma pessoa que trabalha juntamente com a policia, o que estamos a referir é que aqui nós não temos a quem onde se dirigir através da falta mesmo da coordenação ou mesmo coordenador”, disse.

Alves Miguel Dala, disse ainda que já escreveram para a administração de Moçâmedes, mas até aqui sem respostas.

“Nós escrevemos pela primeira vez, levamos a administração e até aqui ainda não foi selecionado o caso, a necessidade é mesmo para ver se digne de resolver um pouco mais breve e que nos autorizem ou nos deia um coordenador para poder revolucionar os trabalhos, se não, não vamos conseguir fazer nada, então nós queremos pedir para as nossas autoridades ou a administração Municipal para ver se escolhem-nos um dia para ver se somos chamados e nos dirijam alguém capaz que nos venha coordenar”, disse.

Moradores do bairro boa esperança pedem a administração Municipal do Namibe que lhes de um coordenador de bairro para resoluções de problemas sociais.

João Matias, setenta e oito anos de idade morador do bairro Boa esperança 1 arredores da cidade do Namibe pede o apoio da sociedade no sentido de mitigar as dificuldades que o mesmo enfrenta. O ancião explica que a sua casa queimou subitamente nos últimos meses e neste momento está residir numa cubata coberta de chapa, o que tem lhe tirado sono devido as dificuldades porque passa.

João Matias, setenta e oito anos de idade morador do bairro Boa esperança no Namibe

“Eu fui para outra casa dos vizinhos e encontrei a minha casa queimou mesmo por si, não sei qual é o demónio que fez isso. Agora estou a dormir mesmo desta forma que me encontraram, a cama já queimou, manta queimou, todo vestuário e apenas peço a Deus que vê a minha situação, da forma como estou”, disse.

Para se alimentar conta com a caridade dos vizinhos o que não é suficiente para os dias que sucedem.
“metade que me derem vou me remediando com ele, isso que tenho foram me dando bocado bocado, é assim que estou me remediando”, disse.

Por outro lado o Ancião disse que não tem Família e pede ajuda as autoridades locais.

João Matias, ancião de setenta e oito anos de idade morador do bairro Boa esperança I no Namibe

 

Aqui é na cubata do ancião João Matias

“A pessoa se já tinha criança, as crianças todas faleceram, agora hoje em dia não tenho nenhuma criança, você vai na casa de quem? a minha família está mesmo aí, ninguém que me conhece, desde que a minha casa queimou ninguém que vinha por aqui, ninguém que me conhece, eu assim mesmo estou a contar que a minha família é o Estado. Muitas gentes que vinham por aqui, uns vão e não vêm mais, estou assim, com a perna a doer e não tenho como fazer. Eu quero ajuda, a cama já queimou”, disse.

Rafael Caumbo, Mototáxista e morador do Bairro Boa Esperança I explica como tem sido o dia-a-dia do mais velho e pede igualmente o apoio da sociedade.

“O mais velho está a viver num bate-chapa pequena, faz muito frio e graças a Deus que as vizinhas também ajudam, lhe dão alguma, matabicho, almoço e lhe dão água. E o mais velho está com uma ferida na perna e não consegue andar, mas a família está mesmo aí não lhe ligam mais. Eu peço ajuda, aquele mais velho precisa de alimentação, por favor a família dele não está a aparecer”, disse.

Assim terminamos com espaço noticioso desta segunda-feira 2 de Agosto de 2021, a verdade dói mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 22-10-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 22 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1-Empresas salineiras do Namibe encravadas na crise financeira; 2- Sector da agricultura no Namibe com níveis de produção satisfatórios; 3- Bispo do Namibe enaltece empenho dos seus...

NFV FORA D` HORAS 21-10-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 21 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: aberta campanha agrícola no sector prisional do Bentiaba com cento e quarenta um hectares de terra; 2 - Embaixador da Espanha em Angola diz que seu país disposto...

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This