NFV FORA D` HORAS 23-10-2021

24.10.2021
NFV edição de sábado 23 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresenta às notícias Fonseca Tchingui.
1- Enoque Livulo, Psicológo defende a implementação das Línguas locais no processo de ensino em função do público alvo.
2- Presidente da República João Lourenço, não apresentou estratégias de combate a fome e a pobreza no País, diz Oseias Caxinde, docente e membro da sociedade civil no Namibe.
3-Impunidade nos crimes de roubo de Gado, autoctones fazem justiça por mãos próprias.
4- Bakongos não deixam perder sangue, irmãs de Francisco Afonso Rogas, “Chico Mulato”, Antigo Brigadista do Comandante Dangereux procuram pela sobrinha “Chica Mulata” filha de Sandra Tchokombola, nascida na década de 80.
5-Roubo e furto se motas em alta no Namibe, meliantes no assalto empregam mão armada contra kupapatas.
Enoque Livulo, Psicológo defende a implementação das Línguas locais no processo de ensino em função do público alvo.
” Os planos devem gisados, elaborados a olhar para o grupo alvo, a olhar para grupo de implementação, é como estivessomos numa casa ao preparar a refeição temos que olhar para quem vai se beneficiar-se dela”, disse.
Presidente da República João Lourenço, não apresentou estratégias de combate a fome e a pobreza no País, diz Oseias Caxinde, docente e membro da sociedade civil no Namibe.

Oseias Caxinde, docente e membro da sociedade civil no Namibe

” O presidente João Lourenço no seu discurso a Nação fala da pobreza e da miséria mas, não nos trás a ideia de como será resolvido este problema da pobreza e quais são os mecanismos fulcrais envolventes para o combater a pobreza. Por outra, traz-nos uma proposta de lei de redução do IVA a 5%, que vai entrar para Assembleia Geral.

A nossa produção interna em Angola, é muito débil. Temos uma agricultura de graças a Deus e se o São Pedro não abrir as torneiras a partir dos céus, não vai cair chuva, nós estamos a dizer que existe fome em Angola. Não podemos ter uma agricultura dependente da acção divina. Temos que acabar com estas situações, ter um investimento muito forte no sector agrário e temos a Covid-19, como Bode expiatório,” declarou.
Impunidade nos crimes de roubo de Gado, autoctones fazem justiça por mãos próprias. Adriano Sebastião Muandjetapo, Criador de gado no Município do Virei província do Namibe, diz ser vitima de roubo de gado e por conta disso manifesta-se insatisfeito com as medidas que têm sido tomadas pelos órgãos de justiça na província.

Foto de arquivo

“Estamos chateados mesmo na verdade, os animais o boi é que é o nosso Pai e nossa Mãe, fome que esta matar pessoas, as pessoas estão a comer nos animais, nós mucubais não temos banco, o nosso banco é nos bois, é os cabritos que estão a nos roubar. O nosso sentimento agora quando você apanha gatuno lhe bate, ou você vai lhe matar mesmo lá e ir nas autoridades vai vir mais, ainda não matamos. onde nós tiramos a prova é no caso do senhor Bahukaco, que foi roubado o seu carneiro, quando levou os gatunos no “SIC” Namibe dia seguintes os mesmos foram soltos”, reagiu.

Bakongos não deixam perder sangue, irmãs de Francisco Afonso Rogas, “Chico Mulato”, Antigo Brigadista do Comandante Dangereux procuram pela sobrinha “Chica Mulata” filha de Sandra Tchokombola, nascida na década de 80. As irmãs de Francisco Afonso Rogas, mais conhecido por Chico Mulato, Antigo Brigadista do Comandante Dangereux no Namibe, natural do Município de Quimbele província do Uige, estão a procura da sua sobrinha de nome Chica Mulata, filha de Sandra Tchokombola, nascida na década de 80 no Namibe.
Gabriel Afonso avó “Nós procuramos da minha neta, filha de Sandra Tchocombola, fruto de uma relação com o meu sobrinho de nome Francisco Afonso Rogas. Tudo começou quando o meu sobrinho na altura professor engravidou sua aluna e por esse facto, foi levado a prisão. Mas tarde os familiares fizeram de tudo para sua soltura e ida para a capital do país e desde então, nunca tivemos informação sobre a nossa a ninha Neta”.
Beleza Afonso, tia a minha mãe maria Icula afirma que não quer morrer sem conhecer a sua neta, pois é a única menina do seu falecido filho. Nós somos da origem bacongo nunca abandona o nosso sangue e és uma filha de grande história e sempre procuramos por ti, mas só agora conseguimos alguns contactos para encontrar você”, disse.
Adelina Afonso, tia, “para quem nos estiver a ver ou a ouvir, pedimos que entre em contacto connosco e se a dona Sandra estiver a nos ouvir que seja honeste porque nós queremos conhecer a nossa filha. Não há nenhuma mulher que faz filho sem ter envolvimento com um homem”, afirmou.
Roubo e furto de motas em alta no Namibe, meliantes no assalto empregam mão armada contra kupapatas. Malamba Miranda, mototáxista no Namibe foi vítima de assalto a mão armada nesta terça-feira, 19 de Outubro, quando exercia a sua actividade.

Malamba Miranda, Vítima

Deparei-me com jovem nas imediações do triangulo que se fazia passar por professor estava identificado de uma bata e um passe. Naqual madou-me parar como eu faço o serviço de mototáxi e pediu que lhe levasse nas imediações do bairro Saidy Mingas II, daí lhe levei para lá, assim que parei no local onde ele indicou-me só assustei o homem puxou uma faca na pasta que andava com ele, daí colocou-me no pescosso, fui lutando com ele para poder se livrar da mão que estava apertar-me no pescosso depois apareceu um homem com uma arma e disse que não se mexe se ti mexer vou te matar, levaram a moto de marca TVS nova de cor vermelha matricula LD-01-78 “, lamentou Malamba Miranda mototáxista.

Severino Balundo José, Motoqueiro no Namibe explica que foi desferido um golpe na cabeça por miliantes que tentaram assaltar a sua Motorizada

Severino Mbalundo José, Vítima

“Agora os jovens que sairam na província da Huíla, é que estão a roubar as motorizadas, por exemplo eu na quinta-feira, 14 de Outubro de 2021, me encontrei com três jovens e me agrediram na cabeça com um ferro na cabeça queriam levar moto a polícia tem que trabalhar. Eles agora trabalham com as moças, eu levei uma moça, no destino onde levei a moça encontrei três jovens que me agrediram”, esclareceu.

 

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This