NFV FORA D` HORAS 9-11-2021

12.11.2021

NFV, NOTICIÁRIO EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 9, DE NOVEMBRO DE 2021.

1-Procurador Titular do Namibe vai ministrar uma palestra sobre o combate a corrupção em alusão ao dia Mundial de luta contra este mal.

2 Agente da Polícia Nacional no Camucuio em contra-mão brigou com um Municipe daquela região.

3-UNITA no Namibe em conferencias Municipais para o XIII Congresso em Dezembro e o MPLA ja elegeu na XII conferencia seus delegados ao VIII conclave tambem a relizar em Dezembro.

4- “Duminthu” festa das comunidades mucubais no segundo dia e os jornalistas ao serviço do NFV testemunharam o sabor da carne da festa.

Rádio On-line NFV, Terça-feira, 9 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Luísa Gomes, técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe, com apoio da Open Society.

“Comemora-se no proximo dia 9 de Dezembro de 2021, o dia internacional de combate a corrupção. A PGR agendou para o dia 19 do mes em curso uma palestra com o tema ” O combante a corrupção”, uma oportunidade para percebermos o quanto andamos nesta luta”.

“Em alusão ao dia Mundial de combate a corrupção, a comemorar-se no próximo dia 9 de Dezembro, a procuradoria geral da República no Namibe agendou uma palestra sob o tema: O combate a corrupção em Angola a ser ministrado pelo Procurador Titular no Namibe Dr. Eugênio Sonehã Cassadi, a ter lugar no dia 19 de Novembro ás 9 horas no auditório da Administração Municipal da capital do Namibe. Para o efeito todos os orgãos de comunicação social,Academicos, distintos membros da sociedade civil e autoridades da Provincia, estão convidados para estar presentes no certame.

Agente da polícia Nacional no Município do Camucuio é acusado de entrar em briga com um cidadão em local do ermo daquela região.António Fernando Tchoela parente do cidadão visado e agora nas cadeias policiais do Municipio da Bibala.
o NFV procurou ouvir a versão do agente da policia no Camucuio envolvido neste caso mas… sem sucesso.

O partido do galo negro está a realizar as conferencias Municipais para eleger delegados a conferencia provincial e esta vai eleger os delegados ao XIII congresso da UNITA a ter lugar em Luanda de 2 á 4 de Dezembro.

“Visando eleger delegados ao XIII Congresso. Madureira José Gomes, Secretário Municipal do Namibe do partido do galo negro destacou a importancia das conferencias a nível dos Municipios.

Victorino Silepo, Secretário Provincial do partido do galo Negro no Namibe disse em conferencia de imprensa a margem da conferencia Municipal que a Conferencia Provincial que vai eleger os delegados ao XIII Congresso da UNITA vai acontecer no proximo dia 13 de Novembro.

Victorino Silepo, Secretário Provincial do partido do galo Negro no Namibe

“A nível do país, a nível da nossa província do Namibe ocorrem as conferências reparatórias para a nível dos municípios para o XIII Congresso da UNITA. Essas conferências que se realizam no dia hoje de no Namibe, visa eleger delegados da conferência provincial para o dia 13 do corrente mês.  A vontade dos homens e mulheres que militam na UNITA vence todas as barreiras impostas pelo tempo. Vitorino Silepo respondeu igualmente a pergunta de um dos jornalistas da imprensa pública sobre o abalo em torno do acórdam do Tribunal Constitucional.

” A UNITA , surgiu em 1961 e hoje estamos em 2021 e ao longo da sua trajetória já passou por momentos difíceis, portanto, a sua história é mesmo altos e baixo momentos. Caminhamos sofrendo derrotas e também conhecendo victórias e é por isso que estamos aqui, do contrário os nossos inimigos não nos teriam hoje aqui. Estamos aqui porque soubemos ao longo da história caminhar com cabeça erguida e os pés assentes.”

Vitorino Silepo, esclareceu ainda que : “Claro que vimos o acórdão 700/2021 que nós consideramos político, que de certa forma anulou o nosso congresso de 2019. Nós entendemos que a luta é extremamente difícil, estamos a lutar contra um grande monstro que é o MPLA, que utiliza tudo e todos quanto são indivíduos que não querem ver este país a trilhar para frente”, sublinhou dizendo que: “Nós teremos o nosso congresso de 02 á 04 de Dezembro de 2021 e estamos assim como membro do partido para a grande festa, portanto, poderemos nesta altura eleger o nosso presidente do partido que poderá nos levar as eleições de 2022”, disse.

“As preparações do XIII congresso estão a decorrer da melhor forma possível, claro que o tempo é bastante curto, mas, com a vontade dos homens e das mulheres da UNITA está tudo a correr da melhor forma possível e temos a certeza que tudo vai decorrer nos prazos estipulado serão escrupulosamente respeitados”, declarou.

“Temos realmente consciência da profundidade que o MPLA pretende para connosco e os militantes e os quadros do partido estão atentos e tudo faremos para que a UNITA até em Dezembro consiga atravessar este período que considero escuro que o partido no poder nos impôs. É uma nuvem escura, mas, passageira. Os quadros têm consciência e tem feito tudo para que partido saia mais forte e preparada para assumir o poder em 2022”, concluiu.

O partido dos camaradas que ja elegeu os delegados ao VIII congresso igualmente a ter lugar em Dezembro, na cidade capital de Angola, em Luanda, foram cha,mados a serrar fileira em torno ao Candidato Natural, João Lourenço. Archer Mangueira eleito para um mandato de mais cinco anos disse por outro lado que o MPLA tem a obrigação de fazer bem pelas vidas das pessoas no Namibe.

“Nenhum namibense pode ser deixado para trás, ninguém é dispensável , todos são indispensaveis e é claro que o trabalho dos novos dirigentes deve ser apoiados de nós se espera que sejamos capazes de largar ainda mais na base do apoio do partido,    em torno da candidatura do camarada presidente João Lourenço”, exortou o político.

A Festa “Duminthu” ou festa de Mikissa ,como é tradicionalmente conhecida nas comunidades mucubais é considerada prévilegio para criadores de gados com barba rija.

Festa “Duminthu” ou festa de Mikissa

“O senhor Bakahaco, é dono da festa, da tradição porque chegamos na nossa área onde viviam os nossos antepassados, fizemos o “Tchifa”,   aquilo que faziam os nossos bisavós, o que se fazia no Namibe é o que nós levantamos. Este Tchifa, antigamente já existia onde está o triibunal do provincial do Namibe, os bisavós de Bahakaco, é o sitio onde viviam no passado”, disse Caçador Mucongo.

Na festa tradicional das comunidades Mucubais há observancia de vários requisitos, um dos quais é que as mulheres nãos lhes é permitida cozinhar carne, os homens tomam conta de tudo, inclusive os bois abartidos por ocasião da festa de Fiko ou simplesmente puberdade. no caso desta festa a jornalista Luisa Gomes conversou com Mbatumissa.
O inédito foi Mbalungalo com um simples joelho ter abatido o grande boi, Duminthu.

NFV Ponto final, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This