Archer Mangueira une a família MPLA no Namibe

05.11.2021

Archer Mangueira une a família MPLA no Namibe.

Depois dos seus antecessores presumivelmente terem deixado o MPLA em maus “lençóis”, Archer Mangueira parece ter unido os retalhos da “manta” dos camaradas visando os novos desafios.

Por : Armando Chicoca jornaalista

O partido dos camaradas no Namibe vai certamente nesta sexta-feira, 5 de Novembro, votar em Archer Mangueiraca primeiro Secretario do Mpla, definir estratejas para as eleições de 2022, ja com um outro ambiente e sem medo de errar, o Economista falou politica e consegiu unir a familia “MPLA” que andou doente.

O MPLA no Namibe anda de muletas desde 2017, são vários retalhos, divididos entre quadros e militantes descontentes pelo clima menos bom criados pelos politicos da era da governação de Rui Falcão e de Carlos da Rocha Cruz “Caito”.

Recuando no espaço e no tempo, o MPLA no Namibe só não caiu no fracasso eleitoral de 2017, durante a campanha eleitoral que levou João Lourenço a Presidente da República de Angola, graças a intervenção oportuna e inteligente de Paulo Cassoma, naquela altura, membro do Secretatiado do Bureau Politico do MPLA, que percebendo-se do ambiente menos bom que se vivia no Namibe fez um trabalho de campo, bateu as portas dos quadros desmotivados e miltantes que haviam perdido interesse, reanimando-os para a causa eleitoral a favor do “glorioso” M, como se diz em algumas paragens da bajulação.

Com a nomeação de Rui Luis Falcão Pinto de Andrade (RF) para governador e Secretario do MPLA em Benguela, o seu sucessor Carlos da Rocha Cruz “Caito”, diga-se em abono da verdade que não conseguiu fazer o jogo politico de cintura, muitas ovelhas dispersas, descontentamento, os escândalos dos chamados ” marimbondos” impunes,nenhum deles tinha sido constituido arguido na sua vigência parecia alguém mais comprometido com o mal que um governador servidor do povo.

Por via disso a imagem do MPLA foi decaindo e agravou-se ainda mais com suposta ingratidão propalada pelos professores voluntarios, que serviram gratuitamente ao estado por 5 anos na esperança de entrarem para o funcionalismo público, o que causou ondas de manifestações de protesto dos professores e alunos em todas as quartas-feiras de cada semana nas ruas da cidade capital do Namibe contra Carlosvda Rocha Cruz “Caito” com os dizeres: ” Caito fora! Ingrato fora! Incompetente fora! Causando desconforto a policia que tinha que mobilizar forças todas as quartas-feiras para garantir a protecção dos manifestantes em detrimento de outras prioridades.

A imagem do MPLA e da governação do Namibe ficou de rasto naquela fase. Foi precisamente com a vinda de Archer Mangueira ao Namibe, os Administradores Municipais acusados de “marimbondos”, desvios do erário público por denúncia dos próprios militantes dos camaradas e pelo povo em geral, começaram a serem constituidos arguidos e por seu turno exonerados com o punho do novo inquilino do Palácio e do largo da Revolução, constantemente entregues a justiça.

Com esse gesto que a muito era esperado, mais tarde reforçado também com a vinda ao Namibe do novo procurador titular, Eugênio Sonehã Cassandi, (um dos quadros da PGR comprometido com o bem comum e justiça na provincia, ) propiciou o retorno do ambiente de conforto no Namibe.

Archer Mangueira, primeiro secretário provincial do MPLA

Archer Mangueira, quer como governador quer ainda como líder partidário dos camaradas começa a ganhar pontos dos militantes do MPLA e do povo quando começou andar pelos seus próprios pés, sem mais atados de sugestões de “camaradas” bajuladores, auscultando as comunidades e responder algumas das suas preocupações, também diálogo com os jovens de todos extratos sociais e gizar políticas de proteção das minorias (consultas gratuitas de pessoas com albinismo, mucubais e outros, expansão do programa minha terra)

O processo de auscultação gizado pelo líder do partido dos camaradas nas vestes de governador bem como visitas surpresas as instituições públicas, o desmantelamento do lixo e o diálogo critico e aberto no seio do partido, tudo isso veio salvar o MPLA do fracasso político.

Sabe-se no entanto que no decurso desta XII conferência, uma jornalista de capacidade reconhecida no Namibe, poderá ascender a membro do Comité Provincial do MPLA, da Comissão Executiva e do Secretariado do partido onde, segundo a nossa fonte, vai assumir o cargo de sengundo Secretário Provincial do Namibe do MPLA.

A se confirmar esta pretensão, pela segunda vez o MPLA no Namibe vai ter uma mulher exercendo o cargo de segundo Secretário dos camaradas e conseqüentemente candidata a Deputada a Assembleia Nacional em 2022.

Outra inovação que Archer Mangueira leva para esta conferência é a condução a membro do Comité Provincial todos aqueles jovens e alguns mais velhos influentes nos bairros e comunidades mais populosas. Uma atenção está igualmente virada na questão da representatidade territorial ao nível do órgão decisório do partido.

Neste quesito, embora gostariamos de citar alguns nomes, a prudência acautela-nos a não revelar, mas seguramente que,neste mandato, sobretudo a restruturação política que Archer Mangueira tem vindo a operar no xadrez politico, reflectido de uma avaliação politico-sociologica sobre a popularidade do seu partido, quedtiona-se se oposição Namibe, com a lentidão que lhe é peculiar terá garra para defender o lugar do deputado da oposição obtido nas eleições de 2017.

630 delegados vindos dos 5 Municipios vão votar no único candidato a primeiro Secretário Provincial, Archer Mangueira que concorre sem oposição interna.

Os testes da Covid-19 realizados até ao fim da tarde de quinta-feira, 4 de Novembro nenhum delegado foi acusado positivo.

A conferência vai decorrer no Impala cine nesta sexta-feira,5, apartir das 10 horas e o acto de apresentação do Comité e o executivo eleito vai acontecer sábado,6, pelas 10 horas no Largo da Revolução “defronte a sede dos camaradas”.

Para a nossa colega jornalista, desejamos-lhe boa carreira política.

Expectativas: dificilmente os actuais membros da comissão executiva serão reconduzidos, sobretudo aqueles que cairam nas habituais queixinhas, intriguistas e bajuladores.

Ao actual segundo secretário Sabino Augusto, os militantes do seu partido desejam-te bom regresso nas massas.

A foto é de Archer Mangueira em acto de massas. É pela primeira vez que o economista tecnocrata entra para o dirigismo político partidário e tudo indica nos ultimos dias quevo kota provou, gostou e está a vibrar.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This