VAGA DE ROUBO DE MOTORIZADAS NO NAMIBE FOI DEBATIDO NO MWANGOLÊ AS QUARTAS-FEIRAS(27.10.2021)

01.11.2021

VAGA DE ROUBO DE MOTORIZADAS NO NAMIBE FOI DEBATIDO NO MWANGOLÊ AS QUARTAS-FEIRAS(27.10.2021).

Por: Paulo Fernando

Severiano Mbalundo José, moto taxista ha 20 anos

Severiano Mbalundo José, moto taxista ha 20 anos: “fui atacado por três meliantes, no dia 14, que queriam me tirar a mota, por isso é que eu digo que agora aqui no Namibe está mal porque os nossos vizinhos da Huíla estão a vir de lá sem motas, mas ao regresso querem levar motas, e essas motas são mesmo de roubos.

O gatuno vem para roubar e para matar e nos últimos dias a sua tendência tem sido mesmo de matar, e ja mataram no Namibe 3 colegas motoraxistas, depois lhes tiraram as motas e fugiram para Lubango, dissr.

“Eu estou aqui com fridas na cabeça e o braço direito a doer, quase que me matariam, mas graças a Deus não conseguiram me matar nem levar a mota”, contou-nos.

Wilson Benguela Cavale mototaxista ha cinco anos foi igualmente atacado, no passado dia 22 de Outubro de 2021 e os meliantes levaram a sua mota de marca Apolo.

Wilson Benguela Cavale, mototaxista ha cinco anos

“No dia 22 pelas 19 horas encontrei um individuo uniformizado com bata de estudante do puniv, liceu weliwítschia mirabílis, eu sem o sentimento de desconfiança levei o indiciduo segundo o seu pedido. Posto local afinal era membro da rede de roubo, tentou-me esfaquear no pescoço duas tentativas de facas e eu fui me defendendo, uabdo menos esoerava, por trás de mim vinha um outro individuo da mesms equipa armado, manipulou a arma contra mim, infelizmente não consegui mais fazer nada ao não ser obedecer e ceder o roubo da mota”, disse agradecendo por lhe terem deixado con vida.

“Apesar das queixas as autoridades naquela hora, até aqui não consegui recuperar a mota”, disse.

Malamba Miranda, mototaxista

Malamba Miranda outro mototaxista: “na verdade eu exerço a actividade de moto táxi ha 6 meses. No dia 19, terça-feira, as 18 horas, nas mediações do triangulo, perto da rotunda do Kassandji, encontrei um homem uniformizado a professor, fazebdo uso de um passe e, engravatado, e mandou-me parar pedindo que eu lhe levasse até as mediações do Say Dimingas II e o levei. Posto lá assustei porque o homem puxou pela faca e dai eu peguei na mão dele e ficamos a lutar para lhe tirar a faca na mão que estava ao meu pescoço e durante a nossa luta, seguidamente apareceu outro idividuo com uma arma, mascarado de capuxo na cabeça e face com um casaco, manipulouva arma disse para que eu largasse a mota se não me taria, eu imputente eles levaram a mota”, acrescentou.

Para Wilson Cavale: “infelizmente as características do individuo que me assaltou são as mesmas do que roubou a mota do Malamba Miranda e o mais grave com o mesmo modus operandi e mesma arma”, esclareceu

Para o Severiano Mbalundo José, “eu estou a exercer esse trabalho já há 20 anos, naquela altura ,em que o senhor Armando Chicoca eravDelegso Regional da Amotrang havia organização na província e a policia estava mesmo a acompanhar bem a nossa actividade, mas agora a gatunagem se multiplicou muito, o Namibe de anos atrás não é o mesmo que dos anos actuais, por isso é que a policia tem que trabalhar muito para que o Namibe fica mais calmo e nas situações que vivíamos antigamente”, afirmou.

Questionado “esses jovens que estão a atormentar o Namibe usando facas, ferros, armas de fogo, estão a vir de onde?”, respondeu: “esses jovens todos são mesmo da Matala, Chibia, aquelas áreas mesmo do Lubango, eles é que estão a vir assaltar as pessoas porque hoje em dia aqui no Namibe você encontra uma obra que não habita ninguém, mas lá dentro tem algumas pessoas a viver lá, essas obras também estão a conservar muitos gatunos”.

Wilson Cavale, moto taxista, questionado se a mota lhe pertencia: “a mota não é minha, é de alguém e a ideia era para poder ajudar um ao outro e assim infelizmente o dono também está chocado, a ideia é de procurar mecanismos de repor a mota, e até por sinal essa é a segunda mota que lhe foi roubada, na sei o que fazer para repor esse meio porque não tenho condições para tal”, respondeu, “eu sou estudante e infelizmente nesse momento estou parado sem comida em casa e está difícil, nao tenho até forças para poder sair de casa e conseguir fazer alguma coisa para sair de casa, até aqui ainda estou mesmo no chão, só Deus sabe”, acrescentou.

Aqui no Namibe há muitos sítios onde vendem motas, desfeitas e suas peças, mas são todas roubadas, é urgente que se desmantele esses locais?

Wilson Cavale, moto taxista: “sim, e tem que ser breve, está a prejudicar as famílias, nós precisamos que a policia faça a sua parte, eu gostaria que houvesse uma coordenação a policia tem um método especifico para esses trabalhos, mas o que acontece quando nós prestamos queixas encontramos situações que as vezes você próprio fica com duvidas, como é que você vai a uma esquadra prestar queixas e quando voltas não há nenhuma informação, eu acho que esse lado é muito complicado”, respondeu.

Para Severiano Mbalundo José, moto taxista: “o que eu desejo é que a policia tem que trabalhar muito mesmo porque quando a policia mete a farda chama atenção as pessoas, e se eles andarem de civil é possível que eles serão apanhados porque o Namibe é uma província pequena e muito calma que qualquer hora que quiseres sair não tinha perigo algum, mas agora não, 19h mesmo a pessoa já fica ameaçado”, afirmou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This