NFV FORA D` HORAS 13-10-2021

13.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) QUARTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO DE 2021

1-Mais de cinco mil pessoas vivem com HV/SIDA no Namibe.

2-SIC no Namibe deteve seis cidadãos acusados de vandalização de campas no cimitério Municipal do Namibe.

3- Sociedade cívil no Namibe reage a visita surpresa do delegado do Namibe ao Gabinete de imprensa privada.

4-Enfermeiros na localidade do Mussuco na Lunda Norte, há três anos e nove meses sem salários.

Somos à rádio NFV edição de quarta-feira 13 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e Apresentação Fonseca Tchingui.

Mais de cinco mil pessoas vivem com HV/SIDA na província do Namibe. O facto foi revelado nesta terça-feira 12 de Outubro de 2021, à rádio pública local pelo António Coelho, coordenador da rede Angolana “ANASU”.

“Estamos a falar de uma província que tem um ponto 9, do ponto de vista de taxa de prevalência, aqui na província do Namibe temos cerca de 5 mil pessoas vivendo com HIV/SIDA”, esclareceu.

Por outro lado António Coelho, disse que a realidade do Namibe não difere das outras províncias do País.

“O Namibe tal como outras provincia, tem vários problemas, tem problemas de medicamentos portantos os anti-retrovirais são limitados”, disse.

António Coelho, disse ainda que em alusão a data do dia Mundial da SIDA muitas actividades estão previstas para resgatar o elevado índice desta doença.

“Como estamos entrar no âmbito das jornadas em alusivo ao dia mundial da SIDA, a nossa mensagem é de resgatar o funcionamento da comissão provincial de luta contra as grandes endemias no Namibe porque os números não mentem”, disse.

Os Serviços de Investigação Criminal no Namibe detiveram 6 cidadãos um dos quais menor de 14 anos de idade acusados de vandalização de campas no cimitério Municipal do Namibe. A informação foi prestada nesta terça-feira 12 de Outubro de 2021 a Imprensa pelo José Lolina, Porta-voz dos serviços de Investigação Criminal do Namibe.

“Detivemos seis cidadãos, um dos quais menor de 14 anos de idade, tratava-se de três cidadãos que na calada da noite faziam-se no interior do referido cemitério, eles quebravam cadeiados jazigo onde encontravam urnas”, esclareceu.

A Sociedade cívil no Namibe reage a visita surpresa do delegado do Namibe do Interior ao Gabinete de imprensa privada. Na habitual análise dos factos que marcaram a semana finda, no espaço Namibe em sete dias Florindo Cinco Reis, Filósofo disse que a visita do delegado é bem vinda.

Durante a visita do delegado ao gabinete de imprensa privada

“Isso significa que a VOA e o NFV, estão a ganhar seus espaços aqui na cidade de Moçâmedes, concretamente na província do Namibe, até porque a principio quando o Namibe Fala Verdade iniciou nem todo mundo olhava com bons olhos, e disse bem o comandante Limão “é a partir do Namibe Fala Verdade que muitas as denuncias são feitas e o governo vai tomando certas posições”, dizer que é de louvar, agradecemos o trabalho feito cá no Namibe Fala Verdade”.

Para Daniel Tchimbwa, valoriza a inicitiva do comissário Alberto Sebastião Mendes ” Limão” ao interagir com os jornalistas.

“O comandante provincial esteve bem, até porque isso vai provocar ainda mais segurança e isso inspira em certa medida uma confiança e nós já podemos sentir que é um espaço seguro, aqui não estamos para criar partidos nem para falar mal de ninguém, simplesmente estamos aqui para exprimir as nossas opiniões e o comandante também veio aqui e deu a sua opinião como servidor publico, e por isso dou-lhe nota 10”, frisou.

Fernando Cassinda, diz ser uma iniciativa louvável.”Afirmamos que é uma boa iniciativa do comandante provincial por fazer uma visita nas rádios privadas, estamos a falar do exercício também de cidadania, nós acompanhamos a sua visita, as suas intervenções sobre o facto de informar com verdade acho que esse é o exercício mais importante”, disse.

Os Enfermeiros na localidade do Mussuco no Município do Cuango província da Lunda Norte estão há três anos e nove meses sem salários. vamos acompanhar a reportagem da voz da América na voz do jornalista Fernando Caitano.

“Eu trabalho sozinho na pediatria, consultas internas tudo eu que faço. Graças a mulher que as vezes vai a lavra e trás alguma coisa para comer”, manifestou Cassule Alberto, chefe do posto de saúde do Mussuco.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas do liberta, estamos juntos, Apoio NED e OSISA!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This