PRESIDENTE DA REPUBLICA DE ANGOLA CHUMBA LEI APROVADA PELA BANCADA PARLAMENTAR DO MPLA

10.09.2021

PRESIDENTE DA REPUBLICA DE ANGOLA CHUMBA LEI APROVADA PELA BANCADA PARLAMENTAR DO MPLA

O presidente da República João Lourenço reprova o posicionamento da bancada parlamentar do seu partido “MPLA” na Assembleia Nacional e devolve Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais em Angola.

Por: Armando Chicoca

Armando Chicoca, jornalista

Os deputados da bancada parlamentar do MPLA foram os unicos que levantaram as mãos e sem olhar para o contexto do pais aprovaram a lei orgânica sobre as balizas pelas quais as eleições deverão basear-se, sob protexto do povo que diz tratar-se “golpe eleitoral”.

Os partidos da oposição angolana, votaram contra a mesma lei, tendo a UNITA avançado que se trata de uma traição à vontade dos angolanos.
Apesar de todas estas inquietações, o MPLA orgulhoso em atingir os seus objectivos fez avançar a referida lei a promulgação.

Por seu turno e dentro das suas responsabilidades, o Presidente da República João Lourenço que tambem acumula o cargo de Presidente do MPLA, partido que governa, “chumbou” e devolveu à Assembleia Nacional a Lei de alteração à Lei Organica sobre as Eleições Gerais.

A questão que se coloca é: ” será que os Deputados do MPLA não viram as inconstitucionalidades que havia na mesma lei?

O Presidente da República em não promulgar essa lei e consequentemente devolver à Assembleia Nacional para ser revista, está a dar uma Chapada sem Mãos aos deputados do MPLA? Ou os acontecimentos da Guine Conacri levam os lideres africanos a reflexão?

“Qual será a atitude dos escribas que achando-se donos da verdade e de Angola, mesmo percebendo que a vida faz-se nos Municipios, a votação realiza-se nos Municípios e o povo localiza-se nos Municípios retiraram o direito do povo eleitor saber o resultado do voto nas suas localidades”, questionou Armando Chicoca

Outra pergunta que se coloca aos Deoutados da Bancada parlamentar do MPLA é: será que o Presidente da República ao devolver essa lei para se corrigir o que está mal e melhorar o que está bem também deixou de ser patriota ou não tem sentido de Estado tal como destrataram os seus deputados da oposição?

Agora reúnem-se de novo e alteram essa lei principalmente naquele ponto que fala sobre a contagem e escrutínio dos votos que deve começar a partir dos municípios tal como propõem os partidos da oposição.

Uma lei quando é inconstitucional não deve ser promulgada, até aqui estamos contigo Presidente João Lourenço e aconselhamos abrir os olhos porque a resoonsabilidade do pais está nas suas mãos.

Estes bajuladores só sabem arrajar problemas mas quem depois vais prestar contas é o Presidente da República.

Senhores Deputados da bancada parlamentar do MPLA, lembrai-vos que as massas é o ponto de partida e de chegada e vocês desviaram-se desta caminhada de colocar o povo no centro da questão, se não mudarem de comportamento as proximas eleições produzirão resultados desastrosos contra o partido no poder.

Está de Parabéns o Presidente da República João Lourenço em busca da verdade eleitoral.

A lei orgânica das eleições da forma como esteve aprovada criaria um ambiente de revolta popular. Para se ser deputado tem que se ter juízo!

Cidadania em primeiro lugar, estamos juntos. By Armando Chicoca “Silivondela”

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This