NFV FORA D` HORAS 6-10-2021

06.10.2021

 

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE QUARTA-FEIRA 6 DE OUTUBRO DE 2021

1-Jurista Reis Bulandango, disse haver máfia na Administração Pública do Namibe quanto a expropriação de terrenos nas comunidade locais.

2-Professores Universatários em Angola prometem sair as ruas nos próximos dias para exigir melhores condições salariais.

3-Pessoas com necessidades especiais vs gravidez precoce foi o tema debatido no programa “Mãos que Falam” no Namibe Fala Verdade.

4-Parque Nacional do Iona reafirma parceria com African-Parques.

Nós somos à rádio NFV edição de quarta-feira 6 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias á Madalena Tchicuendje.

O desenvolvimento das notícia.

Reis Bulandango, Jurista

O Jurista Reis Bulandango, convidado ao Mwangolê desta quarta-feira 6 de Outubro de 2021, denuncia haver máfia na Administração Pública do Namibe quanto a expropriação de terrenos nas comunidade locais. a repórter Arlita Hamuyela, trás o desenvolvimento desta notícia.
Problemática de expropriação de terrenos nas comunidades do Namibe foi o tema de debate espaço no Mwangole Fala verdade desta quarta feira 6 de Outubro de 2021. Reis Bulundango, jurista , durante o debate disse que a terra é propriedade do estado, mas defende por outro lado que o governo de criar condições necessárias para as populações.

“O terreno é propriedade originária do Estado, como consagra o Artigo 98 da Constituição da República de Angola, o Estado reconhece e garante o direito de propriedade privada. O novo edital o seu executor não cumpri na intígra conforme orienta o edital”, disse.

Quanto ao cidadão Eugénio Cahete, que diz ser vítima de expropriação de terreno no bairro Saidy-Mingas, o jurista afirma que o lesado tem os seus direitos violados segundo a constituição da republica.

“Eu acho que na pessoa que acabamos de ouvir foi violado o seu direito, que naqual não pode ser retirado o seu terreno, porque ele já pôs  alguns bens dele no terreno”, esclareceu o jurista.

Por outro lado o jurista Reis Bulundango disse que a lei é clara, os funcionários públicos não devem pautar por práticas ilegais.

“A falta de seriedade por parte da Administração pública do Namibe e um pouco dos órgãos de justiça na província”, manifestou.

Os Professores Universatários em Angola prometem sair as ruas nos próximos dias para exigir melhores condições salariais. vamos acomapanhar a reportagem da voz da América.
“Os salários miseraveis praticados no ensino superior, a falta de Infra-estruturas condignas que inclui labaratórios e bibliotecas”, disse o Eduardo Pedro Alberto, Líder do sindicato dos professores Universatários angolanos.

“Nós além dos salários, tínhamos subsídios e neste momento cortaram todos os subsídios”, manifestou o Académico Carlino Jassala.

Pessoas especiais vs gravidez precoce foi o tema debatido no programa “Mãos que Falam” no Namibe Fala Verdade. Durante o debate Raul Afonso Cassueca, licenciado em direito afirmou que a sociedade deve pautar pelos bons princípios para se evitar a gravidez na adolescência.

“Nós estamos numa sociedade machista e muitas vezes ao abordar a cerca da gravidez precoce a culpa acaba sempre recaindo para o lado feminino, sendo a maior vítima da gravidez precoce. Devemos sempre pautar pelos bons princípios sociais para que não possamos incorrer nessas práticas porque hoje o mundo esta realmente desenvolvido e existem muitos mecanismos que poderão prevenir a gravidez precoce. Temos a própria educação religiosa, a educação familiar e também várias outras cituações que podem acautelar para que as pessoas não possam incorrer a práticas do sexo antes do tempo determinado”, disse.

Para Vidêncio Bandula, palestrante, afirmou que a falta de diálogo e as más companhias estão na base do índice elevado da gravidez precoce na sociedade.

“A falta de conversa dentro de casa, segundo lugar é a questão das más companhas porque isto influência.As más companhias corrompem as virtudes dos bons, depois a fase da adolescência e a fase das descobertas, onde algumas meninas querem experimentar tudo, mas de uma maneira imperfeita e outra coisa é a questão da corrupção.
por vezes muitas meninas que crescem com um corpo atraente, são coagidas a se prostituírem”. disse.

O governo Angolano renovou o contrato com os gestores do Parque Nacional do Iona.

Encontro entre os membros do Governo do Namibe e os representantes do Africans-Parques

Parque Nacional do Iona reafirma parceria com o African Parkes. O acto teve lugar nesta terça-feira 5 de outubro de 2021 na sala de reuniões do governo provincial do Namibe, onde às portas fechadas foram abordadas diversos temas relacionados a gestão do parque Nacional do Iona. Charles Wells, director operacional do Arican Parques disse que o objectivo da parceria é de melhorar o sistema ecológico do país.

“Queremos restaurar o sistema ecológico do País, em muitos destes projectos associados a Africans-Parques”, disse.

Já Albertina Nzuzi, directora geral do Instituto de Biodiversidade e Conservação do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente afirmou que a parceria com o African Parks representa uma mais valia para o País.

“Significa mais uma valia, porque os nossos parques nacionais até aqui, desde que foram criadas devido a sua dimensão, não mereceram uma gestão”, esclareceu.

Sango de Sá, Administrador do Parque Nacional do Iona,disse que a parceria tem ajudado a ultrapassar as dificuldades que o parque tem enfrentado.

“O parque nacional do Yona, digamos que neste momento melhorou do que vivíamos a dois anos”,esclareceu.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This