NFV FORA D` HORAS 10-11-2021

12.11.2021

NFV, NOTICIÁRIO EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 10, DE NOVEMBRO DE 2021.

1- Comunidades San dizem-se excluidas da campanha de prevenção e combate a covi-19 em Angola.

2-Famílias afectadas pela fome e seca na região sul de Angola recorrem a caroços de mucua para saciar a fome.

3-Igreja é escola para a vida, diz Maria de Fatima.

Rádio NFV edição de quarta-feira, 10 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresenta as notícias Fonseca Tchingui, apoio da Open Society.

As comunidades San na Provincia do Cuando Cubango não estão a beneficiar-se das vacinas e de outros meios de biossegurança contra a covid-19. A informação foi avançada na voz da America segundo disse Batistini da ONG Bakita em conversa com o jornalista Fernando Caetano.

Comunidade San reivindica inclusão nos projectos sociais do estado

Comunidade San reivindica inclusão nos projectos sociais do estado

“Não estão contemplar as menorias étinicas, nenhum San foi vacinado, no meio rural desconhecem tudo que é vancia, a falta de vontade política o governo não quer fazer, só nós é temos estado a visitar as comunidades no interior da província do Cuando Cubango”, disse Batistini da ONG Bakita.

“O estado esta empenhado para acudir as populações com as vacinas, estas vacincas sobre tudo a Johson, Johson, vai nos falicitar a vacinar as popualções das zonas rurais”, disse Franco Mufinda, secretário de Estado para sa´de Pública.

Enquanto isso a sociedade angolana continua a chorar a morte da activista Eunice da Silva falecida numa das aunidades hospitalares de Luanda na passada terça-feira.

Activistas angolanos anunciaram para quinta-feira, 11, uma manifestação em Luanda para assinalar o primeiro aniversário da morte do estudante Inocêncio de Matos, durante um protesto no ano passado. Após a morte depois da manifestação de 11 de Novembro de 2020, as autoridades prometeram uma investigação para apurar responsabilidades, mas nunca mais foi feito qualquer pronunciamento sobre o caso.

Zola Bambe, advogado da família de Inocêncio de Matos, denunciou o que disse ser “uma tentativa das autoridades de arquivar o processo”.

“Não há vontade das instituições ligadas ao processo para se continuar”, disse.

Entretanto, foi anunciado que morreu a activista e rapper Eunice Mofalanga da Silva mais conhecida por Kenia Da Silva Ymortall, que foi brutalmente agredida durante a manifestação do ano passado em que Inocêncio de Matos foi morto.

Rapper Kenya Imortal
Rapper Kenya Imortal

A morte da activista Kenia Ymortall foi anunciada à VOA pelo seu promotor, Leonardo Kossengue, sem mencionar as causas.

“A família está chocada, estamos todos abalados e ainda não queremos fazer questões à família”, disse.

“Infelizmente perdemos a Kenia Ymortall uma menina no Rap feminino bastante promissora”, concluiu.

As Famílias assoladas pela fome e seca na região sul de Angola estão a recorrer ao consumo de frutos silvestres para saciar a fome. Martinho Jamba Nganga, Docente e historiador que revelou a informação durante o debate no Mwangolê Fala Verdade, edição de quarta-feira de 3 de Novembro de 2021 chama a atenção dos governantes para a solução dos problemas que mais prementes dos angolanos.

Martinho Jamba Nganga, Secretário do SINPROF-Namibe

““Eu caracterizo como má governação porque o governo é aquele que ama o seu povo, preocupa-se com as dificuldades que o seu povo atravessa, essa é a realidade do nosso país e nós andamos nas províncias do sul de Angola e infelizmente encontramos pessoas em que muitas vezes passaram noites sem comer nada e a única coisa que eles têm feito é apenas beber água morna. Então, estamos perante a uma má governação”.

Também Secretário do SINPROF-Namibe e defensor dos direitos humanos, “é urgente que o governo importe comida para acudir a população atingidas pela fome em consequencia da seca na região Sul do Angola.

“Eu como angolano me sinto preocupado, porque vejo nessa altura que a única coisa que o governo deveria fazer é a importação de comida, trazer comida, ainda deveria paralisar as obras, pois, o mais sagrado é a comida. Devemos primeiro acudir essa situação, o povo precisa de comida e não de betão, porque ninguém come cimento”.

Outra voz que se opõe a fome dos angolanos no sul de Angola é de Domingos Fingo, Administrador da Associação Construindo Comunidades que afirma: “a situação social no sul de Angola é desastrosa. Aquele membro da sociedade civil longa esperiencia na gestão dos conflitos das comunidades em zonas rurais levanta a questão da paralização do comboio do CFM do Lubango á Jamba Mineira e do entrocamento do Dongo para Tchamutete, zonas ricas em cereais e impedidos na circulação de pessoas e bens com a paralização do comboio ha muito questionada pelos cidadão que percorrem a pé de Tchamutete para a Jamba, num troço de 80 km.

Domingos Fingo, Administrador da Associação Construindo Comunidades

“A região sul de Angola está uma autentica ecatoma, eu só uso este verbo porque na realidade as pessoas  só não conseguem vivenciar o que estão a ocorrer neste momento porque só não conhece a realidade do Estado por isso é que se diz os factos são factos e contra factos não há argumentos, nós temos matérias provatórias que confirmam que a região sul de Angoa está desastrosa eu digo isto porque a seca é um isolamento, a fome que traz a desnutrição severa é outro dos acontecimentos, o que mais me preocupa é que nós temos sim seca, mas não significa que durante um ano consecutivo não há queda de chuva, há sim senhora queda de chuva só que não há o aproveitamento, politicas concretas, aproveitamento racional das aguas fluviométricas e freáticas porque se houvesse esse aproveitamento das águas freáticas e fluviométricas acredito que a população, as comunidades estariam em condições de praticar a agricultura familiar”, disse

Depois da reclamação de uma brigada de vacinação contra a Covid-19 na Comuna da Lucira, o Director do Gabinete da Saude Miguel Pedro Ferreira Corintios garante que a brigada de vacinação para esta Comuna já esta no cronograma da Direcção Municipal do Namibe. Corintios, agradece a inquietação das comunidades da Lucira aquem considerou estar interessada na prevenção da sua saude.”Muito obrigado pela preocupação, a brigada já está no cronograma do Municipio”, disse o director da Saúde no Namibe.

A Igreja é escola para a vida, esta afirmação foi defendida pela Maria de Fátima, durante o debate no espaço “Mãos que Falam”, no Namibe Fala Verdade. é bom sempre opuvir os mais velhos, a igreja também é uma boa escola, por isso que há estes devios”, disse Maria de Fátima.

“A educação dos País, tem aquele pai que, educa o seu filho religiosamente e tem aquele pai que dexia filha andar, devemos dizer que filho não faz isso,

Muito obrigados a todos, a verdade doi mas liberta. Estamos junto!.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This