O DIA-DIA DOS MOTOTAXISTAS “KUPAPATAS” NO OLHEIRO DO NFV

09.11.2021

O DIA-DIA DOS MOTOTAXISTAS “KUPAPATAS” NO OLHEIRO DO NFV

Por: Luísa Gomes

Motorizadas recuperadas pela policia no Namibe

O dia-dia dos kupapatas nas ruas da cidade capital do Namibe revela-se dificil e um trabalho de risco, mas é nesta actividade que centenas e centenas de jovens e alguns adultos buscam o pão para o sutento das suas familias.-

O NFV,saiu as ruas e na paragem dos Mini-autocarros, encontramos alguns mototaxistas que falam do seu dia-dia.

“Não é facíl,é muito difícel mesmo,ainda mais quando não há salario, você passa o dia todo a correr e correr e sem nada mesmo,a conselho aos meus colegas,quando forem 18h para deixarem de trabalhar,porque isso é um risco mesmo para nós”, disse António Sapalalo.

“Nós devemos trabalhar sim porque é para o nosso sustento,mas eu aconselho aos motoqueros que quando chegar aquelas horas de 19 ou 20 horas,para encostarem as suas motas e ficarem em casa e só trabalhar naquelas horas em que a cidade está em movimento e qualquer coisa que acontecer as vezes um assalto,possa ter alguém para ajudar”, disse Gabriel Ndala

A nossa marcha não findou por aqui, fomos ao bairro dos Eucaliptos e conversamos com alguns membros desta franja.

Além dos acidentes, a actividade de mototaxista é de risco, sobretudo neste momento em que um grupo de delinquentes vindos de outras provincias encontram terreno fertil na cidade do Namibe. A vinte anos de mototaxista conta que ja foi vitima de agressão por delinquentes que queriam apoderar do seu meio.

Malamba Miranda outro mototaxista foi igualmente alvo de ataque de delinquentes a mão armada, no passado dia 19 de Outubro, na cidade capital do Namibe.

Malamba Miranda, mototaxista

“No dia 19 de outubro,encontrei um jovem bem apresenrado com a bata do puniv e me disse para lhe levar nas emediações de cassanje e ali me gravatou e me colocou a faca no pesço”, frisou.

Me agrediram nos bandidos,levei um passageiro na rua do hospital ngola kimbada,disse me leva no colegio pitagora,ai no Chaminé e depois quando chegamos eu disse não vou entrar,ele disse a casa é mesmo já ai bem proxímo e quando parei a moto, senti a faca no pescoço e eu disse qual é o problema?ele disse vás morrer, disse Vitorino Avelino.

Quando menos esperava, o socorro das comunidades travou o delinquente que fazia uso da arma de fogos nos assaltos.O Departamento de ilicitos penais lançou no terreno os seus operativos e as motas roubadas foram recuperadas, segundo disse o subchefe Ernesto Calianguila.

“Nos ultimos dias temos estado no incalço desta quadrilha que se dedica ao furto e roubo de mão armada de motorizada ao nivél da provícia do Namibe e especialmente no municipio de moçamedes e ontem mesmo os especialistas do departamento de investigação dos ilicitos penais detiveram um grupo,que se presume ser o líder da quadrilha,exactamente no momento em que em posse de uma arma de fogo, faziam mais uma vitima das suas acções,recebemos a nóticia fomos ao incalço e foi possivel a detenção destes individos”.

As vitimas agradecem, Malamba Miranda e Victorino Américo, encontraram as suas motas retidas no Departamento de ilicitos penais, ao passo que Wilson Cavala a sua mota ja tinha sido vendida no Huambo por supostos dellinquentes.

Supostos Delinquentes

“Dou graças a Deus a Polícia está mesmo a trabalhar no sentido e estão a nos ajudar muito bem mesmo”.

O Crime não compensa, dizem Aurelio Damião e Antonio Benjamim presumiveis delinquentes confessos.E os mesmos nos esclareceram como é que rubavam as motas a origem da arma.

“Do jeito que estão a ver mesmo,é assim mesmo que acontecia,eu me fazia de aluno e encontrava o outro num sítio e lá encontrava já o outro coma arma”, confessou Aurelio Damião.

Essa arma aqui eu possui de um senhor desconecido do Lubango,
Reportagem NFV, com assinatura de Armando Chicoca , eu sou Luisa Gomes, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This