NFV FORA D` HORAS 30-09-2021

01.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) QUINTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO DE 2021

1-Ministra de Estado para área social Carolina Cerqueira, afirma que a situação da seca atingiu negativamente as populações na região sul de Angola.

2-Associacao dos surdos no Namibe apelam a valorização da comunidade surda.

3-Polícia Nacional no Namibe e os membros da sociedade civil refletiram sobre a segurança publica e o ambiente político na província.

4-Governador Archer Mangueira, exorta aos efetivos da polícia nacional no Namibe, formação permanente.

Nós somos à rádio NFV edição de quinta-feira 30 de Setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das à Madalena Cavaya.

Eis o desenvolvimento das notícias.

A Ministra de Estado para área social Carolina Cerqueira, afirmou nesta quarta-feira 29 de setembro de 2021 aqui na cidade do Namibe que a situação da seca atingiu negativamente as populações na região sul de Angola em particular a província do Namibe.

Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para Área social

” Gostaríamos de pedir as mamães para trazerem as crianças, os vossos filhos ao centro de saúde sempre que notarem que há, algum problema com elas e periodicamente que quer dizer varias vezes, tragam as crianças para fazer vacinações que estão previstas no sistema nacional de saúde, que possam vir aqui ter os partos ,porque temos aqui parteiras tradicionais que ajudam a nível da comunidade ,e esta iniciativa esta a ser executada no âmbito do PIIM, que esta a espalhar uma sereia de postos de saúde, escolas ,serviços comunitários em Angola de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste, é o trabalho que o nosso executivo tem estado a fazer. Eu gostaria de mais uma vez apelar para todos para tratarem bem este posto de saúde, para virem aqui para fazer o tratamento das doenças que vocês que vocês sentirem, que vocês enfrentarem durante o dia e sobretudo que tenham consciência de que todos juntos temos que tratar bem o património do estado, os hospitais, as escolas, a eletricidade, as estradas, tudo que o governo esta a investir para o bem estar dessa angola nós temos que acarinhar e temos que tratar bem esse património, porque estes estes centro de saúde as escolas, as infraestruturas estão a ser construídas para o bem do povo, para atender o povo para ajudar a melhorar as vossas vidas e nos cumprirmos o nosso programa de governação.

Nós sabemos que a seca no sul de Angola em particular nas províncias do Cunene, do Namibe e da Huila estão muito duras muito agressivas as consequências da seca esta a 30 anos que a seca não era tão dura como agora, vocês não estão de acordo? De reafirmar e dizer mais uma vez que vamos continuar a trabalhar para vos ajudar, para vos dar mais qualidade de vida, mas alimentos e sobre tudo mais segurança alimentar, disse a Ministra de estado”, esclareceu.

Angelino Correia: ‘’Nos sentimos satisfeitos, mas uma estrutura que vai beneficiar a população nesse caso local e esperamos que mais instituições deem esse exemplo, acredito que se várias empresas privadas tivessem essa responsabilidade social acredito que teríamos muitas escolas e não só da qualidade dessa que estamos a receber”, agradeceu’’.

Durante as celebrações do dia dos surdos

A Associação dos surdos no Namibe manifestou-se preocupada com a falta de oportunidades à comunidade surda a nível local. O facto foi revelando nesta quinta-feira 30 de Setembro de 2021, durante as celebrações do dia internacional dos surdos. António Fundista, em nome da comunidade pediu mais oportunidade a classe.

“A nossa comunidade surda do Namibe enfrenta tais como em primeiro lugar o desemprego, a necessidade de uma escola de ensino medio, o ingresso a função pública, a falta de mais professores qualificados no sistema de ensino de Língua Gestual, o número elevado de alunos fora do ensino escolar especializado, dificuldade ao enquadramento no ensino superior, entre outros é uma luta muito grande e que requer a intervenção do nosso governo local”, disse.

Por sua vez a Carla Maísa Tavares, vice-governadora para o sector político social e económico desafiou Associação a quebrar barreiras.

“Nos gostaríamos de desafiar a nossa Associação a quebrar as barreiras que aqui foram citadas no discurso que nos foi entregue, superar da forma mais criativa, mais agressiva no bom sentido que vos for possível. Estamos a enfrentar momentos muito complicado do ponto de vista económico, as barreiras referentes ao emprego são encontradas por todas as pessoas com ou sem deficiência, dai a necessidade de nos nos destacarmos cada vez mais enquanto seres humanos”, disse.

O Governador da província do Namibe Archer Mangueira, exortou nesta terça-feira 28 de Setembro de 2021, aos efectivos da polícia nacional no Namibe formação permanente.

Manuel Catota subintendente chefe: “o ano de instrução de 2021 decorreu no período de 31 de Marco a 28 de Setembro do corrente ano envolvendo dois mil quatrocentos e setenta e três efectivos entre oficias, subchefes e agentes durante seis meses registamos a realização de duzentos e duas aula diversas relacionadas com os conteúdos de técnicas e tática de intervenção policial, investigação das ilícitas penais informações policias,’’ disse o subchefe.

Alberto Sebastião Mendes “Limão”: “a qualquer momento poderemos receber reforços de viaturas e também de efectivos, a um défice de efectivos na nossa província de doze mil efectivos, ‘disse o comandante.

Finalistas :’’nós efectivo do comando provincial do Namibe da policia nacional de Angola, que terminamos o ano de instrução do ano de 2021manifestamos o nosso reconhecimento e exprimimos os nossos agraciamentos aos distintos chefes dos departamentos, comandantes das unidades e comandos municipais, manifestamos ainda a nossa gratidão por nos terem proporcionado mais uma oportunidade de reavivar os nossos conhecimentos e pelas condições de aprendizagem colocadas a nossa disposição e nos permitiram alcançar êxitos e assimilação das complexas matérias de forma clara e viva que foram ministradas pelos preletores a eles igualmente nos estendemos os nossos agradecimentos, “disse.

Archer Mangueira:” presentes nesta parada, no sentido de aplicarem em pratica todos os conhecimentos adquiridos ao longo da acção formativa, a bem do exercício da vossa nobre missão de garantir a segurança dos cidadãos,’’ disse o Governante.

Encontro entre membros da sociedade civil e os partidos políticos com o delegado do Ministério do Interior no Namibe

Policia nacional no Namibe, membros da sociedade civil e partidos políticos refletiram nesta quinta-feira30 de Setembro de 2021, sobre a segurança publica e o ambiente politico na província. O jornalista Fonseca Tchingui, acompanhou atividade e trás o desenvolvimento desta noticia.

O acto aconteceu na sala de reúniãos da delegação do Ministério do Interior no Namibe. O Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” na abertura do Forum disse que a corporação que dirige está pronta para assegurar o processo eleitoral que se avizinha.

“Nós o comando provincial da polícia Nacional e os órgãos do Ministério do Interior, estamos preparados para assegurar as eleições,  gostaria também e agradecer a presença dos partidos políticos da nossa província, para que criemos um ambiente de paz e de união”, afirmou.

Viterino Silepo, Secretário provincial da UNITA no Namibe lamentou o posicionamento da polícia nacional quando o assunto é segurança.

“As vezes cria até certa medida encomódo para o poder instituido, nós gostariamos obter nessa sala se as forças de ordem e segurança são apartidárias”, questionou.

Francisco  Candjamba, secretário provincial da CASA-CE no Namibe pediu humanização nos serviços de investigação criminal e denunciou alegado desparacimento dos meios retidos naquela instituição.

“A nossa polícia, especificamente aos que fazem parte do SIC, no que diz respeito a morosidade dos processos sobre tudo  dos cidadãos que lá ocorrem estamos registar enchentes como se fosse no centro de saúde”, disse.

Augusto Sabino, segundo secretário provincial do MPLA no Namibe tranquilizou os seus advessários políticos quanto ao processo eleitoral.

“A situação actual que o País vive, não segnifica que nós incitemos o cidadãos para ir à rua, portanto queria pedir que preparemos as nossas mentes”, afirmou.

Pedro de Sousa, Edson Kamalanga, ambos membros da sociedade civil no Namibe no final do encontro valorizaram a iniciativa do Delegado do Ministério do Interior no Namibe o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”.

“Fiquei satisfeito, com a proximidade do próprio Comandante, aconselhou-nos a pautar pela boa conduta, evitar calunia, injurias e difimação ao relatar os factos sociais”, disse Edson Kamalanga.

“É muito bom quando nós recebemos a garantia do próprio delegado, de que haverá segurança nas eleições”, disse.

Ouvíamos o jornalista Fonseca Tchingui e o encontro da polícia nacional com os partidos políticos e a sociedade civil no Namibe.

NFV ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade dói, mas estamos juntos. Apoio NED.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This