O NOSSO POVO SOFRE POR FALTA DE CONHECIMENTO

05.09.2021

O NOSSO POVO SOFRE POR FALTA DE CONHECIMENTO

Rebusquei este vídeo para a nossa reflexão e exercitarmos o quanto sofremos por falta de conhecimento ou por ausência de atitude de cidadania.

Por vezes reclamamos a má governação mas nos esquecemos que somos parte do problema e também devíamos ser parte da solução, porque somos nós mesmos que aceitamos tudo e devíamos nós mesmos a negar o que não nos convém.

Alguém já imaginou o resultando de aceitar tudo, mesmo a comida que sabemos vai prejudicar o nosso organismo, a nossa saúde?

Não somos nós angolanos que aceitamos tudo e não sabemos dizer isto não?

 

Os maus governantes são produto da nossa má cidadania ou seja os governantes vêm da sociedade e a sociedade é constituída por famílias.

Armando Chicoca, jornalista

Será que dizer não isto, sim aquilo é crime? Será verdade que todas as famílias angolanas andam desorientadas, perderam o norte, estão confirmadas, perderam a esperança de lutar para o melhor futuro do amanhã? A nossa era está condenada ao fracasso?

Aonde anda o exercício de cidadania? Se cada um de nós começar cumprir com os seus deveres e exigir ” fervorosamente” os seus DIREITOS e responsabilidades aquém de direito, se cada de nós tiver a cultura de cidadania acima de tudo, sem caprichos, sem medo, sem excessos, sem bajulação, sem macaquice, o comboio não estaria nos carris? Angola não estaria há muito na senda do desenvolvimento multifacético?

Será que com o medo e covardia, receio de errar, sentimento da fome, excesso de zelo, nos contentarmos com coisas pequenas sem olhar para o futuro de Angola com seriedade, nos levará lá ainda que nos pintemos com outra côr de aquarela?

Em Angola temos leis, algumas delas consensuais e democráticas, outras aprovadas com o calor da arrogância da maioria “esmagatudo” no parlamento.

A questão que se coloca é: será que estes angolanos sérios e outros menos sérios alguma vez já sentiram o calor da cidadania? Ja se confrontaram com questionamentos dos cidadãos?

Por exemplo: como é que os cidadãos podem aceitar que seus mandatários aprovem leis que asfixiam o futuro de um país sob o olhar silencioso? “A vida faz-se nos Municipios, a votação faz-se nos Municípios, mas os resultados eleitorais não podem serem apurados ou divulgados por ou nos Municipios”?

Como é possível os que têm a maioria parlamentar em nome dos angolanos podem aprovar normas impopulares e nocivas a própria sociedade, assim de ânimo leve e sem reação?

Escolhi este vídeo para um exercício de cidadania e partilhar com vocês meus amigos na certeza de exercitarmos.

Defendo que enquanto não treinarmos o exercício de cidadania despertando os Mwangolês acabaremos por contribuir para a má governação que criticamos todos os dias.

Em termos de normas jurídicas temos leis, inclusive algumas delas bonitas e democráticas como as da liverdade de reunião, greve e manifestação, mais continuaremos ter em paralelo outras que vão nos condenar politicamente.

Poderemos ter universidades em todas províncias de Angola, mas a verdade seja dita: continuaremos “burros” e piores que o comportamento de alguns animais selvagens porque falhamos e nos vergamos facilmente pelas politiquices partidárias e da fome.

Procuremos e cultivemos a verdade, buscando a cidadania acima de tudo como escudo para nos defendermos dos ventos diabólicos.

Ninguém é obrigado aceitar o que falo, mas a natureza humana obriga-vos me ouvir também. Cidadania acima de tudo!

Eu jamais permitirei servidores públicos bricar, escorraçar, agredir física ou psicologicamente, roubar e exercer todo outro tipo de maus-tratos ao nosso povo a minha frente.

Cada um de vocês tem o dever moral de reclamar quando uma coisa não estiver certa. Ninguém pode ser obrigado cumprir o que a consciência diz estar errada. Cidadania acima de tudo. “Armando Chicoca 4.09.2021”.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This