NFV FORA D` HORAS 27-10-2021

27.10.2021

NFV NOTICIÁRIO DE QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 202.

1- Guarda das salinas Sal do sol no Namibe agride cidadão de mente a paulada confundindo-o de ladrão até a morte.

2-Sociedade civil no Namibe critica os pronunciamentos do PR João Lourenço durante a tomada de posse de Isaias Samakuva, no conselho da república.

3-Estudantes da Universidade do Namibe denunciam nepotismo e tráfigo de influência.

4- É preciso melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, diz estudante de Psicologia das Organizações.

5-Polícia Nacional no Namibe desencoraja cidadãos a fazer justiça por mãos próprias.

Rádio On-line NFV, edição de Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, Fonseca Tchingui editou e apresentação a cargo de Madalena Tchicuendje, com Apoio da NED e OSISA!

O guarda das salinas “Sal do sol” no Namibe agridiu cidadão de mente a paulada confundindo-o de ladrão até a morte. Os factos ocorreram na noite desta terça-feira, 26 de Outubro, segundo José Lolina, Porta-voz dos Serviços de Investigação Criminal do Namibe.

“Um críme praticado por um cidadão solteiro, de 41 anos de idade este é natural da província de Benguela, residente no bairro Valódia, no Namibe, dizer que foi vítima o nacional Armando Calungo, solteiro de 55 anos de idade, este é camponês, antes da sua morte residia no bairro Cabomgue, os factos tiveram início na noite do dia 26 de Outubro, terça-feira. A vítima encontrava-se a descansar com a sua esposa este acordou segundo dados ele sofria de pertobuações mentais, o guarda o agrediu fisicamente em várias partes do corpo”, escaleceu.

Joaquina Catumbo, esposa do malogrado, Armando Calungo, explica que o seu marido saiu de casa sem ter dispedido.

“Chamo-me Joaquina Catumbo, o meu marido chama-se Armando Calungo, ele só saiu de casa não despediu, saiu quando fui ver na porta estava aberta, eu sai de lá, a vizinha disse vai só ainda descansar em casa, não dormi”, disse.

Os membros da sociedade civil no Namibe criticam os pronunciamentos do PR João Lourenço, durante a tomada de posse de Isaias Samakuva a membro do conselho da república, depois da sentença do Tribunal Constitucional que tirou na lideraça do partido do galo negro Adalberto Costa Junior.

membros da sociedade civil no Namibe

Cesar Carlos, activista civico no Namibe disse que os pronunciamentos do Presidente da república, João Lourenço, visam simplesmente dividir a UNITA e causar mau estar no partido o que não deve ser permitido.
“Não podemos admitir que presidente de um outro partido crie instabilidade a um outro partido que não tem nada haver com ele”, disse.

Para Justino Jamba, igualmente activista, adverte o Presidente Isaia Samakuva, para não se deixar levar pelas manobras do partido no poder.

“O presidente da república, tem medo de ACJ, ele vê a fraquesa de Isaias Samakuva, ele quer sim usar Samakuva, contra a UNITA, nós estamos atentos com Samakuva e ele não pode brincar atoa”, disse.

Firmino Geraldo Bunga, Outuro activista, acredita que com o congresso da UNITA remarcado para o dia 4 de Dezembro vai reconduzir Adalberto Costa Júnior na liderança da UNITA e diz que João Lourenço provou a todos angolanos que aposta na instabilidade da UNITA para sentir-se mais avontade nas eleições de 2022.
“O presidente da república, tudo mostra que ele quer destruir a UNITA”, afirmou.

Os Estudantes da Universidade do Namibe denunciam actos de nepotismo e tráfigo de influência, na seleção dos candidatos que ingressam naquela Universidade.

Numa nota enviada a redação do NFV, os estudante denunciam os constantes abusos que a Universidade do Namibe, em particular a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades têm feito contra os candidatos pobres e sem influências.

Universidade do Namibe

Tem se dito que a província do Namibe é pequena e todos se conhecem, pois, tem candidatos que não foram admitidos mas estão a fazer matrículas mesmo sem se inscrever nas 2ª chamada, muitos de boca aberta ainda dizem: “não foi preciso Eu fazer a prova de Língua Portuguesa, mas já entrei, outros nem na lista da 1ª chamada estavam mas estão aparecer na 2ª chamada, dizendo mesmo que só estou aqui para cumprir formalidades minha vaga já está.
Por outro lado nós que não temos ninguém aí como fica? É assim que querem qualidade de ensino? Melhorar o que está bem e corrigir o que está mal é assim?

O combate a Corrupção é no qual sentido, será que é só nos Peculato Lussatizados?
Senhor Deputado Sampaio Muncada e o Namibe – Fala Verdade ajudem-nos a denunciar esses males que sempre prejudicam os que não têm os ditos “Padrinhos na Cozinha”. fim de citação.

O NFV, procurou ouvir a direcação da Universidade do Namibe sem sucesso.

É preciso melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, diz estudante de Psicologia das Organizações. Esta afirmação foi feita nesta terça-feira, 26 de Outubro por Zacárias Chivinga, estudante de psicologia das organizações durante o debate no espaço “mãos que falam” que abordou a temática das causas e consequências dos erros médicos. A falta de condições de trabalho para os profissionais de saúde, contribui nos erros médicos, disse o estudante.

“Eu penso que o erro médico é todo acto que visa acusar danos ao paciente, há vários factores que contribuem no erro médico, a qualidade de vida dos profissionais, a demanda populacional, as candições de trabalho tudo isso, esta na base dos erros médicos”,frisou.

Ester Culembe, Estudante de Comunicação social no Namibe, afirma que o que está na base dos erros médicos é a pouca qualidade por parte dos profissionais da saúde.

“As causas são várias, háa médicos que exercem esta actividade, não por amor a camisola, mas sim porque no final de cada mês ganham alguma coisa”, disse.

A Polícia Nacional no Namibe desencoraja os cidadãos que decalaram fazer justiça por mãos próprias. A informação foi prestada nesta terça-feira, 26 de Outubro por Ernesto Calianguila, Porta-Voz do Comanado provincial da polícia nacional, a margem da apresentação dos resultados da operação polícial 45 graus, em curso na província.

Ernesto Calianguila, Porta-Voz do Comanado provincial da polícia nacional no Namibe

“Queremos chamar a atenção sob um facto que está a decorrer anivel da nossa cidade ,por quanto circula em uma rede social um audio de um cidadão supostamente vitima de um roubo de motorizada e que incita a pratica da justica pelas proprias mãos,oque é bastante grave e é preciso perceber que com esta pratica ou comportamento está a se cometer um outro crime,que na pior pode ser um homicidio voluntario ou ofensa grave a integridade fisíca, em que o cidadão ou o protagonista pode ser indiciado ou responsabilizado. E os nossos serviços especializados estão atrabalhar para a identificação deste individuo de modo a aconselha-lo por quanto esta atitude não é a ideal ,o País tem leís e instituições que incumbem a realização da justiça em Angola”, apelou.

NFV Ponto final, muito obrigada, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This