RÁDIO NFV FORA D` HORAS

09.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA, 9-08-2021

1-Rádio Cinco Homenageia Antigo futebolista angolano Paulo António Alves “Paulão” no Namibe.

2-Província do Cunene novamente afectado por uma praga denominada “Mosca Branca” que já devastou mais de 5 mil plantações naquela província.

3-Governador Archer Mangueira, diz que definiu os sectores da saúde educação e infraestruturas como prioridades do seu pelouro.

4-Advogado Francisco Kandjamba, diz que falta de condições de trabalho para os Magistrados do Ministério Público tem implicações na vida dos cidadãos.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira, 9 de agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui e apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma a uma ao desenvolvimento das noticias.

O antigo desportista Angolano Paulo Alves “Paulão”, foi homenageado neste Domingo 8 de Agosto de 2021, na cidade do Namibe. o acto decorreu defronte ao Estádio Joaquim Morais, durante o programa recordar é viver da rádio 5 com apresentação do jornalista Domingos Quitumba. Reza a história Paulo Alves Paulão, passou por Inter do Namibe ferrovia da Huila, Primeiro de Maio de Benguela, Benfica de Portugal Vitoria de Setúbal igualmente em Portugal e Atlético Sport Aviação do ASA, e também pela seleção de Angola, em dois campeonatos, a primeira presença foi na Africa do Sul em 1996 e segunda foi no Burkina Faso.

Paulo António Alves “Paulão”, Antigo desportista no Namibe

Paulo  António Alves “Paulão”, em declarações prestada ao NFV disse estar agradecido pela homenagem.

“Eu agradeço pela mabilidade do povo do Namibe e da rádio 5 na pessoa de Domingos Quitumba, que me concederam esta oportunidade  que eu pudesse estar aqui no Namibe,  acho que quem fica a ganhar é o povo do Namibe porque realmente teve um menino que saiu muito cedo no tempo dos cassulinhos depois foi jogar em vários clubes de Angola do Girabola e depois foi para Lisboa e mesmo na seleção de Angola e acho que nunca é tarde demais pela merecida homenagem eu agradeço imenso pela mabilidade que as pessoas tiveram na receção para comigo”, disse.

Altino Cândido Ananás, antigo companheiro de Paulo António Alves “Paulão”, disse que apesar de ser tarde mais é uma homenagem merecida.

“Um grande jogador como Paulão merece de facto uma homenagem embora tarde mas foi bom ter pensado nele”, reagiu.

João Pedro  Paz, igualmente antigo companheiro, de Paulo Alves Paulão também relembra a história e fala mesmo do seu contributo ao futebol Nacional.

“Por caso Paulão é daqueles que todos nós conhecemos não precisa apresentações em termos de futebol foi um rapaz que começou e até terminar, foi aqui mesmo Joaquim Morais onde tudo começou nos Cassulinhas naqueles campos da cidade os pelados da cidade mas depois quando entrou já para júnior e equipe sénior do Inter já aqui no pelado”, disse.

Manuel Dias, mais conhecido por “Minhas”, fala na primeira pessoa sobre antigo craque do futebol angolano.

“É uma estrela é um craque dos craques grande referencia do futebol angolano e internacional todo respeito é pouco por essa figura quando as pessoas reconhecem aquilo que nós fizemos em prol do futebol é muito bonito e é gratificante e eu fico feliz bastante ainda porque hoje vai ser homenagear um figura que eu muito estimo”, reagiu.
José Vieira Albertino Gomes, mais conhecido por Cangato musico e antigo futebolista disse que Paulão, é dos jovens que já deu muitas alegrias ao futebol no Namibe.

“Paulão é uma das nossas memórias jogou muito nos Cassulinhas daqui do Piteu jogou júnior fez o Inter no Namibe jogou pelo Ferrovia da Huila em 1991 e 1991 jogou em no primeiro de Maio e rumou-se à Portugal portanto pelas qualidades que Paulão já havia demostrado nós sabíamos que ele de grande iria dar um salto muito grande”, disse.

Domingos Quitumba, jornalista rádio 5

Esta homenagem é da iniciativa da rádio nacional de Angola no programa recordar é viver da rádio 5 de Domingos Quitumba, visa homenagear os antigos desportistas angolano espalhados pelo País e lá fora, de realçar o Estádio Joaquim Morais, é do mais antigo na cidade do Namibe que nesta altura em encontra-se no Estado de degradação o que preocupa os homens do futebol.

O governador do Namibe Archer Mangueira, disse recentemente que: “Joaquim Morais é de facto um projecto que a Administração Municipal de Moçâmedes tem no seu programa nós temos estados a dar todo nosso suporte e eles têm estado a trabalhar, o ponto mais critico neste momento do Joaquim Morais é a reabilitação da relva e a condição está ser resolvida neste momento é água para que haja relva e Administração está trabalhar neste sentido e pois temos que fazer por fase mas a prioridade é relva”, disse.

Depois da praga de gafanhotos a província do Cunene, foi novamente afetado pela praga denominada “Mosca branca”, que segundo relatos já devastou mais de cinco mil plantações com maior incidência as Mangueiras. O balanço preliminar é da direção do Gabinete provincial da agricultura e pecuária tal como disse Pedro Tibério, que avançou ainda estarem a estudar mecanismo para o combate.

“Viemos a fazer monitoramento o que resultou nesse momento num levantamento de mais de 5 mil plantas afetadas, estamos a continuar a fazer levantamento e a espécie mais lesada é mesmo a mangueira, temos algumas plantas por exemplo a goiabeira que nós visitamos algumas já secaram. A recomendação é mesmo que se faça um controle químico direcional e comparticipação da própria população, nós não temos esses produtos, mas podemos encontrar nos mercados”, disse.

Para bióloga Vanusa Esperança, alerta a perigosidade da espécie pelo que devem ser tomadas as medidas de combate.

“A mosca branca ela não é só responsável por um viru, ela é responsável por 44 tipos de vírus nos vegetais. Então, esses 44 tipos de vírus alguns atacam nas raízes, alguns atacam no caule, nas folhas, nas flores, alguns atacam nos frutos, é preocupante porque a planta ser afetada por esses vírus ela acaba mesmo por perecer. Vamos imaginar que essa praga vai mesmo em todos os campos agrícolas, afeta na economia”, disse.

O surgimento desta praga constitui preocupação dos cidadãos que temem por dias piores, Henrique Pedro Jamba, disse estar desesperado porque vários métodos já foram usados para combater esta praga.

“Desespero total, já tentamos colocar petróleo, tentamos até misturar água com óleo a coisa sempre continua, então as arvores que nos ajudavam nesse tempo que os alimentos estão difíceis”, disse.

O Governador do Namibe Archer Mangueira, diz que definiu os sectores da saúde, educação e infraestruturas como prioridades do seu pelouro. Esses dados foram revelados na última sexta-feira 6 de agosto durante a grande entrevista da Rádio Nacional de Angola no Namibe.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

“São as prioridades que definimos quando chegamos em Outubro de 2019 e os resultados falam por si, portanto continuamos focados na reabilitação de vias de acesso, continuamos a priorizar a saúde quando falo de saúde falo dos quadros, falo das unidades sanitárias, falo de ações montantes também e que de alguma forma impactam nos serviços de saúde como saneamento básico, falo da Municipalização dos serviços de saúde mais próximo ao cidadão e evitar congestionamento das unidades sanitárias de referencias, designadamente os hospitais de referencia no Município sede da província que é Moçâmedes. E a educação continua também a ser a nossa prioridade”, disse.

No domínio das infraestruturas rodoviárias Archer Mangueira, garantiu que neste momento as obras do troço Bibala Camucuio já estão em curso. E aguarda pelas obras do troço Moçâmedes Virei.

“Nesse momento já há obra no troço Bibala Camucuio 90 km, estamos a falar de um troço importante para o desenvolvimento praticamente de três Municípios, Moçâmedes, Bibala e Camucuio, estamos a falar de Municípios que têm um desenvolvimento agrário e pecuário importante, principalmente Bibala e Camucuio e só o facto de permitir a ligação entre esses dois Municípios que fica muitas vezes cortada quando há enchentes de aguas que veem da Huila, portanto isola um dos Municípios, neste caso o Camucuio, sem qualquer comunicação nem com a Bibala e nem com o Município sede da província. Portanto vamos ter aqui ganhos importantes não só para o desenvolvimento da província, mas para satisfação das necessidades daquelas populações e melhoria da qualidade de vida, no curto ou médio prazo também priorizássemos o troço Moçâmedes Virei”, disse.

A seca e a fome são problemas candentes na região do Namibe. Archer Mangueira, disse que acompanha de perto o sofrimento das pessoas afectadas pela seca e muito tem feito para mitigar os seis efeitos.

“Eu acompanho de perto, todos os dias, a primeira visita que eu fiz a semana após ter chegado ao Namibe fui ao Virei e foi no âmbito das ações que o governo local estava a prestar para reforçar as resiliências das populações da seca, não fiquei no Município sede do Virei, andei pelas localidades e principalmente aquelas mais afectadas pela seca. Como sabe, o Namibe é uma província por definição desértica e o importante é que tenhamos condições para reduzir os efeitos da seca sobre a população”, disse

O Advogado Francisco Kandjamba, disse recentemente que a falta de condições de trabalho para os Magistrados do Ministério Público tem implicações na vida dos cidadãos. O Jurista fez essas declarações durante o Mwangolé da semana finda que abordou sobre o tema Sindicato exigem melhores condições de trabalho para os Magistrados do Ministério público.

Magistrados manifestando

“Os magistrados devem ter ao seu alcance condições de trabalho, significa ter gabinetes em condições, ter papeis em condições, tem todos os meios em que quando chega lá nada obstem que ele faça o seu trabalho porque também a falta de condições tem chegado ao ponto de muitos cidadãos detidos ao invés das suas detenções serem legalizadas ou então serem ouvidos pelo magistrado do ministério publico nas 48 horas, isso não acontece porque se calhar o magistrado não tem condições, se calhar não tem nem tinteiro para imprimir, porque nesse serviço funciona aquela regra de que a pessoa entra com o documento e sai com documento, e há quem já foi ouvido pelo magistrado do ministério publico em que se calhar a condição carceraria dele em questão a medida aplicada é mesmo termo de identidade, significa que é só mesmo ficar em casa, mas tera que ficar mais aqui 4 ou 5 horas só porque não tem tinteiro, não tem se calhar computador para que tenha o documento”, disse.

Enquanto isso, os comentaristas do Namibe em 7 dias espaço de abordagem dos factos que marcaram a semana finda, também manifestaram a sua solidariedade para com a classe de Magistrados pelo que instam ao Governo a criar condições para o bom funcionamento do sector da justiça em Angola. Manuel Candolo, jurista e sociólogo.

“Os magistrados do ministério publico não estão fora daquilo que é a estrutura física de uma boa governação, uma boa governação começa na boa aplicação da própria lei. Como é que vamos ter uma boa governação, vamos combater com a corrupção se os magistrados andam de kupapatas e os corruptos de Lexus, sinceramente isso é uma vergonha. Então é necessário que o nosso Estado na pessoa do senhor PR vele essa situação, onde é que esta o problema”, disse.

Daniel Tchimbwa, filósofo disse que quem potenciou a corrupção em angola é o próprio sector da justiça.

“Os magistrados desde 1975 para cá têm vindo a beber veneno da corrupção, e nós estamos a ver o sistema de justiça como é que está sendo, o combate a corrupção como é que está sendo, é seletivo e eles mantêm-se calados, isso é beber veneno”, disse.

Assim terminamos o espaço informativo desta segunda feira 9 de Agosto de 2021. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 22-10-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 22 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1-Empresas salineiras do Namibe encravadas na crise financeira; 2- Sector da agricultura no Namibe com níveis de produção satisfatórios; 3- Bispo do Namibe enaltece empenho dos seus...

NFV FORA D` HORAS 21-10-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 21 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: aberta campanha agrícola no sector prisional do Bentiaba com cento e quarenta um hectares de terra; 2 - Embaixador da Espanha em Angola diz que seu país disposto...

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This