Vandalização de campas no cemitério Municipal do Namibe entristece cidadãos Namibenses

11.11.2021

Vandalização de campas no cemitério Municipal do Namibe entristece cidadãos Namibenses

Por: Luísa Gomes

Estamos neste momento no cemitério municipal do Namibe, onde depois de quase dois anos fechados para as visitas aos entrequeridos em função da pandemia do covid-19, hoje 02 de Novembro de 2021,os portões novamente se abriram para receber a visita daqueles que com tristeza e dor, foram visitar os seus familiares que á muito partiram. E na altura da nossa reportagem as nossas camaras captaram as imagens de familiares e amigos a varrerem e até mesmo a limparem as campas dos seus entrequeridos que aqui descansam. Mas oque chamou a nossa atenção, foi o facto de haver muitas campas e jazigos vandalizados, como é o caso da campa do senhor Raul Radch júnior, o primeiro presidente da Camara municipal do Namibe, que segundo a história morreu em defesa dos interesses da comunidade negra do Namibe, que também não foi poupada e perdeu as letras feitas em bronze que serviam de identificação.

Teresa Batista, Professora no Namibe

Teresa Batista Professora, durante a visita na campa dos seus familiares, (pai, mãe e irmão) mostrou o seu descontentamento com a situação de vandalização encontrada no cemitério municipal.

“Era preciso que realmente os amigos do alheio começassem ater um bocadinho mais de respeito por quem está aqui é uma profanação o que t´´em feito, isso é crime estas pessoas deviam levar penas muito pesadas porque á que respeitar quem já se foi”, disse.

O pároco Bastos Marcolino Málanga, da igreja nossa Senhora de Fátima do forte Santa Rita que também esteve presente no cemitério municipal, disse que é uma data importante para os cristãos e convidou as autoridades a protegerem o cemitério dos malfeitores, sendo que o mesmo é um lugar de paz e descanso para aqueles que já partiram.

“Esta é uma data importantíssima para o mundo cristão e representa que os nossos entrequeridos aqueles que partiram para a casa do pai não desapareceram. A igreja defende a vida e olhando para a situação da pandemia da covid-19 que estamos a viver, então sendo a igreja a protetora da vida, então celebramos as missas dentro das igrejas e só viemos para aqui rezar diante das campas e não realizamos as missas dentro dos cemitérios”, esclareceu.

Um facto que não passou despercebido as nossas lentes, foi quando mesmo momento registarmos a chegada de um óbito, que por sinal, era de Manuel Mahov, antigo jornalista que também deu o seu contributo para o jornalismo local.

O secretário provincial  do Sindicato dos Jornalistas no Namibe, ali presente, em um gesto de homenagem para um último a Deus a Manuel Mahov, teceu algumas considerações.

Mas a data referida data não foi igualmente triste para todos, como é o caso da dona Bina residente na província da Huíla, que aproveitou a estadia no Namibe, para fazer a venda de flores no cemitério municipal, que não escondeu a sua alegria pela rapidez como as pessoas compravam as flores.

“Graças a Deus, Deus está a me olhar e assim vou conseguir ir alegre no Lubango”, disse.

Em direto do Cemitério municipal do Namibe, com Imagens de Geovani Campo Luísa Gomes despe-se, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This