NFV FORA D` HORAS 10-10-2021

10.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE DOMINGO 10-10-2021

1-António Henrique Ngulawa, docente disse ser preocupante a falta de competência Linguística dos estudantes no Namibe.

2-Delegado do Ministério do Interior no Namibe apela maior diálogo entre os membros da sociedade civil no Namibe.

3-Jurista Reis Mbulandango, diz ser obrigação do Estado criar condições antes de ceder terrenos as Camunidades.

4-Médico Naturopata no Namibe aconselha as famílias a mudarem o estilo de vida por causa, do aumento de casos de impotência sexual.

Nós somos à rádio NFV edição de Domingo 10 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Cavaya.

António Henrique Ngulawa, docente Universatário e radialista

António Henrique Ngulawa, docente Universatário e radialista disse ser preocupante a falta de competência Linguistica por parte dos jovens que ingressam a universidade do Namibe. O académico fez estas declarações neste Domingo, 10 de Outubro de 2021, durante o programa Namibe Fala Só,”Espaço dedicado aos Linguistas”, no Namibe Fala Verdade.

” Realmente a situação é preocupante e porque temos vindo a ver que para além da escrita, da oralidade temos a questão da interpretação que é mais grave, nós temos muitas dificuldades de interpretação e a questão da interpretação é ensaiada no ensino de primário. Aqueles pequenos textos que os professores dão aos alunos para ler e interpretar ajudam também, o aluno amanhã enquanto adulto a interpretar grandes fenómenos”, manifestou.

O Delegado do Ministério do Interior no Namibe o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” apelou maior diálogo entre os membros da sociedade civil no Namibe. O delegado teceu estas considerações na passada terça-feira 5 de Outubro de 2021 durante a sua visita ao Gabinete de imprensa privada.

Durante a visita ao gabinete de imprensa privada

“Muitas vezes somos confrontados, com os telefonemas do populares que dizem estar altamente aborrecidos, porque todas a semanas são realizadas actividades cívicas, temos muitos espaços, temos estádios, temos parques, temos áreas de lazer, que poderiam ser escolhidos para juventude se concentrar, dialogar  e debater  e não ocuparem as vias públicas”, disse.

O Jurista Reis Bulandango, diz ser obrigação do Governo, criar condições antes de ceder terrenos as Camunidades. Exemplo disso é caso de alguns bairros periféricos da cidade do Namibe e das duas centralidades que foram erguidas sem os serviços sociais básicos.

Reis Bulandango, Jurista

“Isso não é só uma febre a nível provincial, mas também a nível nacional, é que normalmente o governo não tem reuniões de auscultação, porque cria-se bairros sem as condições básicas, cria-se centralidades sem as condições básicas, normalmente quando está a se fazer uma centralidade tem que se fazer o mapeamento onde é que vai ficar uma unidade policial que consegue dar conta da centralidade no geral, tem que estar num sítio estratégico e os serviços de proteção e bombeiros também tem que estar num local estratégico, o hóspital, as escolas, isso tudo, como se não fosse também as igrejas que são parceiros sociais do Estado que do ponto de vista contribuem para a moral e cívica do cidadão, mas não acontece nas nossas centralidades, não temos igrejas, mercados, hospitais, temos apenas um posto que não consegue atender a demanda da própria centralidade, não temos uma unidade policial nem de serviços de bombeiros, e nós estamos a ver que isso é uma constante”, lamentou.

Lembrar que o jurista fez estes pronuciamentos no programa Mwangolê Fala Verdade.

Manuel Boano Bacia, Médico Naturopata aconselha as famílias angolanas a mudarem o estilo de vida por causa do aumento de casos de impotência sexual na província do Namibe.

Manuel Boano Bacia, Médico Naturopata

“Mensalmente posso atender vinte pessoas, todas ela apresentando queixa do problema de impotencia sexual. Neste caso está como causa generalizada , o abuso de algunas medicamentos que provoca baixo nível, mas se a causa for mesmo orgánica nós temos a solução de resolver tal problema”, esclareceu.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This