NFV FORA D` HORAS 10-09-2021

10.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA,10 DE SETEMBRO DE 2021

1-Prostituição Infantil no Namibe ganha espaço e as autoridades locais pedem apoio da sociedade na luta contra este mal na província.

2- Pandemia da Covid-19 condicionou o processo de alfabetização no País, afirma Ministra da Educação Luísa Grilo.

3-Advogado Hemenegildo Hailengue, disse que o impacto da seca e da fome trouxe várias consequências nas crianaça no Município do Curoca no Cunene.

4-Jornalista Willaim Tonet, rebusca a história no Namibe e fala da essência do nome do Pico de Azevedo.

5-Governador do Namibe saiu as ruas de megafone para mobilizar os cidadãos aderirem a campanha de vacinação contra a Covid-19.

Nós somos à rádio NFV edição de Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias com Madalena Tchicuendje.

Eis o desenvolvimento das notícias.

A prostituição Infantil no Namibe ganha espaço e as autoridades locais pedem o apoio da sociedade na luta contra esta prática. Vamos ouvir a reportagem da Voz da América, na voz do jornalista Armando Chicoca.

Autoridades do Namibe pedem apoio da sociedade na cruzada contra prostituição infantil.
Celcia Lemba Lopes, diretora da ação social, antigos combatentes e veterano da pátria, no Município do Namibe, disse que a instituição que dirige controla 24 menores com as idades compreendidas entre 10 aos 17 anos, envolvidas na prática da prostituição infantil e diz que a sociedade deve ajudar combater tais práticas.

“A direção Municipal do Namibe controla 24 meninas, que têm chegados a enveredar por esta práticas, se a sociedade não apoiar naturalmente não obteremos resultados”, disse.

O Comandante Municipal do Namibe, superintendente chefe Carlos de Oliveira “Santinho” esclarece que a polícia já tem o levantamento dos principais locais de aliciamento às meninas por adultos.

“A redes de prostituição que envolvem maioritariamente crianças, do sexo feminino cujo as idades variam entre 10 aos 17 anos, casa da marginal, Avenida Eduardo Mondlane, o campismo, e determinados residenciais nos bairros Valódia e no 5 de Abril”, esclareceu.

Sublinha por outro lado que inteligentemente as crianças envolvidas nestas práticas ilícitas fazem a sua actividade sigilosamente, mas realça que já há dois indivíduos detidos em flagrante delito e entregues ao Ministério Público.
“As crianças procuram faze-lo de forma camuflada, e sigilosa mesmo o que não tem sido fácil para determinar os adultos que são os promotores ou incentivadores do fenómeno”, disse.

Com algum ceticismo algumas das meninas falaram para a imprensa. Aos microfones da RNA a menina que chamaremos por “Maria João” disse que está nesta actividade de prostituição infantil há 4 anos mas com o consentimento dos progenitores por razões económicas e confirma que recebe por cada acto um dois á três mil kwanzas.

“Antónia Kiala” tem agora 17 anos de idade e diz que começou a actividade aos 13 anos por ter sido expulsa de casa pelo padrasto. Prostituição infantil em alta no Namibe.

A pandemia da Covid-19 condicionou o processo de alfabetização no País, afirma Ministra da Educação Luísa Grilo. A Ministra fez estes pronunciamento a margem da sua visita de três dias a província do Namibe.

Luísa Grilo, Ministra da Educação

“As estatísticas apontavam que até 2020 que cerca de 27% da população ainda não sabia ler, agora precisamos atualizar os dados e eventualmente um pouco menos, mas por causa da Pandemia nós verificamos que muitos desses alfabetizastes acabaram por desistir. Nós estamos a atualizar a divida, mas é um valor considerável, o ministério das finanças está de fato a conformar os valores por províncias e logo no momento opturno até mais ou menos o final desse mês teremos um dado para publicamente nos referirmos e começarmos a resolver essa linha. Quando a gente fala do pessoal auxiliar inclui também continuo, agora a utilização depende de cada província e depende de cada escola, para nós o processo foi concluído, o pessoal auxiliar inclui o pessoal que faz a limpeza e também aqueles que auxiliam nos outros serviços administrativos”, disse.

Já o Governador Archer Mangueira, declarou que a falta de meios rolantes e subsídios para os Alfabetizadres é uma das maiores dificuldades.

“Queremos alcançar a meta prevista de inscrever 14 mil e 100 alunos nos diversos níveis de educação para jovens e adultos, temos que naturalmente vencer vários constrangimentos com os quais nos confrontamos, refiro-me em particular com a falta de meios de transportes para apoio as atividades da educação dos jovens e adultos, as dificuldades de manutenção dos centros, a falta de material didático, nenhuma das metas alcançadas seria possível sem o trabalho fundamental dos alfabetizadores a quem dirijo uma palavra pulica de reconhecimento e agradecimento”, frisou.

O Advogado Hemenegildo Hailengue, defensor dos direitos da criança, no Município do Curoca, província do Cunene, disse recenetemente na cidade de Ondjiva que que o impacto da seca e da fome trouxe várias consequências na vida das crianaças naquela província.

Hermenegildo Hailengue, Advogado

“O impacto da seca e da fome trouxe consequências severas as crianças, de recordar que no figurino jurídico angolano fazem parte certos instrumentos de proteção a criança, nomeadamente, CRA, Código da Família, Direito de proteção e desenvolvimento integral da criança, protocolo dos 11 compromissos da criança, lei de julgado de menores, lei de base de sistema e proteção, declaração universal dos direitos humanos. Todos esses instrumentos jurídicos de proteção absoluta a criança, temos em Angola uma criança vulnerável, desamparada, desagregada, de todos os sistemas que contribuem para o desenvolvimento integral da criança, aglutinadas atualmente com o impacto da seca e da fome, sinceramente nós temos crianças no Curoca, estão debilitadas, desnutridas, crianças que estavam a olhar e que agora não olham”, lamentou.

O Jornalista Willaim Tonet, esteve recentemente na cidade do Namibe, no âmbito da radiografia da situação social na região sul de Angola. O conceituado jornalista e director do jornal Folha 8, rebuscou na a história a essencia do nome Pico de Azevedo, localizado no Município do Virei.

“Como é que uma região tao rica como o Virei, não tenha uma estrada, como é que essa estrada do Namibe, Virei, da Bibala tenham entrado mais de dois anos nos orçamentos e não há estradas, alguma coisa está mal, e nós assistimos, é um crime. O pico de Azevedo ficou famoso por causa de um fiscal florestal, decidiu ficar ali no meio do deserto, o Estado, a direção provincial florestal pela importância construiu infraestruturas para albergar o pico de Azevedo, o local até ficou com o nome do fiscal, conhecido como pico de Azevedo”, disse.

O Governador do Namibe Archer Mangueira, saiu as ruas da cidade do Namibe de megafone para mobilizar os cidadãos aderirem a campanha de vacinação contra a Covid-19.

É verdade Madalena Tchicuendje, estamos neste momento no jango da juventude que por sinal é o terceiro posto de vacinação do covid-19 da província, onde hoje, sexta-feira 10 de Setembro o governador da província do Namibe, Archer mangueira, saiu as ruas dos bairros da cidade, de megafone nas mãos, para mobilizar os cidadãos a aderirem a campanha de vacinação contra o covi-19.

Governador do Namibe Archer Mangueira, durante a campanha de sensibilização

“Estou satisfeito por encontrar aqui mais senhoras, principalmente para as pessoas que foram vacinadas que eu vou passar uma mensagem especial, ao serem vacinadas vocês protegeram-se contra a doença, mas essa proteção não está completa, porque essa doença só pode ser protegida se todos nós formos vacinados, porque se só for um grupo a ser vacinado não há garantia que os que estão vacinados não possam ser infetados pelos que não estão vacinados. Então a nossa mensagem é para que todas as senhoras mobilizem as aquelas senhoras que ainda não foram vacinados. O facto de estarem aqui hoje de manha para apanharem a vacina é de facto uma atitude muito exemplar, o que será ainda mais importante para todos nós é que não sejam só os que aqui estão a virem apanhar a vacina, é importante que vocês também sensibilizem”, Incentivou.

E os cidadãos que aderiram a esta campanha de sensibilização, valorizaram a iniciativa do governador.

“Senti-me bem porque nós só ouvíamos na boca das pessoas, mas como ele nos falou bem, diretamente, nós gostamos, vamos apanhar essas vacinas”, disse uma das vendedoras do mercado do Camatondo.

Governador da província do Namibe saiu as ruas de megafone, para mobilizar os cidadãos a aderirem a campanha da vacina contra o covi-19.

Ouvíamos a jornalista Luísa Gomes, e a camapanha de sensibilização contra a covid-19 no Namibe.
NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This